Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > I Seminário Municipal de Saúde e Segurança na Escola é realizado em Águas Lindas de Goiás
EVENTO

Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 12h54 | Última atualização em Quinta, 09 de Abril de 2020, 14h41

Evento que ocorreu nessa quinta-feira, 12, reuniu professores e demais membros da rede de proteção social do município

Mesa de abertura (à esq.): Nara Vieira, coordenadora do curso Semipresencial Saúde e Segurança na Escola (Fiocruz); diretor do IFG Câmpus Águas Lindas, Prof. Dr. Tiago Araujo; secretária municipal de Assistência Social, Aleandra Sousa;  secretário municipal de Educação, Deusimar Macedo Bezerra; secretário municipal de Saúde, Eduardo Rangel; e sargento Gleison (PROERD)
Mesa de abertura (à esq.): Nara Vieira, coordenadora do curso Semipresencial Saúde e Segurança na Escola (Fiocruz); diretor do IFG Câmpus Águas Lindas, Prof. Dr. Tiago Araujo; secretária municipal de Assistência Social, Aleandra Sousa; secretário municipal de Educação, Deusimar Macedo Bezerra; secretário municipal de Saúde, Eduardo Rangel; e sargento Gleison (PROERD)

Ao longo dessa quinta-feira, 12, ocorreu o I Seminário Municipal de Saúde e Segurança na Escola em Águas Lindas de Goiás. O evento é um desdobramento do curso semipresencial Saúde e Segurança na Escola, que foi ofertado de agosto a dezembro de 2019 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e apoio do Ministério da Justiça. Os encontros presenciais do curso no município aconteceram no Instituto Federal de Goiás (IFG) Câmpus Águas Lindas, resultando em 70 concluintes e 12 projetos interventivos de enfrentamento às violências e à prevenção do uso de drogas na escola.

O I Seminário Municipal de Saúde e Segurança na Escola foi sediado na Câmara Municipal e contou com a participação de membros da rede de proteção social. O evento teve início às 9h com apresentação de carimbó das crianças do Centro de Convivência Social, sob a responsabilidade de Edna Fernandes. Participaram da mesa de abertura Nara Vieira, coordenadora do curso Semipresencial Saúde e Segurança na Escola (Fiocruz), o diretor do IFG Câmpus Águas Lindas, Prof. Dr. Tiago Araujo, a secretária municipal de Assistência Social, Aleandra Sousa, o secretário municipal de Educação, Deusimar Macedo Bezerra, o secretário municipal de Saúde, Eduardo Rangel, e o sargento Gleison (PROERD).

A programação deu continuidade com a palestra “Prevenção do uso de drogas em escolas: como construir um contexto de confiança”, com a Profa. Dra. Maria Lizabete Pinheiro.

Conferência “Prevenção do uso de drogas em escolas: como construir um contexto de confiança”, com a Profa. Dra. Maria Lizabete Pinheiro
Palestra “Prevenção do uso de drogas em escolas: como construir um contexto de confiança”, com a Profa. Dra. Maria Lizabete Pinheiro

O período vespertino abriu com apresentação cultural do grupo Singular no Plural, formado por estudantes do curso técnico integrado em Vigilância em Saúde do campus, que apresentaram o espetáculo “Aviso de Morte”, sob a coordenação da professora Karine Rios.

Em seguida houve apresentação dos projetos: “Protagonismo Juvenil: Espaços de Diálogo e Mediação de Conflitos na Escola” (IFG Câmpus Águas Lindas); “Corrente do Bem: fortalecendo a autoestima e os vínculos na escola” (Escola Municipal Domingos Simão de Oliveira); “A Prática Esportiva como Estratégia de Prevenção” (Escola Municipal Antônio de Jesus Leite); “Eu, você e a Escola: integração que transforma” (Escola Municipal Francisca Ferreira); “Resgate dos Jogos e Brincadeiras Antigas como meio de estimulação da autonomia do educando” “Escola Municipal Edinaldo Pereira) e Escola e Família: estreitando vínculos (EM Ednalva Valdevino).

A professora Maraísa Lessa, apoiadora do projeto no município, declara que a ideia de reunir diferentes órgãos de atuação é uma forma de se pensar em conjunto a prevenção ao uso de drogas e promoção da saúde em Águas Lindas. “Agradeço a todos que possibilitaram e apoiaram a realização do curso, que teve elevado número de inscritos… Hoje o nosso maior desafio é garantir condições para a implementação e aperfeiçoamento desses projetos ao longo de 2020”.

Veja mais fotos na página do facebook do Câmpus Águas Lindas do IFG. Acompanhe nossas redes sociais.

Setor de Comunicação Social / Câmpus Águas Lindas