Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Membros do NUPEDEA terão artigos publicados em revista internacional
Início do conteúdo da página

Membros do NUPEDEA terão artigos publicados em revista internacional

Publicado: Segunda, 19 de Junho de 2017, 17h16 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2017, 09h17

Os trabalhos serão divulgados em publicação com conceito Qualis A1 em Educação, patamar mais elevado em termos de pesquisa

imagem sem descrição.

A pesquisa no Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Anápolis tem se desenvolvido com um padrão de destaque. Dois artigos escritos por quatro pesquisadores da Instituição receberam nesta segunda-feira, 19, cartas de aceite para publicação na revista Enseñanza de lãs Ciencias (em tradução livre: Ensino de Ciências). Trata-se de uma revista espanhola de Qualis A1 em Educação, o mais alto conceito de qualidade em veículos de divulgação de pesquisa na área educacional. Os autores são o professor Alessandro Oliveira e as discentes Larissa Rodriguês Batista, Yasmine Batista Queiroz e Ruth Aparecida Luiz, que são ligados ao Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA), credenciado no IFG em Anápolis.

Os nomes dos artigos são: "La educación ambiental para assegurar la salud de una comunidad de agricultores de Brasil, en situación de riesgo por el uso de pesticidas" e "La educación ambiental en una escuela rural en Brasil: trabajadores jóvenes en los campos en larga exposición a pesticidas". Eles estarão disponíveis para leitura apenas em espanhol na edição de setembro de 2017. 

Os artigos resultam dos trabalhos de pesquisas que o NUPEDEA tem realizado há mais de três anos junto a uma comunidade de agricultores familiares de Goiás em grande exposição ao uso de agrotóxicos. Segundo o professor Alessandro Oliveira (foto abaixo), que é o coordenador do núcleo, todo grupo tem se envolvido com empenho a essa pesquisa que, em sua avaliação, situa-se em um campo delicado de atuação por exigir habilidades diversas para lidar com desafios diversos que foram enfrentados ao longo desse tempo. "A recompensa é perceber que estamos conseguindo promover mudanças nas posturas dos agricultores para a a maior segurança das famílias que trabalham com os venenos, como também, promover a diminuição na quantidade de agrotóxicos presentes nos alimentos que abastecem as feiras do CEASA de Anápolis e Goiânia. O aceite dos artigos na Revista de Qualis A1 em Educação vem para coroar o esforço e dedicação de todos envolvidos neste processo", comemora o coordenador. 

 

 

Acesse o site da revista: http://ensciencias.uab.es/

 

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis

 

 

Fim do conteúdo da página