Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Café Atitude Investigativa abre oficialmente o semestre letivo do curso de Pedagogia Bilíngue
Início do conteúdo da página
Licenciatura

Café Atitude Investigativa abre oficialmente o semestre letivo do curso de Pedagogia Bilíngue

Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 16h57 | Última atualização em Quinta, 12 de Março de 2020, 17h57

A atividade foi realizada nesta quarta-feira, 11 de março, e contou com palestra e apresentação cultural

A palestra da professora Kátia Braga Arruda Silva (centro) teve mediação das professoras Késia Mendes Barbosa Oliveira e Alciane Barbosa Macedo Pereira
A palestra da professora Kátia Braga Arruda Silva (centro) teve mediação das professoras Késia Mendes Barbosa Oliveira e Alciane Barbosa Macedo Pereira

A palestra “A identidade docente: a formação do e da pedagoga”, proferida pela professora Kátia Braga Arruda Silva, da Secretaria Municipal de Educação de Aparecida de Goiânia, foi destaque da primeira edição do ano do Café Atitude Investigativa – diálogos e reflexões sobre pesquisa e formação docente. O evento, organizado pelo curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, foi realizado na noite desta quarta-feira, 11 de março, como aula inaugural do primeiro semestre 2020 do curso.

Em sua apresentação, a professora Kátia Braga demarcou o perfil de um profissional que, segundo ela, “é especialista no processo ensino-aprendizagem”. A mesa teve mediação das professoras Alciane Barbosa Macedo Pereira e Késia Mendes Barbosa Oliveira, do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. Para a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, professora Aleir Ferraz Tenório, momentos como este são fundamentais para a reflexão e o fortalecimento da identidade profissional do pedagogo e da pedagoga.

O público presente participou de um momento de debate acerca da temática da palestra. Em participação, a licencianda em Pedagogia Bilíngue Alessandra Tavares falou da necessidade de questionar e combater a desvalorização do e da pedagoga. Em resposta, a palestrante reafirmou o papel do esforço pessoal na aquisição dos saberes pedagógicos como base de uma atuação profissional competente – essa sim capaz de contribuir com a valorização do e da pedagoga.

 

Recital

A programação da noite teve início com um recital de Canções Amazônicas do compositor paraense Waldemar Henrique, que tematizava lendas amazônicas. O recital, composto por três canções, foi apresentado pelo músico e professor Germano Henrique Pereira Lopes, do IFG Aparecida, acompanhado da pianista Dalila Kaismer de Souza. A noite se encerrou com um animado café coletivo e a entrega de agendas 2020 aos presentes.

O Café Atitude Investigativa nasceu em 2016, como um projeto de extensão coordenado pelas professoras Késia Mendes Barbosa Oliveira e Aleir Ferraz Tenório, com o objetivo de promover diálogos e reflexões sobre pesquisa e formação de professores com alunos dos cursos de licenciatura do Câmpus Aparecida de Goiânia, sendo atualmente um projeto do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue. O trabalho, além de enriquecer estudantes e profissionais com os temas levados ao debate, tem estimulado os professores em formação à pesquisa científica.

 

 

Imagens

 

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página