Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estreia de "AdoleSendo" expressa vida de jovens alunos e marca sucesso do grupo Corpo Composto
Dança

Publicado: Sexta, 07 de Abril de 2017, 12h22 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2017, 12h32

O espetáculo mostrou o envolvimento dos adolescentes com a escola, levando em conta os estudos e os relacionamentos amorosos e de amizade

O grupo Corpo Composto tem no elenco 19 alunos do Câmpus Aparecida de Goiânia, sendo 18 do Ensino Médio (foto: Amanda Pascoal)

Brincadeiras, conflitos, mudanças de humor e outras características frequentes entre os adolescentes foram partilhadas no palco e compartilhadas com a plateia nas duas apresentações de estreia do espetáculo AdoleSendo, nesta quinta-feira, 6, no Teatro do Câmpus Goiânia do IFG. Por meio da Dança Contemporânea, o grupo Corpo Composto, integrado por 19 alunos do Câmpus Aparecida de Goiânia, sendo 18 do Ensino Médio e uma do curso de Licenciatura em Dança, expressou o envolvimento dos adolescentes com a escola, levando em conta os estudos e os relacionamentos amorosos e de amizade. O público conferiu a uma exibição de alta qualidade, com aparatos de luz e som que enriqueceram tecnicamente o enredo brilhantemente encenado pelos estudantes.

Um jovem que corre perdido entre o grupo que caminha todo para um mesmo lado, uma garota opressivamente marcada por fórmulas matemáticas, o bullying, o desejo de ser visto, as horas de bagunça e de organização foram situações que os atores dançarinos conseguiram transmitir bem ao público, que foi revestido dos sentimentos de euforia, tédio, dúvida e pressão que emanavam do palco. “Estou muito feliz com o trabalho dos meninos, que é fruto de um esforço inenarrável”, afirmou Giovana Consorte, professora do curso de Licenciatura em Dança do IFG e uma das coordenadoras do grupo Corpo Composto.

Também coordenadora do grupo e coordenadora do curso de Licenciatura em Dança do IFG, a professora Rousejanny Ferreira avalia que o espetáculo de estreia do Corpo Composto foi “maravilhosa” e destaca que sua concretização é o resultado de uma garra muito grande de todas as pessoas envolvidas no projeto. Rousejanny e Giovanna estão comemorando a aprovação de projeto pelo Fundo Estadual de Cultura, que possibilitará a apresentação do espetáculo AdoleSendo em cinco escolas públicas de Aparecida de Goiânia e de Goiânia, além de prever o pagamento de bolsas para os dançarinos, o que vai colaborar com a manutenção do grupo.

Educação Integral

No percurso de ida ao Teatro do Câmpus Goiânia, para o último ensaio antes da apresentação, as emoções entre os estudantes eram bem diversificadas. Alguns se diziam nervosos e tensos, enquanto outros afirmavam estar tranquilos. Passadas as duas apresentações de estréia, os sentimentos eram mais homogêneos. Todos se mostravam muito felizes e gratificados com o resultado: “Surreal”, “Momento Único”, “Sem Palavras”, “Quero Mais”, foram as expressões colhidas dos adolescentes.

A prática da Dança e de outras linguagens artísticas no Ensino Médio é componente do conceito de Educação Integral, que considera no aluno os seus aspectos físicos, cognitivos, culturais e emocionais. A diretora geral do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, Ana Lucia Siqueira, considera que esse diferencial é de grande valor no Instituto Federal de Goiás. “Esse tipo de atividade demonstra a riqueza de uma instituição como a nossa, que apesar de ter como finalidade o ensino técnico profissional, também promove a formação integral do jovem, proporcionando a eles uma experiência estética e cultural, tanto como fazedores de cultura como expectadores”, destacou Ana Lucia.

O Corpo Composto surgiu como um grupo de extensão em dança contemporânea e passou então a um Projeto de Pesquisa, com o objetivo de valorizar o potencial criativo dos estudantes. O resultado está surpreendendo os próprios integrantes: “Eu não imaginava que ia participar de uma apresentação tão grande”, afirmou Rafaela Pereira. “Eu estava com medo, nervosa, mas foi muito gratificante o que conseguimos produzir depois de trabalhar tanto”, completa Caroline Freitas. A única integrante de curso superior a integrar o grupo, Larissa Pascoal iniciou sua vivência no Corpo Composto quando estava no Ensino Médio no IFG Aparecida de Goiânia. Hoje ela cursa licenciatura em Dança e revela a responsabilidade do grupo que, conforme afirmou, teve todas as questões vividas pela adolescência levadas à flor da pele para emocionar o público e suscitar reflexões.

Ficha técnica Corpo Composto:

Direção: Giovana Consorte e Rousejanny Ferreira. Elenco: Amanda de Araújo; Anna Clara de Oliveira; Bruna Resende; Caroline Freitas; Davy Caetano; Igor Chaves; Isabela Alves; Izabela Alkmim; João Victor Oliveira; Larissa Pascoal (Bolsista); Larisse Mestre; Lucas Amaral; Lucas Souza Nóbrega; Mikaelly de Souza; Odilon Neto; Pâmella Silva; Rafaela Pereira; Rita Almeida; Vitor Gabriel Miranda; Victor Bringel de Sousa; Yuri Martins. Conceçpção de figurino: Dânia Soldera. Desenho de luz: Milton Santos; Fotografia: Amanda Pascoal; Arte: Ana Paula Mota; Apoio: Welerson Alves; Milton Santos; Lílian Evylen Gomes da Cruz; João Pedro Monteiro Barbosa; Valeska Ramalho Arruda Machado.

Confira no link fotos do espetáculo, feitas por Amanda Pascoal

Coordenação de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Aparecida de Goiânia