Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG divulga resultados de pesquisa realizada com estudantes

IFG divulga resultados de pesquisa realizada com estudantes

Publicado: Segunda, 22 de Junho de 2020, 16h44 | Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2020, 10h38

IFG pesquisou condições de acesso à web dos estudantes para subsidiar avaliação de ações de ensino, pesquisa e extensão

Cerca de 75% dos estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) possuem computador em casa, 95% tem acesso à internet via smartphone e 70% possuem espaço adequado para estudos em casa. É o que revelou pesquisa interna do IFG, realizada para identificar as condições de acesso à internet dos alunos.

A pesquisa teve 10.414 respostas, perfazendo um alcance de 86,7% do total de cerca de 12 mil alunos matriculados. O levantamento foi realizado majoritariamente pelo Q-Acadêmico, mas os estudantes que não responderam o questionário pelo sistema eletrônico foram contatados por telefone.

“Fizemos um esforço para garantir que todos, incluindo os que supostamente não tinham acesso à internet, pudessem participar”, afirmou a pró-reitora de Ensino, professora Oneida Irigon, lembrando que a participação dos estudantes era voluntária.

Segundo ela, os dados coletados possibilitam a construção de um mapa analítico por modalidades e níveis de ensino, por câmpus e por curso e serão utilizados para o planejamento das ações a serem implementadas pelo IFG.

O levantamento dos dados, aprovado pelo Colégio de Dirigentes, foi coordenado por um Grupo de Trabalho constituído no âmbito da Câmara de Ensino e da Pró-Reitoria de Ensino. O questionário foi estruturado com 11 questões sobre as condições de acesso à internet e às plataformas digitais.

Prevista inicialmente para ser realizada no mês de abril, a pesquisa estendeu-se até dia 19 de junho.

Confira a pesquisa completa em: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1rcRLk7rK4xwhqwLwK79HJInE0vF-tV7RxHcHn2brY5Y/edit#gid=1123425088

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.