Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > II MAIS EJA do IFG Aparecida de Goiânia discutirá temas relacionados a redes sociais e fake news
EJA

Publicado: Quarta, 03 de Abril de 2019, 11h46 | Última atualização em Segunda, 08 de Abril de 2019, 16h52

O evento terá três momentos, sendo o primeiro nesta segunda-feira, dia 8 de abril

Começam na próxima segunda-feira, dia 8 de abril, os encontros do “II MAIS EJA – Mesas de Ação e Integração dos Saberes da Educação de Jovens e Adultos” no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. Organizado pelas coordenações dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Alimentos, em Panificação e em Modelagem do Vestuário, a segunda edição do MAIS EJA contará com três momentos, sendo dois no mês de abril e um no mês de maio, todos às 19 horas, no miniauditório do Bloco B.

A programação dos três momentos do II MAIS EJA são voltadas à área da comunicação virtual, com o tema "Uso das Redes Sociais e Fake News", seguindo a proposta do MAIS EJA de proporcionar diálogos e reflexões sobre temas de relevância para a Educação de Jovens e Adultos. A edição do ano anterior, por exemplo, discutiu questões de gênero e mercado de trabalho.

O primeiro momento do II MAIS EJA, intitulado “Alteridade, Diversidade e Tolerência”, está sendo organizado em parceira com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFG Aparecida. O assunto será abordado pelo psicólogo clínico, pesquisador em saúde mental, músico e mestre em Antropologia Social Jorge Antônio Monteiro de Lima.

Debate crítico

“ A ideia é percorrer por vários eixos que têm a ver com a vida além da sala de aula e das disciplinas”,  explica a professora Josiane dos Santos Lima, dos cursos técnicos integrados em Alimentos e em Panificação. Ela completa que as redes sociais estão muito presentes no cotidiano das pessoas e envolvem direitos, comportamento, relacionamentos e outros aspectos importantes para um debate crítico.

A coordenadora do curso técnico integrado em Modelagem do Vestuário, professora Yane Ondina de Almeida, aponta que além de colocar em evidência e discutir situações atuais, o MAIS EJA une os estudantes dos cursos da Educação de Jovens e Adultos fora de um material conteúdista. “Faz com que os alunos pensem além do que acreditavam ser o curso, ser a escola”, completa.

O segundo momento do II MAIS EJA será realizado no dia 16 de abril, com o tema “A Informação na rede: O Impacto das Fake News”. O terceiro momento, a ser realizado no dia 16 de maio, consistirá na apresentação de um episódio da série Black Mirror, que trata da relação entre o mundo real e o virtual, a natureza humana e a tecnologia. O filme será seguido de debate com os participantes do encontro.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia