Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Edital de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico encerra inscrições em agosto
Início do conteúdo da página
CIMNE

Edital de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico encerra inscrições em agosto

Criado: Segunda, 29 de Julho de 2019, 16h19 | Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2019, 16h20

Estudantes dos cursos do IFG podem participar, com projetos submetidos por seu orientador 

imagem sem descrição.

 

As inscrições para o processo de seleção de projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico e inovação estão abertas até o dia 15 de agosto. Edital publicado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG) visa à concessão de oportunidades para realizar pesquisa colaborativa no âmbito do acordo de cooperação internacional do IFG com o Centro Internacional de Métodos Numéricos em Engenharia (CIMNE), da Universidade Politécnica da Catalunha - Espanha (UPC). 

A inscrição deve ser feita pelo orientador do projeto diretamente através do endereço eletrônico: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/chamadaspublicas/inscricao/4051 , até o dia 15 de agosto. Cada orientador poderá inscrever até dois projetos de pesquisa. Os estudantes poderão participar de um único projeto neste edital. Podem participar alunos de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Os projetos podem ser orientados por servidores docentes e técnico-administrativos. Outras informações sobre requisitos para participar do processo seletivo e sobre a inscrição podem ser obtidas no Edital n. 12/2019-PROPPG.

 De acordo com o edital, serão selecionados projetos de pesquisa de desenvolvimento tecnológico e inovação que apresentem viabilidade em termos de infraestrutura e pessoal qualificado para o desenvolvimento internacional. Esses projetos podem estar ou não em andamento. Além disso, os projetos precisam ter como objetivo a formação científica e tecnológica, por meio da aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisas que envolvam algum tipo de método numérico ou computacional, bem como estimular a criatividade e a inovação a partir do confronto direto das temáticas atuais nas seguintes áreas do conhecimento: engenharias; informática; ensino de ciências. Segundo o documento que rege o processo seletivo, também pode participar da seleção projeto de qualquer área do conhecimento, desde que sejam utilizados métodos computacionais ou numéricos em sua metodologia.

Acordo de Cooperação CIMNE

O Acordo de Cooperação estabelecido entre o IFG e a Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) tem como objetivo fomentar a realização de atividades acadêmicas e científicas e o desenvolvimento de projetos colaborativos de ensino e pesquisa, estimulando a formação de equipes mistas de trabalho. Possibilitar a mobilidade acadêmica de servidores e alunos para fins de ensino, pesquisa e assessoria, bem como intercambiar informações, documentações e publicações também são alguns dos objetivos do Acordo.

Segundo a PROPPG do IFG, o protocolo firmado entre as duas instituições prevê também atividades como assessoria acadêmica de investigação de projetos que possam extrapolar as fronteiras do conhecimento e dos países envolvidos; intercâmbio internacional de professores, especialistas e estudantes; coedição de textos impressos ou digitais para a docência e pesquisas; além de participação em cursos de formação para alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais, bem como em eventos científicos resultantes das atividades sistemáticas de ambas as instituições.

 

Acesse o edital. 

Para mais informações, clique aqui.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.

Fim do conteúdo da página