Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Pós-doutor em Políticas Ambientais profere palestra na abertura da III Secitec e I Sipeex no IFG Aparecida
Início do conteúdo da página
Secitec e Sipeex

Pós-doutor em Políticas Ambientais profere palestra na abertura da III Secitec e I Sipeex no IFG Aparecida

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 16h02 | Última atualização em Quarta, 23 de Outubro de 2019, 18h08

Gabriel da Silva Medina falou sobre “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável”, que é tema da Secitec e da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

“A humanidade chegou ao limite do modelo de consumir e descartar”, afirmou.professor e pesquisador Gabriel da Silva Medina, em palestra na abertura da Secitec
“A humanidade chegou ao limite do modelo de consumir e descartar”, afirmou.professor e pesquisador Gabriel da Silva Medina, em palestra na abertura da Secitec

Uma palestra bastante didática e contextualizada à Região Centro-Oeste e ao Brasil no âmbito mundial foi proferida na abertura da III Semana de Ciência e Tecnologia (Secitec) e do I Seminário Interno de Pesquisa, Ensino e Extensão (Sipeex) do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, realizada na noite desta segunda-feira, 21 de outubro. A apresentação foi feita pelo professor e pesquisador Gabriel da Silva Medina, que abordou o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável”, que dá nome à Secitec e à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Gabriel da Silva Medina é pós-doutor em Políticas Ambientais pelo Imperial College London (Reino Unido) e professor na Universidade de Brasília (UnB). Para conceituar o termo Bioeconomia ao público presente, ele trouxe exemplos relacionados aos cursos oferecidos no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, nos níveis médio técnico integrado (integral e Educação de Jovens e Adultos) e superior. O palestrante citou empreendimentos e produtos nas áreas de alimentação, construção civil, cosméticos, vestuário, pedagogia e artes que utilizam frutos e outros elementos naturais do cerrado em suas produções, o que representa valorização cultural e econômica à região, além de proporcionarem resultados adaptados ao clima e ao ambiente local, por exemplo.

O professor falou da economia circular, que se constitui em um novo paradigma na área e envolve a redução da chamada “pegada ambiental”, a redução de resíduos e outros fatores. “A humanidade chegou ao limite do modelo de consumir e descartar”, afirmou. Gabriel Medina apontou caminhos a serem trilhados em toda a cadeia produtiva, que deve considerar desde a biodiversidade agroalimentar, o beneficiamento e a comercialização, até as políticas educacional e científica. Ele destacou o potencial dos institutos federais de educação nesse processo, pela formação tecnológica dos estudantes e a presença de professores motivados.

 

A bioeconomia no IFG Aparecida

O palestrante abriu um espaço em sua apresentação para ouvir sobre projetos em andamento no IFG Aparecida relacionados à bioeconomia. A coordenadora do curso técnico em Modelagem do Vestuário, professora Yane Ondina de Almeida, falou sobre a experiência do Bazar da Modelagem, que trabalha o consumo sustentável na moda. A coordenadora do curso técnico Integrado em Alimentos, professora Mara Lina Rodrigues, falou sobre projeto de aproveitamento de resíduos orgânicos para produção de adubo e de farinha. O gerente de Pesquisa, Ensino e Extensão (Gepex) do Câmpus, professor José Renato Masson, falou sobre a instalação das placas fotovoltaicas para geração de energia solar, que integra amplo projeto do Instituto Federal de Goiás e começará a funcionar em breve no Câmpus.

Os professores Mara Lina Rodrigues e José Renato Masson foram, respectivamente, mediadora da palestra e mestre de cerimônias do evento. A mesa diretiva foi composta pela diretora-geral do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira; o chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Eduardo de Carvalho Rezende; o pró-reitor de Extensão do IFG, professor Daniel Silva Barbosa; a diretora de Educação Básica e Superior do IFG, professora Maria Valeska Lopes Viana, que esteve representando a pró-reitora de Ensino, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon; e o diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Julio César Valandro.

 

Diversidade, união e resistência

A diretora-geral do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, Ana Lucia Siqueira de Oliveira, destacou a heterogeneidade dos cursos oferecidos no Câmpus, que ela considera ser a maior riqueza do IFG Aparecida. “Essa diversidade se reflete na programação da Secitec”, afirmou, acrescentando que a união dos saberes de diferentes áreas tornam o evento muito rico em conhecimentos, nas discussões e exposições de pesquisas. O chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, Eduardo de Carvalho Rezende, destacou a integração de professores, técnicos administrativos e estudantes, que tornou possível a realização da série de atividades do evento.

Para o pró-reitor de Extensão do IFG, Daniel Silva Barbosa, a Secitec significa resistência na atual conjuntura nacional, por pensar a ciência e a sustentabilidade. Ele comentou os eventos institucionais do IFG que precisaram ser cancelados este ano, como o Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão, o Festival de Artes e o Encontro de Culturas Negras, e parabenizou os câmpus pela realização dos eventos locais. “Esse é um momento muito propício para pensar o Brasil de forma sustentável economicamente, ambientalmente e socialmente”, afirmou. A diretora de Educação Básica e Superior do IFG, professora Maria Valeska Lopes Viana, parabenizou os organizadores da Secitec e do Sipeex por proporcionarem a visibilidade da atuação do IFG nas áreas de ensino, pesquisa e extensão e pela garra das pessoas que têm disposição de enfrentar as dificuldades para mostrar as realizações da instituição.

O diretor-geral da UFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Julio Cesar Valandro, agradeceu o convite para prestigiar o evento e ressaltou que a luta das instituições federais de ensino segue sendo por mais oportunidades a cada vez mais pessoas que delas precisam. O gerente de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFG Aparecida, professor José Renato Masson, ressaltou o envolvimento comprometido de estudantes e servidores em diversas etapas de organização e realização das atividades da Secitec e do Sipeex, fazendo um agradecimento especial a todos.

A programação da IIISemana de Ciência e Tecnologia  e do I Seminário Interno de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia segue até sexta-feira, dia 25, com palestras, oficinas, minicursos e apresentações artísticas. Além da apresentação de trabalhos, os eventos integram o II Encontro SerTAL – Ser Técnico em Alimentos, o V Seminário do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia (NUPEFIL), a III Semana do Livro e da Biblioteca e a V Semana de Engenharia e Edificações.

 

Site da Secitec e do Sipeex

Programação completa

Imagens da cerimônia de abertura

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página