Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Formatura da primeira turma de Engenharia Civil é momento histórico para o IFG Aparecida
Formatura

Publicado: Segunda, 08 de Maio de 2017, 09h29 | Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2017, 18h03

O curso foi o primeiro de Engenharia oferecido no turno noturno em instituição pública de ensino no Estado de Goiás

Reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva, ao presidir a cerimônia de colação de grau dos novos engenheiros civis formados pela Instituição

Um momento histórico. Assim foi definida por formandos e autoridades acadêmicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, a formatura da primeira turma do curso de Bacaharelado de Engenharia Civil do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia. A cerimônia de colação de grau foi realizada na noite de sexta-feira, 5, no Teatro do Câmpus Goiânia.

Iniciado junto da implantação do Instituto Federal de Goiás no município de Aparecida, o curso foi o primeiro de Engenharia a ser oferecido no turno noturno em instituição pública de ensino no Estado de Goiás, dando a oportunidade a jovens trabalhadores que quisessem fazer uma graduação na área. Os formandos escolheram para nome da turma, o do engenheiro Paulo César Pereira, então reitor do IFG na época da implantação do Câmpus. Foi padrinho da turma, o chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Wanderley Azevedo de Brito, e foram homenageados os professores Ana Maria Barbosa Lemos e Murilo Meiron.

A oradora da turma, Ana Paula de Oliveira Pereira, lembrou os sonhos, alegrias e dificuldades dos estudantes durante a graduação e fez um agradecimento especial aos pais e professores em nome de todos os colegas. “Hoje não somos mais colegas de faculdade, mas colegas de profissão”, afirmou. Ana Paula destacou que ela e os colegas amadureceram e fortaleceram laços de amizade nos cinco anos de convivência no curso de Engenharia Civil.

“O evento mais solene de uma instituição de ensino superior é a cerimônia de colação de grau. Para mim é uma honra presidir esta sessão solene”, reitor Jerônimo Rodrigues da Silva

Reconhecimento

O chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas, professor Wanderley Azevedo de Brito, disse ter se sentido honrado por ser escolhido para apadrinhar a turma. Ele falou do diferencial da formação oferecida pelo Instituto Federal de Goiás e destacou a alta qualificação dos professores. “Nosso projeto é qualificado por cada um de vocês e por todos os estudantes de Engenharia Civil aqui presentes e que integram a nossa comunidade”, disse.  Brito ressaltou o reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação, com nota 4 em uma escala de 5.

A diretora geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professora Ana Lucia Siqueira de Oliveira, lembrou a trajetória dos formandos de Engenharia Civil, que se mistura com a história do IFG no município de Aparecida de Goiânia. “Vocês deram conosco os primeiros passos, acompanharam o crescimento de nossa estrutura física, a construção dos laboratórios do Complexo Tecnológico de Engenharia Civil e a conquista do reconhecimento do curso junto ao Ministério da Educação”, falou Ana Lucia. Ela comentou que foi acertada a escolha dos formandos para que o nome da turma fosse o do professor Paulo César Pereira, pelo empenho do então reitor para a criação de unidade do IFG na cidade de Aparecida de Goiânia e para a implantação do curso de Engenharia Civil.

Após a leitura do Termo de Colação de Grau pelo coordenador de Registros Acadêmicos e Escolares, Willis Alves Pereira, os formandos tiveram o ponto mais alto da cerimônia: a entrega dos diplomas pelos integrantes da mesa de autoridades. “O evento mais solene de uma instituição de ensino superior é a cerimônia de colação de grau. Para mim é uma honra presidir esta sessão solene”, afirmou o reitor do Instituto Federal de Goiás, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, em seu pronunciamento.

O reitor parabenizou os formandos por terem superado as muitas dificuldades e apelos da vida e terem concluído a graduação, mas ressaltou que a formação profissional não pode ser interrompida com a conclusão da faculdade.  Jerônimo Rodrigues registrou que muitos jovens brasileiros não conseguem a oportunidade de uma educação de qualidade, mas que é preciso insistir na conquista da plena educação como meio de transição para o Brasil que queremos.

Juntaram-se aos familiares e amigos dos formandos na platéia do Teatro IFG, a pró-reitora de Ensino do IFG, professora Adriana dos Reis Ferreira, o gerente administrativo do Câmpus Aparecida de Goiânia, Divino Lopes de Alvarenga, e diversos professores e servidores técnico-administrativos do IFG.

Colaram grau na primeira turma de Bacharelado em Engenharia Civil do IFG Aparecida de Goiânia : Ana Paula de Oliveira Pereira, Andre Demori, Augusto Lenard Alves, Barbara Pereira da Silva Marçal, Gustavo Rodrigues de Oliveira Abreu, Hebert Oliveira Santos e Marcos Henrique Resende de Morais.

Imagens da cerimônia de Colação de Grau

Coordenação de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Aparecida de Goiânia