Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Educadores de Águas Lindas de Goiás apresentam projetos interventivos no Curso Saúde e Segurança na Escola
Início do conteúdo da página
PROJETOS

Educadores de Águas Lindas de Goiás apresentam projetos interventivos no Curso Saúde e Segurança na Escola

Criado: Terça, 17 de Dezembro de 2019, 19h09 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 13h03

Campus Águas Lindas foi sede dos encontros presenciais do curso no município realizado pela Fiocruz e Universidade de Brasília

imagem sem descrição.

No último sábado, 14, ocorreu o Fórum Distrital de Encerramento do Curso Semipresencial Saúde e Segurança na Escola, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde os professores e demais membros da rede de proteção social de Águas Lindas de Goiás apresentaram projetos interventivos com foco na promoção da saúde como alternativa para o enfrentamento à violência na escola.

O Curso Semipresencial Saúde e Segurança na Escola, promovido pela Fiocruz e Universidade de Brasília (UnB) em parceria com o Ministério da Justiça, contou com a participação de educadores do ensino fundamental II e ensino médio, profissionais da saúde, da justiça e segurança pública, da assistência social, entre outros, dos territórios do Distrito Federal (DF) e Águas Lindas de Goiás.

A iniciativa propôs a construção de estratégias de prevenção da violência e do uso indevido de substâncias psicoativas, por meio da construção coletiva de projetos pedagógicos intersetoriais voltados para a redução dos fatores de risco e fortalecimento dos fatores de proteção na escola. A metodologia visou apoiar as respectivas regiões no fomento à integração intersetorial das escolas públicas com as áreas de saúde, segurança pública, assistência social, justiça e outras áreas envolvidas com o desenvolvimento das políticas públicas.

No município de Águas Lindas de Goiás, o curso contou com o apoio do Instituto Federa de Goiás (IFG) para a realização dos encontros presenciais que possibilitaram o aprofundamento de conteúdos, discussão de situações-problemas da comunidade escolar, articulação e fortalecimento da redes de proteção que culminaram na elaboração de projetos interventivos. A professora Maraísa Lessa, apoiadora do projeto no município, afirma que algumas escolas municipais participantes do curso irão incluir projetos de promoção da saúde no Projeto Político Pedagógico da escola em 2020. Além disso, destaca a participação dos servidores, estudantes e terceirizados do IFG que já começaram a execução de um projeto com foco no protagonismo juvenil. “Ficamos muito satisfeitas com a participação e o envolvimento do município. Ter uma escola mais protetora e com o olhar voltado para a singularidade do estudante possibilita a redução da violência no ambiente escolar” conclui.

 

Campus foi sede de encontros no município de Águas Lindas
Campus foi sede de encontros presenciais no município de Águas Lindas

 

Veja mais fotos na página do facebook do Câmpus Águas Lindas. Acompanhe nossas redes sociais. 

 

Setor de Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas

Fim do conteúdo da página