Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Bailarino luso-brasileiro ministra oficina de Dança no IFG Aparecida de Goiânia
Início do conteúdo da página
Dança

Bailarino luso-brasileiro ministra oficina de Dança no IFG Aparecida de Goiânia

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2017, 18h10 | Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2017, 17h06

 O bailarino vai trazer aos participantes o procedimento "touch" e vai trabalhar a improvisação e a relação entre cinema e dança

Com formação em Dança e mestrado em Cinema, o bailarino possui ampla pesquisa que é parte de seu trajeto na arte (foto: divulgação)

O bailarino, coreógrafo e cineasta luso-brasileiro José Artur Campos vai ministrar uma oficina de dança nesta quarta-feira, 3 de maio, das 17 às 19 horas, no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. A atividade, organizada pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Dança, é aberta a todas as pessoas interessadas. José Artur trabalhou com as companhias portuguesas Instável e Filandorra  e para a Companhia Siameses em São Paulo. Ele ministra regularmente aulas para profissionais e iniciantes em Portugal e Brasil e está em Goiânia para duas apresentações e um workshop (informações abaixo). Sua oficina no IFG Aparecida será ministrada voluntariamente.

“Eu cruzo essas duas janelas que é um tipo de caminho tanto para o palco como para o filme”

Na oficina, José Artur vai trabalhar a improvisação e a relação entre cinema e dança. Ele vai trazer aos participantes o procedimento denominado “touch”, que utiliza em seu solo “mimo”. O “touch” aborda um ambiente de escuta onde se questiona com o corpo a nossa própria tecnologia de movimento, alterado nos últimos tempos pós o touch screen, que inaugura uma qualidade de mapa sensível para as superfícies de toque. José Artur Campos explica que, tendo formação em Dança e mestrado em Cinema, possui uma ampla pesquisa que já é parte de seu trajeto na arte. “Para essa aula que vou dar no dia 3 em Aparecida, eu vou utilizar esse pensamento coreográfico para a construção de imagens e deixar que o corpo materialize esses movimentos e que consiga liberar essa energia de composição promovendo e provocando outras composições”, sintetiza.

Apresentações

José Artur é profissional do Coreocinema, vertente da Dança que utiliza a linguagem do Cinema. “Eu cruzo essas duas janelas que é um tipo de caminho tanto para o palco como para o filme”, conta. Para participar da oficina, a pessoa interessada pode se inscrever no momento da aula.

Em Goiânia, José Artur Campos vai representar o dancefilm 'meia-de-leite' inserido na programação do D'olhar Festival Itinerante de Dança e Vídeo, que está sendo realizado até 30 de abril no Centro Cultural UFG, irá ministrar um workshop intensivo de técnica e improvisação em dança contemporânea para o Das Los Grupo de Dança, nos dias 1, 2 e 4 de maio, e apresentar a performance solo 'mimo' no 14º Festival Galhofada, de 5 a 7 de maio.

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página