Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nova Live Nupefil fala sobre a arte como agente transformador do comportamento humano
LIVES FILOSOFIA

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Terça, 28 de Julho de 2020, 11h58

Nesta quarta-feira, 15 de julho, às 14h30, acontece o quarto encontro do Projeto Lives Nupefil. As lives são transmitidas pelo Facebook do Nupefil: www.facebook.com/nupefil.ifg.330.

Mais uma vez o IFG Aparecida de Goiânia e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Filosofia - Nupefil convidam para uma Live do PROGRAMA DE LIVES NUPEFIL. A palestra pode ser acessada através do Facebook (www.facebook.com/nupefil.ifg.330) e contará com tradutores/intérpretes em Libras.

O tema do quarto episódio será "Arte, Liberdade e o Rompimento com padrões estabelecidos". O facilitador será o Prof. Dr. Felipe Ferreira Valoz Júnior, do IFG – Câmpus Goiânia.

Segundo Felipe Valoz, o intuito deste tema é percorrer os conceitos básicos e a pontuação de alguns momentos em que se dá uma relação entusiasta ou fervorosa entre Arte e Filosofia. O campo filosófico que abarca as questões suscitadas pelo tema é o da Estética. Nesse sentido, envolve a situação do Homem e sua apreensão do Objeto Estético, delineando as paixões, as emoções e toda gama de sentimentos complexos. Inevitavelmente, palavras como desejo, prazer e dor, permeiam todo o assunto.

O objetivo geral da exposição será identificar o objeto estético em seu mais alto grau de influência no comportamento humano, inclusive em tempos de pandemia. Envolvimento, comodidade e inquietação, prazer e dor.

Os encontros virtuais do Nupefil oferecerão certificação de horas, através da Gerência de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do IFG Aparecida de Goiânia. Para certificação inscreva-se em: https://bit.ly/3eqTGfl. A lista de frequência, para certificação, será disponibilizada durante a transmissão.

As Lives NUPEFIL têm ocorrido sempre pelo Facebook, às 4ªs feiras, e contam com a mediação de professores do IFG, que buscam mediar perguntas dos participantes, através do debate sobre o tema, a partir do chat da própria rede social.

Acesse a live em: Facebook.com/nupefil.ifg.330

Inscreva-se em: https://bit.ly/3eqTGfl

O projeto tem como público-alvo toda a comunidade acadêmica do IFG e o público externo interessado nos temas propostos. Segundo a equipe do Nupefil, a ideia é proporcionar uma contribuição à preparação dos(as) alunos(as) do Ensino Médio do Instituto Federal de Goiás, mas também gerar um debate geral a partir de temas relevantes, promovendo interconexões com este momento do "absurdo" em que vivemos.

AGENDA DAS PRÓXIMAS LIVES NUPEFIL:

22/07 - A psicologia das massas em Freud e a emergência do autoritarismo (Prof. Dr. Diego Avelino de Moraes Carvalho / IFG – Câmpus Goiânia)

29/07 - A virtude em Aristóteles. (Prof. Dr. Fortunato Monge de Oliveira Neto / IFG – Câmpus Goiânia)