Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG Aparecida de Goiânia realiza formatura dos três cursos superiores oferecidos no Câmpus
Formatura

Publicado: Segunda, 15 de Abril de 2019, 10h25 | Última atualização em Segunda, 15 de Abril de 2019, 13h46

Entre os formandos estava a primeira turma do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

A outorga de grau pela reitora substituta Adriana dos Reis Ferreira foi dada a Thaynan da Rocha Borges e Pablo Rhuan Ataíde Monteiro, em nome de todos os formandos

O Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) realizou na noite de sexta-feira, dia 12 de abril, a cerimônia de Colação de Grau de seus três cursos de nível superior: Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue. Ao todo, 27 estudantes receberam diplomas. A solenidade, realizada no Teatro IFG – Câmpus Goiânia, marcou de modo especial a Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, que formou sua primeira turma.

Para a diretora-geral do IFG Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, o momento demonstrou o crescimento do Câmpus ao longo em seus poucos anos de caminhada, dentro da centenária história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A diretora comentou que os três cursos registram inovações que orgulham a comunidade acadêmica do câmpus:  o curso de Bacharelado em Engenharia Civil foi o primeiro de Goiás a ser oferecido no turno noturno em uma instituição pública de ensino, o de Licenciatura em Dança realiza um trabalho que extrapola fronteiras regionais e nacionais e o de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, oferecido na habilitação em Libras-Português, foi o primeiro do País na modalidade presencial.

Ana Lucia parabenizou os formandos e cumprimentou professores, servidores técnico-administrativos e os familiares pelo sucesso dos estudantes. Ela se emocionou ao despedir-se, falando da necessidade de os novos profissionais seguirem estudando e se aperfeiçoando, sem perder a capacidade de se encantar e dar atenção ao meio-ambiente e ao ser humano.

História e crescimento

O reitor do Instituto Federal de Goiás, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, foi representado pela Diretora Executiva do Instituto, professora Adriana dos Reis Ferreira, na função de reitora substituta. Ela rememorou a história do IFG, que está há 109 anos em Goiás, sendo dez como Instituto Federal integrante da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que tem mais de um milhão de estudantes matriculados. “Vocês fazem parte de um seleto grupo de 14% da população brasileira que possui um curso superior”, falou a reitora substituta, parabenizando os formandos. Ela comentou que o número de brasileiros com curso superior cresceu 40% nos últimos dez anos e que parte esse aumento está diretamente relacionada à criação e expansão dos Institutos Federais.

Integraram também a mesa de autoridades da colação de grau, o chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende, os coordenadores dos cursos de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, Licenciatura em Dança e Bacharelado em Engenharia Civil, respectivamente os professores Aleir Ferraz Tenório, Roberto Rodrigues e Murilo Meiron, e a titular da Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares, Débora Jerônima Aran tes.

Agradecimentos aos pais e professores e lembranças de alegrias e dificuldades vividas com os colegas de curso fizeram parte dos pronunciamentos dos oradores das três turmas de formandos. Timóteo Durante Foizer Oliveira falou em nome dos estudantes do curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Ariana dos Santos Silva representou as formandas de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue e Wellerson Alves da Silva falou em nome da turma de Licenciatura em Dança. Foram escolhidos para padrinhos das turmas, os professores Maria de Jesus Gomides, Giovana Consorte de Souza e Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, respectivamente pelos cursos de Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue.

Foram juramentistas, João Victor Braga Ferreira, pelo curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Sandra Farias Santos Costa, pelo curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, e os dois formandos de Licenciatura em Dança, Lahys Gabriela de Oliveira Santos e Wellerson Alves da Silva, fizeram o juramento de formatura de seu curso. A outorga de grau pela reitora Adriana dos Reis Ferreira foi dada a Thaynan da Rocha Borges e Pablo Rhuan Ataíde Monteiro, em nome de todos os formandos. Foi mestre de cerimônias do evento, o gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor José Renato Mason.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia