Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunas da Licenciatura em Dança do IFG Aparecida estreiam espetáculo no CCUFG
Início do conteúdo da página
DANÇA

Alunas da Licenciatura em Dança do IFG Aparecida estreiam espetáculo no CCUFG

Criado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 18h21 | Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 18h41

Primeira montagem cênica de alunos da graduação que se lança a outros palcos, CasAfora fala de crescimento e mudança.

imagem sem descrição.

 

Nesta 6ª feira, 16 de agosto, 4 bailarinas e uma professora do curso de Licenciatura em Dança do IFG Aparecida de Goiânia entrarão em cena no palco do Teatro do Centro Cultural da UFG, para a estreia do espetáculo CasAfora, uma criação coletiva que conta com a direção da professora e intérprete Giovana Consorte. O evento é gratuito e integra a programação do Centro Cultural dentro de uma série chamada “Artes da Cena”.

Segundo suas criadoras, CasAfora é uma proposta aberta de dança contemporânea que se desenvolve a partir das escolhas das intérpretes feitas em tempo real. A performance é resultado dos trabalhos realizados em 2018 durante a disciplina de Ateliê de Criação em Dança VI – Danças Contemporâneas, do curso de Licenciatura em Dança do IFG. 

CasAfora propõe uma viagem à nossa casa-memória, seja ela real ou inventada, corpo ou concreto. O lugar onde nossas lembranças encontram um lar que nos viu crescer, mudar ou mesmo partir. Uma casa que guarda em si ruídos, perfumados de histórias, de gentes e afetos. Nos convida a transitar pelo espaço e mudar a perspectiva, olhar por outro ângulo, experimentar o lugar do outro, em uma trama na qual ser vôo ou ser chão são estados passageiros.

 

Em entrevista ao site do IFG Aparecida, Giovana detalha a proposta desta apresentação:

 

IFG: Como surgiu a ideia do espetáculo?

Giovana: Surgiu de uma visita que eu fiz ao Museu Gulbenkian, em Lisboa/Portugal, quando estava em missão pelo IFG. Existia uma obra da artista plástica Ana Vieira nesse museu, que era uma planta baixa feita com adesivo no chão e alguns pequenos tijolos e você transitava por dentro. Era uma experiência interessante e eu achei que seria interessante usar essa obra como disparador para pesquisa em dança. Voltei para o Brasil, apresentei a proposta para as meninas e juntas, ao longo de um semestre, nós transformamos a obra estática da Ana Vieira em uma obra em movimento. A escolha do recorte temático foi feito em grupo em meio à disciplina.

IFG: Quem são as intérpretes que estarão em cena do espetáculo CasAfora?

Giovana: Estarão em cena 4 bailarinas alunos do último semestre da licenciatura em dança: Aparecida Otaviano, Larissa Paschoal, Thaís Nascimento e Victória Alves de Lima. Eu estarei em cena com as meninas também. Na obra original eu ficava na parte técnica, mas para essa montagem eu vou dançar com as meninas também.

 

IFG: O que o grupo pretende que o público sinta com esse trabalho?

Giovana: É um trabalho que se conecta profundamente com as memórias de cada um. Os sabores e dissabores de conviver em família, de crescer, de ver as coisas mudando. O ímpeto de partir, as dores de quem fica... é um trabalho que fala com o íntimo de cada um e propõe novos olhares para as nossas memórias.

 

IFG: Qual é a importância desta produção para o curso de Licenciatura em Dança?

Giovana: É necessário transpor os muros do Instituto. Nossos trabalhos artísticos têm qualidade e potencial para ganhar o mundo. Acredito que esse seja o primeiro trabalho completo apresentado fora do IFG, resultado de uma disciplina que não seja montagem cênica. É importante que os alunos se aventurem e compartilhem seus trabalhos! Esperamos que essa iniciativa contagie outros estudantes do curso para continuarem produzindo arte de qualidade e compartilhando com as mais diferentes plateias.

 

 

FICHA TÉCNICA CasAfora:

Interpretes-Criadoras: Aparecida Otaviano da Silva, Crislene Pereira Soares, Giovana Consorte, Larissa Pascoal da Silva Santos, Thais de Souza Nascimento Leite e Victória Alves de Lima

Direção: Giovana Consorte

Operação de Luz: Welerson Alves

Operação de som: Odilon Moreira

 

Serviço:

CasAfora – Grupo de Dança Delas

Data: 16 de agosto de 2019

Horário: 20h
Local: CCUFG - Centro Cultural UFG [Endereço: Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74605-220

Ingresso: Entrada Gratuita

Classificação: Livre

Duração: 35 minutos

Fim do conteúdo da página