Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG Aparecida realiza primeira colação de grau presencial após o período de ensino remoto
Início do conteúdo da página
Formatura

IFG Aparecida realiza primeira colação de grau presencial após o período de ensino remoto

Publicado: Quinta, 30 de Junho de 2022, 13h32 | Última atualização em Quinta, 21 de Julho de 2022, 14h16

Presidida pela reitora Oneida Irigon, a cerimônia foi realizada na noite desta quarta-feira, 29 de junho, e reuniu formandos dos cursos de Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Diretor-geral do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende, com Raíssa Regis da Silva, que colou grau no curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue
Diretor-geral do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende, com Raíssa Regis da Silva, que colou grau no curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

A primeira colação de grau presencial do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Aparecida de Goiânia após o período de Ensino Remoto Emergencial provocado pela pandemia de Covid-19 reuniu 39 formandos dos três cursos superiores ofertados no câmpus: Bacharelado em Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue. A solenidade foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 29 de junho, no Anfiteatro Municipal Cantor Leonardo, em Aparecida de Goiânia. O momento foi de muita emoção para os novos profissionais e para o público presente, que incluiu servidores do IFG, familiares e amigos dos formandos.

A cerimônia foi presidida pela reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon. Ela destacou que a Instituição imprime seu diferencial em tudo o que faz, desde o processo seletivo até a solenidade de formatura, sempre marcado com o carinho e respeito de servidores com seus estudantes. Oneida citou a característica diferenciada do Câmpus Aparecida de Goiânia, que se sobressai na diversidade e no aspecto cultural. A reitora falou aos formandos que a trajetória deles no IFG é “uma experiência de vida muito além de um mero percurso acadêmico” e conclamou os novos profissionais a não desistirem do Brasil nem da Educação como poder de transformação. Ela comentou o empenho da Instituição em garantir a qualidade das aulas durante o Ensino Remoto Emergencial e fez um agradecimento especial aos intérpretes de Libras de todo o IFG.

O diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, professor Eduardo de Carvalho Rezende, destacou o atributo especial da cerimônia presencial após dois anos de distanciamento físico. Ele ressaltou também a importância particular de ser aquela a primeira de que ele participava investido no cargo de diretor-geral. Eduardo parabenizou os formandos pela dedicação aos estudos e o enfrentamento das dificuldades das aulas remotas em um período significativo do curso. Ele manifestou seu pesar pelas perdas que muitos sofreram com a pandemia e encorajaram os formandos a “não deixar de sonhar, criar e de lutar por um mundo melhor”. O diretor-geral comentou que apesar da situação crítica do país nas áreas da educação, arte e outras, a boa formação deve garantir-lhes a confiança para o desempenho próspero em suas profissões.

 

Transformação

Após fazerem os juramentos, em que firmaram o compromisso de exercer com ética e respondabilidade suas profissões, os formandos receberam a outorga de grau da reitora Oneida Irigon. Representando, respectivamente, as turmas de Engenharia Civil, Licenciatura em Dança e Pedagogia Bilíngue, foram juramentistas Sávio Aparecido dos Santos Pereira, Thaís de Souza Nascimento Leite e Amanda Pascoal da Silva Santos. Representaram as turmas na outorga de grau os formandos Nayara Maranha da Silva Souza, Bruno Santana da Silva e Karla Moreira Santos.

Em nome de seus colegas, os oradores dos três cursos fizeram agradecimentos a professores e técnicos do IFG Aparecida, familiares e amigos, fizeram reflexões sobre o percurso percorrido no Instituto Federal de Goiás e dos estudos durante a pandemia e falaram também de transformação. Representando o curso de Engenharia Civil, o formando Kevin Sanches de Oliveira Silva conclamou os colegas a uma dedicação incansável à transformação dos espaços, da sociedade e, acima de tudo, de si mesmos.

A formanda Dagmar Dnalva da Silva Bezerra, em nome da turma de Licenciatura em Dança, falou das lembranças que todos vão levar e da importância delas para seguir em frente. Ela destacou o privilégio da formação em uma instituição pública de qualidade e da importância de a Dança ser conteúdo da educação básica. Representando a turma de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, Nataly Lobão Rosa ressaltou a mudança pessoal e profissional vivida pelos estudantes que estavam se formando e do que esses futuros pedagogos podem fazer por uma sociedade melhor. “Saímos de uma visão de mundo pequena e limitada e imergimos em um universo cheio de conhecimento, com um olhar para a diversidade, inclusão e humanidade”, afirmou Nataly.

 

Mesa e intépretes

A mesa diretiva da colação de grau contou também com as presenças da chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do IFG Aparecida, professora Mara Lina Rodrigues; o coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Murilo Meiron de Pádua Soares; a coordenadora do curso de Licenciatura em Dança, Professora Luciana Gomes Ribeiro; a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes; o coordenador de Registros Acadêmicos e Escolares do câmpus, técnico administrativo Flávio dos Santos Silva; e a superintendente de Ensino da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, professora Idelma Maria Oliveira da Silva, que esteve representando o prefeito, Vilmar Mariano, e o secretário de Educação, Divino Gustavo.

A cerimônia contou com a presença de intérpretes de Libras em todos os momentos. Elas fizeram a tradução para o plateia e para o palco, onde estavam três formandas surdas, do curso de Pedagogia Bilíngue. Foram intérpretes de Libras no evento as profissionais Lucélia Fernandes de Sousa Seixas, Joseane de Carvalho Pereira, Milena Alves Pereira e Thaís Regina Moreira Lobeu.

 

Imagens da cerimônia

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página