Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para Residência Coreográfica e Workshop do "Procurando o Eixo” podem ser feitas até dia 29
Início do conteúdo da página
Dança

Inscrições para Residência Coreográfica e Workshop do "Procurando o Eixo” podem ser feitas até dia 29

Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2017, 09h56 | Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2017, 17h09

As ações do projeto incluem também atividades abertas, como palestra e roda de conversa, no IFG e no Centro Cultural UFG

imagem sem descrição.

Estão abertas até o dia 29 de maio as inscrições para o projeto “Procurando o Eixo”, que envolve Residência Coreográfica em Processos Criativos para Balé e Workshop de práticas de ensino do Balé, palestra e roda de conversa, com os renomados bailarinos Flávio Sampaio, Roberto de Oliveira, Rosely Conz e Adriano Bittar (veja currículos abaixo). O evento é uma ação de extensão da coordenadora do curso de Licenciatura em Dança do IFG, professora Rousejanny Ferreira, e será realizado entre os dias 13 e 18 de junho, com ações no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia e no Centro Cultural UFG.

O projeto “Procurando o Eixo” visa a proporcionar formação continuada nos âmbitos da prática de ensino e composição coreográfica em balé e promover momentos de reflexão entre interessados pelos aspectos da dança nas cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia. “Levantar o debate coreográfico, estético e pedagógico do balé traz a oportunidade de lançar mão de alguns conceitos pré-formados sobre esta dança, como por exemplo, a ideia que é uma dança que sobrevive dos seus repertórios gloriosos do século XVIII e XIX, da imagem romântica, branca, disciplinar e conservadora”, explica a professora Rousejanny.

Autora do projeto, a coordenadora do curso de Licenciatura em Dança relata que há no Brasil uma carência de coreógrafos, bailarinos e pesquisadores debruçados sobre as questões sobre o balé. Segundo ela, os debates e experimentações possibilitam a compreensão do que é e do que atravessa essa dança no nosso tempo. Rousejanny Ferreira destaca que o projeto “Procurando o Eixo” é uma ação que vem favorecer o intercâmbio de artistas, estudantes e professores de dança da Região Metropolitana de Goiânia interessados nas propostas de debate, formação e criação coreográfica tendo o balé como eixo norteador do processo.

Ações

A primeira atividade da programação do “Procurando o Eixo” será uma palestra com os professores Adriano Bittar e Flávio Sampaio, sobre a Medicina da Dança. Eles vão abordar aspectos como prevenção e tratamento de lesão, a saúde em práticas de ensino, espaços escolares e performance do bailarino. A palestra será ministrada no dia 13 de junho, às 19 horas, no miniauditório B do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia.

Os diálogos sobre dança serão proporcionados também na conversa “Dançando fora de Casa: Oportunidades de estudos em dança no exterior”, que os participantes terão a oportunidade de fazer com a bailarina Rosely Conz. Ela vai abordar as possibilidades de estudos de graduação e pós-graduação em dança em universidades norte-americanas. A atividade é aberta e será realizada no dia 16 de junho, às 17h45, no Centro Cultural UFG.

A “Residência Coreográfica em Processos Criativos para Balé” será ministrada pelo coreógrafo Roberto de Oliveira, estudioso do método Improvisation Technologies, que é uma referência para o balé contemporâneo. A atividade é de 14 horas e tem a proposta de produção de um processo artístico com 10 bailarinos, a serem selecionados via currículo e carta de intenção. A Residência será desenvolvida no Centro Cultural UFG nos seguintes dias e horários:

  • 15 a 17/06 (quinta-feira a sábado) – das 13h30 às 17h30
  • 18/06 (domingo) – das 10h às 12h

Em outra frente, o “Workshop de práticas de ensino do Balé – Estudos anatômicos e didáticos” será ministrado pelo professor Flávio Sampaio, com duração de 10 horas. Para esta atividade serão selecionados, via currículo e carta de intenção, 20 professores de dança de escolas e academias públicas e privadas. O Workshop será ministrado no Centro Cultural UFG no seguinte período:

  • 15 a 17/06 (quinta-feira a sábado) - das 9h às 12h30
  • 18/06 (domingo) – das 10h às 12h

Ao final da realização da Residência Coreográfica e do Workshop será feita uma Roda de Conversa com Roberto de Oliveira e Flávio Sampaio, para dialogar sobre os feitos e avaliação do cenário do balé na atualidade. O debate é destinado aos fazedores de dança da cidade, artistas, estudantes e público em geral. Além disso, os participantes terão um momento para assistir a uma apresentação dos processos coreográficos desenvolvidos na residência do professor Roberto de Oliveira.

 

Conheça os ministrantes

Adriano Bittar - Professor de Pilates, professor da Universidade Estadual de Goiás, pesquisador, fisioterapeuta, bailarino e coreógrafo. É especialista em Terapia Craniossacral e Dança, mestre em Artes Cênicas e doutor em Arte. Integrou a Quasar Companhia de Dança, o Solo Grupo de Dança e o Por Quá grupo experimental de dança. Adriano Bittar foi também atleta profissional de voleibol, tendo experimentado e sido treinado para a performance atlética de alto rendimento. Ele conheceu o Pilates no Laban Centre em Londres em 1996 e fez parte da geração inicial de professores dessa escola, tendo criado o primeiro curso de Pós-graduação em Pilates do Centro-Oeste.

Flávio Sampaio - Dançou profissionalmente no Balé do Teatro Guaíra de Curitiba e no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde permaneceu por vinte anos. Professor da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, maitre de ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e professor da Escola Estadual de Danças Maria Olenewa. Flávio Sampaio foi um dos autores da reestruturação da Faculdade de Dança UniverCidade – RJ, criador do projeto pedagógico e coordenador do Curso de Dança da Universidade Gama Filho – Fortaleza, diretor do Colégio de Dança do Instituto Dragão do Mar e diretor Artístico da Bienal Internacional de Dança do Ceará. É autor do livro “Ballet Essencial” – editora Sprint e é idealizador do projeto “DançaR Paracuru” trabalho sócio/cultural que reúne em sua sua cidade natal (Paracuru – CE) uma escola de Danças com cerca de 300 crianças e adolescentes. Flávio Sampaio recebeu da Fundação Itaú Cultural o Prêmio Rumos Educação – 2011/2012.

Roberto de Oliveira - Professor de dança, coreógrafo, bailarino e mestre em filosofia pela PUC-Rio, formou-se no balé pelo método Vaganova com Mme. Eugênia Feodorova e Rosália Verlangieri, com passagens pelo Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ulmer Ballet (Alemanha), Béjart Ballet Lausanne (Suíça) e Balletto di Toscana (Itália). Foi coreógrafo-residente do Ballet de Stuttgart e Ballet da Ópera de Berlim. Ministra cursos de improvisação, composição e criação a partir do Improvisations Technology de William Forsythe. Roberto de Oliveira é maître-de-ballet convidado da Déborah Colker Cia. De Dança, integrou o quadro docente da Faculdade de Dança da UFRJ e é atualmente professor de filosofia na Escola Americana do Rio de Janeiro.

Rosely Conz - Mestra em Artes da Cena pela UNICAMP, onde também completou o seu Bacharelado em Dança. Seu segundo mestrado (Master of Fine Arts) foi realizado na University of Colorado, em Boulder - Estados Unidos, em maio de 2016. Nesta universidade, Rosely continuou a pesquisa que vinha realizando sobre a integração dos métodos somáticos Alexander Technique e Ideokinesis ao processo de desenvolvimento técnico e criativo do bailarino contemporâneo. Atualmente, Rosely leciona na Michigan State University (EUA), onde é responsável pelos cursos de Ballet, Coreografia e Apreciação Estética em Dança. 

 

Inscrições

As pessoas interessadas em participar do “Procurando o Eixo”, devem enviar carta de intenção e currículo resumido para o e-mail procurandooeixo@gmail.com. São oferecidas 10 vagas para “Residência Coreográfica em Processos Criativos para o balé” e 20 vagas para o “Workshop Ferramentas para o ensino do balé – estudos anatômicos e didáticos”. A palestra de abertura e a Roda de Conversa são atividades abertas a todas as pessoas interessadas. Acompanhe mais informações sobre o “Procurando o Eixo” na página do projeto no Facebook: https://www.facebook.com/Procurando-o-Eixo-1832833740302119/

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Aparecida de Goiânia

 

 

Fim do conteúdo da página