Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > PIBIC em Ação

PIBIC em Ação

Publicado: Sexta, 11 de Maio de 2018, 14h28 | Última atualização em Quinta, 02 de Agosto de 2018, 15h26

Alunos participantes do PIBIC realizam mesa-redonda sobre obras clássicas da literatura nacional

No último dia 11, os alunos Emanuely Santos, Rafael Machado e Lucas Nery, orientandos das professoras Ana Clara Medeiros e Karine Rios, apresentaram alguns resultados alcançados no projeto de pesquisa intitulado “Loucura, morte e incomunicabilidade em Machado de Assis”.

A tarde de estudos iniciou-se com uma adaptação teatral da obra “O Alienista”, de Machado de Assis, encenação realizada por alunos do 3º ano do curso de Análises Clínicas, os quais representaram algumas passagens do conto, conferindo tom humorístico à leitura e à interpretação da obra.

Em seguida, iniciou-se a mesa-redonda “Dialógicos possíveis em e a partir de Machado de Assis”. Nessa ocasião, os alunos do PIBIC apresentaram passagens de obras machadianas clássicas, “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, “Dom Casmurro”, “Quincas Borba” e “Esaú e Jacó”; bem como diversos aspectos teóricos sobre essas obras específicas, em uma abordagem dialógica inclusive com o conto encenado.

Ao final, a sessão de perguntas e respostas encerrou e enriqueceu a tarde de estudos, trazendo olhares, conhecimentos e vivências dos demais participantes do evento.

Segundo Sabrina Vilela, aluna do 2º ano do curso de Análises Clínicas, “os alunos demonstraram estar realmente preparados com o PIBIC. Durante a apresentação deles, eu conseguia relacionar vários pontos apresentados nos livros com situações do nosso dia a dia, como, por exemplo: ‘O que leva uma pessoa a ser considerada louca?’ Foi bem enriquecedor para mim, porque me fez apreciar os clássicos de Machado de Assis com um olhar mais apurado”.

Informações do Câmpus Águas Linda/Com colaboração de Karine Rios