Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Pedagogia Bilíngue do IFG e projeto de extensão são mostrados em evento nacional
Libras

Publicado: Segunda, 09 de Dezembro de 2019, 11h48 | Última atualização em Sexta, 13 de Dezembro de 2019, 11h08

As informações foram levadas por professores e alunos do curso de Pedagogia Bilíngue Libras-Português ao I Simpósio Nacional de Educação de Surdos, em Uberaba

Professores e alunas do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG no I Simpósio Nacional de Educação de Surdos

O pioneirismo do curso de Pedagogia Bilíngue Libras-Português do IFG e o projeto de extensão Matemática e Ciências em Libras foram temas apresentados no I Simpósio Nacional de Educação de Surdos (Sinesu), realizado nos dias 5 e 6 de dezembro na cidade de Uberaba – MG. As apresentações foram feitas pelos professores Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, Flávia Almeida Pinheiro e Thiago Cardoso Aguiar. Os três compõem, junto da professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria, a equipe de professores do projeto de extensão. Um grupo de estudantes do curso de Pedagogia Bilingue também participou do evento.

O primeiro Simpósio Nacional de Educação de Surdos foi realizado pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com a finalidade de divulgar e promover ações e estudos a respeito da acessibilidade e inclusão, além do respeito linguístico ao aluno surdo em nível nacional e institucional. A programação do evento contou com palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, minicursos, apresentações culturais e exposição fotográfica.

Pioneirismo

Em apresentação intitulada “Pioneirismo do curso de Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Goiás: desafios e possibilidades”, a professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes falou aos participantes do Simpósio sobre o contexto legal e a proposta de criação do curso, que foi o primeiro do Brasil na modalidade presencial. O curso de Pedagogia Bilíngue do IFG começou a funcionar em 2015, com a proposta de formar professores para atuar na educação de surdos e ouvintes na educação infantil, nas séries iniciais do ensino fundamental, trabalhar em equipes multidisciplinares, em espaços como gestor na Educação e onde se requer o trabalho do pedagogo.

“É vital que cursos de formação de professores dialoguem com a realidade multilíngue do país tornando os futuros docentes capazes de produzirem práticas pedagógicas culturalmente sensíveis à grande diversidade linguística brasileira”, destacou a professora Waléria. Ela falou também aos presentes sobre parcerias, projetos e eventos já realizados pelo curso, com o objetivo não apenas de oferecer uma formação de qualidade ao educador bilíngue, mas também de promover a valorização e o respeito à comunidade surda. A apresentação foi feita em Libras pela professora Waléria, com tradução simultânea para o Português pelo professor Thiago Cardoso Aguiar.

Resultados

Demonstração prática dos resultados do curso é o “Projeto de Extensão: Matemática e Ciências em Libras”, desenvolvido em parceria com a Associação de Surdos de Goiânia (ASG) - Centro Especial Elysio Campos. O projeto foi apresentado no I Simpósio Nacional de Educação de Surdos pela professora Flávia Almeida Pinheiro, com depoimento das alunas Jaqueline Ribeiro Alves Ferreira Cristiane Melo e Silva. A professora Flávia e as alunas explicaram o trabalho que leva, às crianças e adolescentes surdos matriculados na ASG, oficinas de matemática e ciências ministradas em Libras por alunos Surdos do Curso de Pedagogia Bilíngue do IFG.

A metodologia do projeto de extensão Matemática e Ciências em Libras se constitui principalmente do uso de jogos, por meios dos quais as crianças adquirem o conhecimento em uma educação bilíngue de forma lúdica. O projeto é de autoria das professoras Flávia Almeida Pinheiro, na área de Matemática, e Joana Cristina Neves de Menezes Faria, na área de Ciências; e dos professores Waléria Batista da Silva Vaz Medes e Thiago Cardoso Aguiar nos processo de ressignificação dos conhecimentos em Libras e Português.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia