Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Expo Modelagem revela o glamour das criações das alunas do IFG Aparecida
Início do conteúdo da página
EXPO MODELAGEM

Expo Modelagem revela o glamour das criações das alunas do IFG Aparecida

Criado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 16h08 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2019, 16h43

O número significativo de assinaturas no livro de visitantes demonstra a importância deste acontecimento.

imagem sem descrição.

 

Mais uma turma do curso de Modelagem do Vestuário do IFG Aparecida de Goiânia fechou sua formação com “Tesoura de Ouro”. Na última semana, a conclusão de um ciclo para seis novas Modelistas foi comemorada com uma exposição glamourosa, no Aparecida Shopping. Ao todo, 427 pessoas assinaram o caderno de visitantes, entre elas, o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, que deixou um depoimento para as alunas, dizendo que ele tem certeza da importância do estudo que estas mulheres fizeram para chegarem a este momento, e que ele sabe que elas terão um futuro brilhante. 

Esta foi a terceira edição da Expo Modelagem, que tem o objetivo de exibir produções das/dos alunas/os que fazem o curso Técnico Integrado ao Ensino Médio de Modelagem do Vestuário, no IFG Aparecida de Goiânia.

O curso é ofertado neste câmpus na Modalidade Educação de Jovens e Adultos, o que tem garantido o ingresso e permanência de um público diferenciado no Instituto. Pessoas que buscam um crescimento pessoal e profissional, mesmo depois de uma vida já construída, muitas vezes sem a conclusão das etapas escolares formais.

Os cursos EJA do IFG Aparecida são gratuitos e ofertados no período noturno, o que também facilita para que estudantes trabalhadores alcancem novas etapas em seus estudos.

Os modelos da exposição foram produzidos por seis alunas que concluíram sua formação. As modelistas Elizete Pereira Costa Martins (43); Irene Cândida de Oliveira (69); Márcia Silva Aguiar Silveiro (49); Maria Alice de Abreu Cardoso (61); Núria das Neves Silva Santos (37); Rosilene Silva Leite de Menezes (44), participaram de todo o processo de confecção, desde o desenho das peças até o acabamento final.

O grande destaque para esta edição da Exposição foi a escolha do tema pelas alunas. Este ano elas resolveram trabalhar com vestidos de luxo, o que garantiu um charme e glamour que atraiu os olhares das milhares de pessoas que visitaram o shopping no fim de semana. Os principais comentários eram sobre a qualidade das peças e a riqueza dos visuais, inspirados em vestidos usados por grandes celebridades do cinema e do mundo artístico, criados por estilistas famosos e reconhecidos mundialmente.

A Expo Modelagem é organizada pelas professoras Gláucia Rosalina Machado, Karol Testoni e Yane Ondina de Almeida, que é a coordenadora do curso Técnico Integrado em Modelagem do Vestuário, e conta com o apoio do Aparecida Shopping. Este ano o Clube da Costura também se tornou um parceiro da realização.

 

Tempo para aprender – O caso de Irene

 

O que mais encanta neste evento da Expo Modelagem, promovido pelo Instituto Federal em parceria com o Aparecida Shopping, é o reconhecimento que estas alunas recebem pela conclusão de uma importante etapa de suas vidas.

Não se trata somente de uma formação técnica em Modelagem, mas também da conclusão do Ensino Secundário, ou Ensino Médio, por estas pessoas, que por motivos diversos não puderam concluir seus estudos no tempo regular, e que se esforçaram para voltar às salas de aula. Trata-se também de novas oportunidades de vida que nascem desse convívio com a escola e com o trabalho com princípio formativo.

Entre as alunas que fazem parte desta turma de formandas encontramos um caso muito especial, que é o da Dona Irene Cândida, de 69 anos. Irene é viúva, tem três filhos, nove netos e dois bisnetos. Ela ingressou no curso Técnico de Modelagem do Vestuário em 2016, com a decisão de “dar uma virada na vida” voltando a estudar. E conseguiu: “Eu aprendi muitas coisas que eu não sabia”, explicou a aluna, sobre sua trajetória no Instituto.

Mas Dona Irene também ensinou muito a muitas pessoas. Sua generosidade foi vista durante todo o curso, quando ela teve a oportunidade de auxiliar suas colegas com aquilo que ela já sabia sobre o mundo da costura e sobre a própria vida. Em 2018 ela se tornou estagiária na Brinquedoteca do curso de Pedagogia Bilíngue, e começou a confeccionar brinquedos educativos. Na ocasião ela contou que nunca havia confeccionado bonecas e fantoches, mas quando iniciou o estágio e foi se inteirando do que o espaço precisava, começou a ter ideias. “Eu fui criando e deu certo. É muito bom estar participando, porque é um conhecimento a mais e uma nova ideia de trabalho”, afirma. Os/as alunos/as de Pedagogia Bilíngue fizeram uma homenagem para Dona Irene na inauguração do espaço de brincadeiras e aprendizagens.

Dona Irene também foi homenageada, em outubro de 2018, pela Câmara Municipal de Goiânia, representando todos os discentes do Instituto Federal de Goiás. Em sua fala, durante a cerimônia, ela disse: “O IFG é minha segunda casa; muitas vezes, ele é melhor até que minha própria casa”. Em sua fala na Tribuna, Irene falou da importância do curso para a sua vida profissional e para a sua qualificação e agradeceu aos professores e aos colegas de curso que com ela estudam.

Ou seja, a Exposição do curso de Modelagem leva para os manequins, para dentro do Shopping, não somente criações efêmeras e aparentemente corriqueiras. Cada ponto no tecido, cada recorte de cavas e godês, cada tesoura manuseada, tem um contexto histórico imenso por trás. São estas histórias que estão em exposição.

 

Sobre o curso

Criado em 2015, o curso Técnico em Modelagem do Vestuário na modalidade EJA tem o propósito de promover a formação integral do educando proporcionando-lhe conhecimento das ações de planejamento, modelagem, prototipagem, revisão, gradação, enfesto, encaixe, risco, corte, costura e arremate, além da elevação de escolaridade, por ser um curso integrado ao Ensino Médio.

A professora Yane, coordenadora do curso, comenta que o curso Técnico em Modelagem do Vestuário proporciona às estudantes a qualificação em uma área potencialmente promissora: “Nós estamos num polo de confecções, estabelecidas em Aparecida de Goiânia e Goiânia”. Yane ainda afirma que as novas técnicas em Modelagem do Vestuários são habilitadas para trabalhar em várias funções de uma empresa de confecção, como a própria modelagem e também como auxiliar de costura, gerente de produção e outras que envolvem a produção de artigos têxteis.

Modelagem do Vestuário é oferecido no turno noturno e é totalmente gratuito. O ingresso não exige prova de seleção, apenas que o candidato tenha mais de 18 anos e o Ensino Fundamental completo e participe de uma palestra. Os processos seletivos são anuais, sempre no segundo semestre. Interessados podem acessar o site: www.ifg.edu.br/estudenoifg , para saber os processos em andamento.

 

Veja aqui as fotos da 3ª Expo Modelagem 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página