Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Formação humana e para o trabalho são temas de diálogo com calouros do Ensino Médio Técnico
Calouros

Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2020, 12h46 | Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 08h38

Atividades que abordaram os dois aspectos da formação integral compuseram o quarto dia da programação da Semana de Integração e Acolhida

A professora de Filosofia Marisa Vento ministrou a palestra "Que tal ética?"

Os calouros dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em Alimentos, Edificações e Química tiveram na manhã desta quinta-feira, 20, dois momentos de diálogo, orientações e reflexões sobre assuntos que se entrelaçam na formação integral, aliando técnica, cultura e sociedade. Em diferentes momentos entre as aulas regulares, os estudantes participaram de uma apresentação sobre estágio, feita pelo coordenador de Interação Escola-Empresa, Marco Aurélio da Silva Santos, e de uma palestra sobre ética, ministrada pela professora de Filosofia Marisa Vento.

Na palestra “Que tal ética?”, a professora Marisa Vento levou os estudantes à reflexão sobre o “bem” como um princípio da ética, princípio que faz as pessoas abrirem mão de interesses meramente individuais e atuarem pela coletividade, para o bem de mais pessoas. Ela abordou a compreensão sobre ética na história da Filosofia e comentou questões sociais atuais e a imagem negativa que muitas pessoas têm da política, em função do processo em que se deu o desenvolvimento econômico, político e social do país, muito voltado aos interesses de indivíduos e suas famílias, o que precisa ser questionado em benefício de toda a sociedade. Os estudantes participaram com comentários e opiniões.

Sobre estágio, os calouros puderam conhecer as oportunidades oferecidas pelo Instituto Federal de Goiás em sua formação profissional e as normas seguidas pela instituição sobre estágio nos cursos técnicos. Eles puderam esclarecer dúvidas e também receberam orientações sobre elaboração de currículo e entrevistas de estágio.

As atividades integraram a programação da Semana de Integração e Acolhida aos Estudantes Ingressantes, organizada pela Coordenação de Apoio Pedagógico ao Discente (CAPD) e que está sendo realizada no decorrer de toda a primeira semana do ano letivo.

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia