Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG abre inscrições para programas de Iniciação à Docência e Residência Pedagógica
LICENCIATURAS

Publicado: Segunda, 03 de Outubro de 2022, 19h05 | Última atualização em Segunda, 03 de Outubro de 2022, 19h05

Por meio de quatro editais diferentes, serão selecionados estudantes e também professores que queiram atuar nos programas

O Instituto Federal de Goiás, por meio de sua Pró-Reitoria de Ensino, abriu nesta segunda-feira, 3, processos seletivos de estudantes bolsistas e voluntários para o Programa Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e Programa Residência Pedagógica (PRP).  Também serão selecionados professores para atuarem como supervisores e preceptores. As inscrições podem ser feitas, exclusivamente pela internet, até o próximo dia 11.

Para o Pibid, são ofertadas 120 bolsas e mais 30 vagas para estudantes voluntários. Para o PRP, são 300 bolsas e 58 vagas para voluntários. As bolsas de ambos os programas são concedidas pela Capes no valor de R$ 400 reais, pelo prazo de 18 meses. Os estudantes selecionados como voluntários terão prioridade na concessão de bolsas, caso haja desistências de bolsistas.

Para se inscrever, o estudante deve estar matriculado num dos cursos de licenciatura do IFG listados em cada um dos editais, deve ter cadastro do currículo na Plataforma Capes de Educação Básica e também conta bancária.

Se a inscrição for para o Pibid, o interessado deve ter concluído, no máximo, 60% da carga horária do curso. Se for para o PRP, a exigência é de conclusão de, no mínimo, 50% da carga horária ou estar no 5º período do curso. Há ainda, entre outras exigências, a da não acumulação de bolsas, todas elas detalhadas nos editais.

As inscrições para ambos os programas devem ser feitas pelo preenchimento de formulário eletrônico disponível no endereço eletrônico https://www.ifg.edu.br/projetos-e-programas, acompanhado dos documentos listados em cada um dos editais. Para efetivar a inscrição o candidato(a) deverá realizar o upload de toda a documentação e anexos exigidos. Os documentos deverão ser digitalizados, formatados em pdf e anexados individualmente no momento da inscrição no formulário eletrônico.

Supervisores e preceptores

Também estão abertas as inscrições para professores licenciados das escolas-campo para o Pibid e o PRP que queiram atuar como supervisores (Pibid) ou preceptores (PRP). Os selecionados vão receber bolsas individuais de R$ 765 mensais, por um período de até 18 meses. As bolsas serão liberadas de acordo com o cronograma da Capes.

São ofertadas 15 vagas para supervisores do Pibid e 63 para preceptores da Residência Pedagógica. Os interessados devem possuir licenciatura que corresponda ao componente curricular ou ao curso do subprojeto;  possuir experiência mínima de dois anos no magistério na educação básica; ser professor na escola-campo; estar atuando em sala de aula na área do subprojeto e possuir disponibilidade do tempo necessário para realizar as atividades previstas para sua atuação no programa e ter obrigatoriamente, cadastro no currículo na Plataforma Capes de Educação Básica, disponível no endereço eletrônico http://eb.capes.gov.br, que será utilizado para fins de verificação dos requisitos para concessão das bolsas e composição do quadro de reserva.

As inscrições devem ser exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico https://www.ifg.edu.br/projetos-e-programas. Os candidatos devem preencher o formulário de inscrição  e deve realizar o upload de toda a documentação exigida. Os documentos deverão ser digitalizados, formatados em pdf e anexados individualmente no momento da inscrição no formulário eletrônico. O resultado final das seleções será divulgado dia 28 de outubro e as atividades dos projetos devem começar em novembro.

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.