Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Aparecida de Goiânia retoma projeto “Conhecendo o IFG”

Câmpus Aparecida de Goiânia retoma projeto “Conhecendo o IFG”

Publicado: Quarta, 05 de Outubro de 2022, 16h34 | Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2022, 14h15

A escola CEPI Cruzeiro do Sul visitou o câmpus nesta terça-feira, 4 de outubro, e é a primeira de cinco escolas já agendadas para este mês

O Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG está retomando esta semana o projeto “Conhecendo o IFG”, uma ação de extensão que abre as portas do câmpus para que estudantes de outras escolas conheçam os cursos oferecidos e a estrutura do IFG na cidade. Para este mês de outubro, cinco escolas de nível fundamental e de ensino médio estão com visitas agendadas. A primeira foi realizada nesta terça-feira, dia 4, pela escola Centro de Ensino em Período Integral - CEPI Cruzeiro do Sul, com 4 turmas de 3º ano do Ensino Médio.

As informações dadas aos estudantes priorizaram os cursos de nível superior, que são o foco dos visitantes, mas abordaram também os cursos técnicos integrados, nas modalidades tempo integral e EJA, e o curso de pós-graduação, para que possam comunicar a amigos e familiares. O primeiro momento da visita foi no miniauditório B do IFG Aparecida, onde os estudantes assistiram a pronunciamentos da gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professora Gláucia Rosalina Machado Vieira; do diretor-geral do câmpus, professor Eduardo de Carvalho Rezende, do técnico administrativo Marco Aurélio da Silva Santos e dos professores Giovana Consorte, Maria de Jesus Gomides, Waléria Batista da Silva Vaz Mendes e Carlos Rangel Neves Otto.

Após uma apresentação do projeto “Conhecendo o IFG” pela gerente da Gepex e de uma exposição do diretor-geral sobre a história do IFG e da presença da Instituição no Estado, os servidores docentes e técnico administrativo presentes falaram dos cursos ofertados no Câmpus Aparecida de Goiânia, abordando as respectivas propostas pedagógicas e as possibilidades de trabalho em cada área. Em seguida, os estudantes visitaram laboratórios e salas utilizadas em aulas práticas nos cursos superiores, como a Bilingoteca (brinquedoteca do cursos de Pedagogia Bilíngue), salas de dança, teatro e música, utilizadas no curso de Licenciatura em Dança, e o Centro Tecnológico de Engenharia Civil.

Ampliar visão

Acompanharam os estudantes, pelo do CEPI Cruzeiro do Sul, a professora Magda Luiza de Aguiar Ferreira; a coordenadora de Pátio, Mariana Sousa Machado; e a bibliotecária Doraci Maria dos Santos Barbosa. Para a professora Magda, a visita ao IFG é muito importante para os estudantes ampliarem sua visão sobre as possibilidades que existem para continuidade de seus estudos.

A estudante Hadassa Sara Viana pensa em fazer o curso de Engenharia Civil e disse ter gostado muito da visita. Ela agora vê no IFG uma possibilidade para o próximo ano. “Se eu decidir mesmo fazer Engenharia, aqui será muito bom, porque é perto da minha casa, tem muita coisa que eu nem sabia que era da Engenharia Civil e tem professores muito bons”, afirmou Hadassa. O estudante Kauã Rodrigues disse que não conhecia ainda o IFG, porque veio de outro estado há pouco tempo. Situação um pouco diferente de Tainá Vitória da Silva Oliveira e de Arthur Araújo, que já conheciam o IFG “só de nome”. Embora eles queiram fazer um curso que não é oferecido pelo IFG em nível superior, gostaram da visita e consideram que foi útil para levar a outras pessoas informações que acham serem importantes.

Aproximação

O projeto “Conhecendo o IFG” nasceu de um projeto da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) , para ser conduzido nos câmpus por meio da Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) de cada unidade. No Câmpus Aparecida de Goiânia, o projeto foi de extrema importância nos primeiros anos do período de implantação, a partir de 2012. Para a dirigente da Gepex, professora Gláucia Rosalina Machado Vieira, a retomada do projeto colabora com a aproximação da instituição e da sociedade, tanto para o acesso de novos alunos como para ampliar as possibilidades de outras ações em conjunto com a comunidade.

Cinco escolas agendaram visitas para outubro no IFG Aparecida:

04/10 - Centro de Ensino em Período Integral Cruzeiro Do Sul

Alunos de 3º ano do Ensino Médio

05/10 - Colégio Estadual Machado de Assis

06/10 - Duas escolas:

Escola Portal do Sucesso

Alunos de 9º ano - Ensino Fundamental

Colégio Estadual Machado de Assis

10/10 - Escola Municipal Pontal Sul

18/10 - Centro Bilíngue Elysio Campos / Associação de Surdos de Goiânia

Alunos surdos e ouvintes - visita específica para conhecer o curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

*Data a ser definida: equipe do projeto Conhecendo o IFG visitará o Colégio Estadual Masomilton Alves de Oliveira, para levar informações sobre os cursos da modalidade Educação de Jovens e Adultos a alunos de 9° Ano da EJA

Para trazer alunos de 9º ano do Ensino Fundamental, inclusive na modalidade Educação de Jovens e Adultos, e do 3º ano do Ensino Médio, as escolas podem entrar em contato com a Gepex do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia pelo e-mail gepex.aparecida@ifg.edu.br ou pelos telefones (62) 3507-5972 e 3507-5983.

Conheça os cursos oferecidos no IFG

Acesse as imagens da visita de estudantes da escola CEPI Cruzeiro do Sul

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia