Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professores do IFG participam da elaboração de documento do MEC sobre educação inclusiva
Inclusão

Publicado: Quinta, 18 de Maio de 2017, 15h29 | Última atualização em Quinta, 18 de Maio de 2017, 15h43

O diretor Executivo do IFG, Adelino Cândido Pimenta (centro), participou da abertura da reunião como reitor substituto da Instituição

O assessora Especial para Inclusão Social Produtiva e Diversidade na Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Franclin Nascimento (à esquerda), com a professora Waléria Vaz, o diretor Executivo do IFG e reitor substituto, professor Adelino Pimenta, o pró-reitor de Administração, Ubaldo Eleutério, e professor Thiago Aguiar

O Instituto Federal de Goiás está participando das discussões, junto ao Ministério da Educação, para definição de ações integradas relativas à inclusão e diversidade. Os professores Waléria Batista da Silva Vaz Mendes e Thiago Cardoso Aguiar, do curso de Pedagogia Bilíngue, estão reunidos nesta quarta e quinta-feiras, 17 e 18 de maio, com o assessor Especial para Inclusão Social Produtiva e Diversidade na Educação Profissional e Tecnológica, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), Franclin Nascimento, e com representantes de outras instituições públicas que atuam na área de educação inclusiva no Brasil para a elaboração de documento sobre o assunto. O diretor Executivo do IFG, professor Adelino Cândido Pimenta, participou da abertura da reunião como reitor substituto da Instituição. Estava também na abertura do encontro, o pró-reitor de Administração, Ubaldo Eleutério.

“Criaremos um documento orientador sobre a política de educação inclusiva integrada entre SETEC e SECADI para a Rede Federal”, destaca a professora Waléria Vaz.

A base das discussões é a lei n° 13.146/15, a chamada Lei Brasileira da Inclusão, que estabelece regras e orientações para assegurar e promover o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. A reunião está proporcionando uma retomada na discussão de ações integradas envolvendo a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). A professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes explica que a discussão está sendo resgatada pelo Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental (DPE) e avalia que a iniciativa é muito importante porque, segundo ela, as questões sobre Educação Inclusiva no MEC estavam esquecidas desde 2011.

“Criaremos um documento orientador sobre a política de educação inclusiva integrada entre SETEC e SECADI para a Rede Federal”, destaca a professora Waléria, que participou do projeto de criação do curso de Pedagogia Bilíngue no IFG e foi a primeira coordenadora do curso, instituído em 2015 no IFG e o primeiro do Brasil na modalidade presencial. O escopo do documento deve ficar pronto até o final do encontro.

Estão participando também das discussões, representantes do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), Marcelo Ferreira de Vasconcelos Cavalcanti; do Instituto Benjamin Constant (IBC), órgão ligado ao MEC e referência na área da deficiência visual, João Ricardo Melo Figueiredo; do Colégio Pedro II, Vera Maria Ferreira Rodrigues; dos Institutos Federais de Educação de Brasília, Paraná, Triângulo Mineiro e Amazonas; da Diretoria de Políticas Especiais da SECADI, José Rafael de Miranda, e das seguintes coordenações do MEC: Política Pedagógica da Educação Especial, José Rafael Miranda, Política de Acessibilidade na Escola, Iêdes Soares Braga, e Articulação da Política de Inclusão nos Sistemas de Ensino, Linair Moura Barros Martins.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Aparecida de Goiânia