Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG é parceiro na realização do II Seminário de Educação Bilíngue, aberto nesta terça em Goiânia
Inclusão

Publicado: Terça, 30 de Maio de 2017, 12h32 | Última atualização em Terça, 30 de Maio de 2017, 13h04

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Ruberley Rodrigues, representou o reitor Jerônimo Rodrigues da Silva na abertura do evento

Alunos do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG estão participando das palestras e também fazendo apresentação de pôsteres e trabalhos de pesquisa e atuando como monitores

O Instituto Federal de Goiás é um dos realizadores do II Seminário Goiano de Educação Bilíngue, aberto nesta terça-feira, dia 30, no Centro de Cultura e Eventos da UFG. Alunos e professores do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG, que é ministrado no Câmpus Aparecida de Goiânia, estão envolvidos na programação, que integra palestras e minicursos e recebeu mais de 800 inscrições de Goiânia, do interior e também de outros estados. Representante da instituição na organização do evento, o professor Thiago Cardoso Aguiar destaca que o Seminário, além de ser importante para disseminar e compartilhar conhecimentos, é uma grande oportunidade principalmente para pessoas que têm pouco acesso à informação sobre educação de surdos.  Thiago é também presidente do Fórum de Educação Bilíngue de Goiás.

O primeiro Seminário Goiano de Educação Bilíngue aconteceu em 2013, organizado pela Associação de Surdos de Goiânia e esta segunda edição do Seminário envolve um conjunto de instituições que atuam diretamente com pessoas surdas, com o propósito de discutir a educação bilíngue por meio da socialização dos saberes e experiências. São parceiros do IFG na realização do evento, o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES-RJ) – que é a primeira escola pra surdos do País, o Fórum Estadual em Defesa da Educação Bilíngue Libras/Português Escrito em Goiás, a Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, o Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez, a Associação de Surdos de Goiânia, a Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia e a Gerência de Ensino Especial da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte do Estado de Goiás.

Na avaliação do professor Thiago Cardoso Aguiar (à esquerda na foto, com a professora Waléria Vaz, a coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue, Aleir Ferraz Tenório, e a diretora geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, Ana Lucia Siqueira), o Seminário de Educação Bilíngue é um evento ímpar para a comunidade surda. “Um evento que se propõe a discutir as dificuldades que essa comunidade tem contribui para a melhoria da inclusão social dos surdos”, afirmou. Ele destaca que o evento possibilita à comunidade surda firmar posição na comunidade acadêmica, mostrando sua história e suas demandas atuais. “Marcar esse território dentro do meio acadêmico é muito importante porque esse meio influencia os demais meios da nossa sociedade”, ressalta o professor.

Abertura e programação

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do Instituto Federal de Goiás, professor Ruberley Rodrigues de Souza, representou o reitor Jerônimo Rodrigues da Silva na mesa de abertura do Seminário. Ele falou que é um privilégio para o IFG poder contribuir com a formação de surdos no curso de Pedagogia Bilíngue. Ruberley destacou o desenvolvimento de importantes projetos do Instituto na educação bilíngue, como a ferramenta Virtual Sign, um tradutor em tempo real e bidirecional para a comunicação entre surdos e ouvintes, desenvolvida em parceria com o Instituto Politécnico do Porto (Portugal).

O envolvimento dos alunos do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG no II Seminário Goiano de Educação Bilíngue está bastante ativo, com apresentação de pôsteres e trabalhos de pesquisa e também atuando como monitores. A coordenadora geral do II Seminário de Educação Bilíngue, Juliana Guimarães, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, destacou o reconhecimento de valor do Seminário e a grande quantidade de participantes.

Ainda na abertura, os participantes puderam assistir a uma apresentação cultural com crianças do Centro Especial Elysio Campos, da Associação dos Surdos de Goiânia. A programação do evento prossegue até amanhã, dia 31. A atividade de encerramento será a mesa redonda “Educação Bilíngue para Surdos: experiências, políticas e perspectivas”, que conta com a presença da professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes (IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia), Gabriela Rizo (UFRRJ e Consultora Técnica do INES) e Stefânia Steves da Silva Sena (UFG), com coordenação de Roseane Ramos Silva dos Santos (Centro de Atendimento aos Surdos).

Confira aqui a programação do Seminário

Imagens da abertura do Seminário

Coordenação de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Aparecida de Goiânia