Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professora e pesquisadora Vera Tietzmann fala a estudantes no Sarau Cultural do IFG Aparecida
Início do conteúdo da página
Sarau Cultural

Professora e pesquisadora Vera Tietzmann fala a estudantes no Sarau Cultural do IFG Aparecida

Publicado: Quinta, 24 de Outubro de 2019, 13h24 | Última atualização em Quarta, 20 de Novembro de 2019, 13h37

A professora é homenageada em livro lançado na III Semana do Livro e da Biblioteca, que integra a programação da III Secitec

Vera Tietzmann fez um relato sobre o prazer de mergulhar na literatura, o valor do ensinar e as perspectivas de mudança no ato de ler diante da evolução tecnológica.
Vera Tietzmann fez um relato sobre o prazer de mergulhar na literatura, o valor do ensinar e as perspectivas de mudança no ato de ler diante da evolução tecnológica.

Sentados, em pé ou esparramados pelo chão da Biblioteca do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, estudantes, professores e servidores administrativos lotaram, nesta terça-feira, 23 de outubro, o espaço organizado para o Sarau Cultural da III Semana do Livro e da Biblioteca, que este ano integra a programação da III Semana de Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus. Iniciado com a leitura de trecho do texto “O Direito à Literatura”, do crítico literário Antônio Cândido, pela bibliotecária Thalita Franco dos Santos Dutra, o Sarau teve música, dança, contação de causo, informações culturais e o lançamento do livro “Percursos e travessias: a literatura infantil e juvenil em perspectiva”, organizado pelo professor Kelio Junior Santana Borges, em homenagem à professora e pesquisadora em literatura infantojuvenil Vera Tietzmann, que também esteve presente.

A obra traz dezoito artigos que abordam a literatura infantil e juvenil sob diferentes aspectos e olhares. Os autores dos textos são pessoas que convivem ou que foram despertadas à paixão pela literatura a partir das aulas ou do compartilhamento de experiências de vida com Vera Tietzmann.

Vera Maria Tietzmann Silva, professora aposentada da Universidade Federal de Goiás, já foi vencedora do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do País, com o livro “Literatura Infantil Brasileira: um guia para professores e promotores de leitura”. Além desta e de outras obras, como “Decifra-me ou te devoro!”, destinado a professores de leitores em formação, Vera Tietzmann é também autora do livro “50 anos de Letras na UFG”, que marcou os 50 anos da Faculdade de Letras da Instituição, e é a maior pesquisadora brasileira da literatura produzida por Lygia Fagundes Telles, já tendo inclusive proferido palestra na Academia Brasileira de Letras sobre a escritora, segundo informou o professor Kelio, que assina dois dos artigos do volume.

 

Encontro com a literatura

“A literatura contribui para levarmos ao leitor mais atividade diante do texto e diante da vida”, afirmou Vera Tietzmann em sua apresentação no Sarau Cultural. Ela fez um relato poético ao público sobre o prazer de mergulhar na literatura, o valor do ato de ensinar e as perspectivas de mudança no ato de ler diante da evolução tecnológica. Vera destacou que, na escola, o professor promove o encontro entre o aluno e a literatura, tendo a tarefa de “formar um bom leitor”. A professora falou das formas de se ler cada autor e do interesse do leitor pelo sentido naquilo que lê.

Ao questionar o público sobre se o livro impresso vai desaparecer diante das transformações tecnológicas, Vera Tietzmann discorreu acerca de prognósticos feitos ao longo da história sobre diferentes recursos de informação e entretenimento. Os fatos apresentados levaram à conclusão de que, ainda que convivendo com outros meios e suportes de leitura, o livro de papel há de subsistir.

“Vocês têm alguma dúvida sobre por que eu me apaixonei por literatura tendo sido aluno da Vera?”, perguntou o professor Kelio ao público adolescente, que respondeu com um longo e efusivo “não”. Ele convidou os presentes a se abrir para a leitura e, aos estudantes, recomendou: “o professor pode te ajudar”. Também ex-alunos de Vera Tietzmann e autores de artigos de “Percursos e travessias: a literatura infantil e juvenil em perspectiva”, estavam presentes ao lançamento os professores André Perez da Silva, do Câmpus Goiânia do IFG, e Isabel de Souza Santos, do Colégio Estadual Irmã Angélica. Isabel levou ao Sarau alunos de 9º ano da escola.

Kelio Junior Santana Borges é professor de Literatura no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia. Ele concluiu recentemente Doutorado-Sanduíche, financiado pela CAPES, na Universidade Federal de Goiás e na Università degli Studi Roma Tre-Itália, em pesquisa que abordou a literatura brasileira produzida por mulheres. O professor tem se dedicado a essa temática desde o mestrado. Destacam-se, entre seus trabalhos, o livro “Traços de essencialidades: mulher, literatura e gênero em Marina Colasanti” e o e-book “Sobre as mulheres e seus escritos: perspectivas femininas e feministas”, dos quais é organizador e co-organizador, respectivamente. Kelio foi também co-organizador da obra “Três percursos pelo imaginário: Dante, o duplo e o fantástico”, em homenagem à pesquisadora Suzana Yolanda Lenhardt Machado Cánovas.

 

Diversidade de talentos

O Sarau Cultural da Semana do Livro e da Biblioteca é atividade que tradicionalmente leva à comunidade interna e externa a diversidade dos talentos de alunos e servidores do IFG Aparecida. Neste ano, estiveram também entre as atrações culturais e conquistaram a atenção e aprovação do público, a performance da nutricionista Tcherena Brasil, que dançou ao som da música Bandolins, de Oswaldo Montenegro. A diretora-geral do Câmpus, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, arrancou risos e aplausos com causo que ela contou, interpretando com sotaque e gestos de uma típica personagem mineira.

As intercambistas Yung Chu e Kelly Samanta não ficaram de fora.  Elas levaram ao Sarau apresentações sobre a cultura de seus países, respectivamente, China e Itália. Yung Chu, carinhosamente chamada de Toby, falou ao público sobre características da vida em Hong Kong e abordou também as manifestações que estão acontecendo nesta e em outras cidades chinesas em protesto à lei de extradição criada pelo governo. Sua apresentação foi traduzida ao público pela professora de Inglês Rejane Maria Gonçalves Maia, representante local da Coordenação de Relações Internacionais do IFG. A intercambista Kelly Samanta, por sua vez, fez uma apresentação sobre os principais nomes da literatura italiana, como Dante Alighieri e Francesco Petrarca, por exemplo, abordando também um pouco das motivações literárias dos escritores.

Interpretações musicais em voz e violão foram apresentadas pelos estudantes Caio Luiz Gomides, Anderson Borges, Karyna Linhares, Isa Ingrid, Ana Karla e Washington. O encerramento do Sarau foi feito ao som do rock‘n roll, com a banda Elétrons de Saturno, formada também por estudantes do Ensino Médio Técnico do IFG Aparecida.

 

Mais ações

programação da III Semana do Livro e da Biblioteca do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia prossegue até sexta-feira, 25 de outubro. Além do Sarau, já foram realizados o lançamento do projeto Asas da Leitura, cujo objetivo é incentivar o hábito da leitura, especialmente entre funcionários terceirizados e a comunidade externa do IFG; uma oficina de pesquisa sobre elaboração de TCC; e palestras. Na noite desta quinta-feira, será realizada a apresentação da primeira temporada da série Crisálida, primeira série de ficção bilíngue, em Libras e Português, produzida no Brasil. O encerramento, na sexta, será marcado pela Feira de Troca de Livros, para a qual o público está sendo convidado a trazer as obras que deseja trocar com outros leitores.

 

Acesse aqui as imagens do Sarau Cultural

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página