Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos do IFG discutem no Câmpus Aparecida formas de fortalecimento das entidades estudantis
Organização estudantil

Publicado: Terça, 11 de Abril de 2017, 17h23 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2017, 12h32

A abertura da reunião contou com a presença do reitor do IFG, que incentivou maior participação dos estudantes na Instituição

Representantes de entidades e coletivos estudantis de diversos câmpus do Instituto Federal de Goiás reuniram-se nesta terça-feira, 11, no Câmpus Aparecida de Goiânia para discutir formas de fortalecimento das organizações estudantis na Instituição. Os estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e de cursos superiores foram recepcionados pelo Reitor Jerônimo Rodrigues da Silva, que destacou aos estudantes a importância de eles participarem ativamente da Instituição. O encontro foi organizado pela Pró-Reitoria de Extensão do IFG.

O reitor lembrou que estão abertas as inscrições para registro de candidaturas ao Conselho Superior (CONSUP), o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONEPEX) e a Comissão Própria de Avaliação (CPA) do Instituto Federal de Goiás, em que os estudantes podem votar e ser votados. “O espaço de vocês é muito grande e precisa ser ocupado”, afirmou Jerônimo. Ele falou ainda da aproximação das eleições para Reitor e para diretores gerais de dez câmpus da Instituição e da abertura das discussões do Plano de Desenvolvimento Institucional que, na sua opinião, são processos que se enriquecem com a participação dos alunos.

“O espaço de vocês é muito grande e precisa ser ocupado”, afirmou o reitor Jerônimo Rodrigues da Silva

Participaram também da abertura do encontro, os pró-reitores de Extensão, Sandro Di Lima, e de Ensino, Adriana dos Reis Ferreira, a diretora geral e o gerente administrativo do Câmpus Aparecida de Goiânia, Ana Lucia Siqueira de Oliveira e Divino Lopes de Alvarenga, da diretora geral do Câmpus Goiânia Oeste, Oneida Cristina Gomes, e da nutricionista Renata David de Moraes, da Proex.  O pró-reitor Sandro Di Lima ressaltou que a Instituição não interfere nas pautas de discussão dos estudantes e considera importantes os questionamentos e participações estudantis. Após as apresentações, os dirigentes deixaram o auditório, para que os estudantes debatessem assuntos de interesse específico e os temas que devem compor a pauta do encontro de estudantes do IFG este ano.

Expectativas

A estudante Bárbara Xavier, de curso técnico integrado ao Ensino Médio no Câmpus Itumbiara, estava com boas expectativas da reunião. Ela considera que os estudantes em seu câmpus são bem organizados, mas acha que as ações estudantis precisam de mais apoio e que a troca de ideias com colegas de outros lugares pode ser positiva.  Paulo Morais, que faz curso técnico integrado ao Ensino Médio no Câmpus Luziânia acha muito importante esse reconhecimento da Reitoria do IFG sobre o espaço dos alunos dentro da Instituição. “É uma atitude que ajuda muito no nossa organização, para conseguirmos o atendimento de nossas demandas”, afirmou.

Milton Santos, que cursa Licenciatura em Dança no Câmpus Aparecida de Goiânia, avalia que as iniciativas horizontalizadas, em que todos os agentes podem participar, colaboram para uma formação politizada dos estudantes, de forma a poderem fazer interferências positivas na gestão da Instituição.

Imagens da reunião

Coordenação de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Aparecida de Goiânia