Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Doutorando em Artes Visuais dirige projeto com estudantes do curso de Licenciatura em Dança
Início do conteúdo da página
Licenciatura em Dança

Doutorando em Artes Visuais dirige projeto com estudantes do curso de Licenciatura em Dança

Publicado: Sexta, 29 de Março de 2019, 11h14 | Última atualização em Sexta, 29 de Março de 2019, 11h55

O trabalho de Pedro Simon integra o Projeto de Incubadora Artística, coordenador pela professora Luciana Ribeiro

Alunos do curso de Licenciatura em Dança durante encontro com o diretor Artístico Pedro Simon. Foto: Amanda Pascoal
Alunos do curso de Licenciatura em Dança durante encontro com o diretor Artístico Pedro Simon. Foto: Amanda Pascoal

O curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás (IFG) está contando neste semestre com a participação do diretor artístico Pedro Simon em um importante projeto.  Intitulado “Corpo, cidade e memória: construindo narrativas na relação com urbano”, o projeto de Pedro parte de uma pesquisa de doutorado em Arte e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e tem o objetivo de pesquisar a mútua relação estabelecida entre corpos e os espaços urbanos, buscando uma compreensão de como afetamos e somos afetados pelos lugares a todo tempo. O trabalho de Pedro Simon no IFG está integrando o Projeto de Incubadora Artística (PIA), coordenado pela professora Luciana Gomes Ribeiro e que tem a proposta de se consolidar como um espaço de pesquisa e criação artística para os acadêmicos da Licenciatura em Dança.

O projeto tem a participação de outros professores do curso de Licenciatura em Dança, que se colocam como colaboradores ou provocadores artísticos. A professora Rousejanny Ferreira atuou como mediadora na participação do professor Pedro Simon no PIA e alunos de todos os períodos do curso podem participar do projeto, que é aberto a receber propostas artísticas e de pesquisas de colaboradores convidados externos.

 

Corpos e lugares

O diretor está se reunindo com acadêmicos da Licenciatura em Dança semanalmente, em encontros que se iniciaram este mês e prosseguem até o mês de junho. A professora Luciana Ribeiro explica que o trabalho que está sendo dirigido por Pedro Simon busca investigar como atravessamentos sofridos pelo corpo afetam a formação de sujeitos e os modos como o corpo reage por meio da dança. Pedro Simon completa que a proposta é de que, por meio de investigações de memórias, lugares e vivências, os alunos que fazem parte do projeto consigam perceber as influências desses atravessamentos na construção dos seus corpos e no desenvolvimento das suas próprias histórias de vida.

Para ele, a experiência tem sido muito positiva. “Os alunos que se inscreveram têm demonstrado claro interesse em investigar suas memórias e trazer para o corpo narrativas corpográficas baseadas nos resgates de lugares e experiências. Tem sido um processo de criação tocante e inspirador”, ressaltou. O diretor informa que o projeto intenta construir um documentário e uma videodança como produto final.

 

Parceria

A cada semestre o Projeto de Incubadora Artística vai trabalhar propostas diferentes, tendo entre seus objetivos a composição de um catálogo de grupo artístico da Licenciatura em Dança. O acervo poderá ser apresentado em eventos específicos de arte, dança, educação e cultura, entre outros. Para a professora Luciana Ribeiro, a parceria com profissionais externos nesse projeto é importante porque abre o diálogo do curso e do IFG com os especialistas da área de arte e dança, ao mesmo tempo em que os aproxima do perfil de formação artística docente e das especificidades do Instituto Federal de Goiás.

 

 Imagens

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página