Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Abertas as inscrições para o programa de mobilidade acadêmica das instituições públicas de Goiás
PMIPES-GO

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2022, 09h21

Estudantes dos cursos superiores do IFG podem se inscrever até 7 de novembro na coordenação do seu curso

Programa de mobilidade acadêmica das instituições públicas de Goiás está com inscrições abertas

Estão abertas a partir desta sexta-feira, 7, as inscrições para o Programa de Mobilidade Acadêmica das Instituições Públicas de Ensino Superior de Goiás (PMIPES-GO). O programa permite aos graduandos cursar componentes curriculares de seu curso em instituição diferente da sua de origem, por até três semestres letivos consecutivos. Os estudantes interessados podem se inscrever até o dia 7 de novembro, para se beneficiar da mobilidade acadêmica no primeiro semestre de 2023.

Além do Instituto Federal de Goiás, participam do PMIPES o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a Universidade Federal de Goiás (UFG), a Universidade Federal de Jataí (UFJ) e a Universidade Federal de Catalão (UFCat).

No âmbito do IFG, podem participar do programa os alunos dos cursos superiores que estão regularmente matriculados. Para que o estudante se candidate, ele precisa ter concluído pelo menos 20% da carga horária de integralização do curso de origem e ter, no máximo, duas reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

O estudante do IFG interessado em participar do PMIPES deve se dirigir à coordenação do seu curso para preencher, com o coordenador, o formulário de solicitação da participação no Programa. O estudante precisa estar atento às disciplinas oferecidas pelas outras instituições e se as disciplinas poderão ser aproveitadas.

Os coordenadores dos cursos encaminharão as solicitações via SUAP (processo eletrônico), à coordenação do PMIPES-GO no IFG, acompanhadas dos seguintes documentos: cópia do RG, CPF e título eleitoral; histórico escolar original, formulário de solicitação de Mobilidade, carta de Apresentação do/a discente assinada pela coordenação do curso, e ementário das disciplinas cursadas até o presente semestre.

A coordenação do PMIPES - IFG encaminhará, via ofício, a solicitação para a instituição de ensino de destino via ofício. Os alunos devem aguardar a resposta que os coordenadores dos cursos receberão pelo SUAP. Tanto em caso positivo como negativo, o aluno e o coordenador do seu curso serão informados pela Coordenação Institucional.

Alunos externos

O estudante de outra instituição que deseja cursar componentes curriculares no IFG deve realizar as mesmas ações descritas acima na sua coordenação de curso. O pedido será enviado à coordenação Institucional da sua Instituição, que o encaminhará ao IFG para encaminhamento à coordenação de curso receptora.

Havendo o aceite ou não, o estudante será informado. Em caso positivo, o pedido será devolvido à sua coordenação para ciência, e a coordenação do curso do IFG vai informar ao aluno o período de matrícula. Os ementários das disciplinas do IFG podem ser obtidos no seguinte link: http://cursos.ifg.edu.br/

Saiba mais acessando a página do PMIPES-GO (menu lateral Pró-Reitoria de Ensino, aba Programa e Projetos, seção "Programa IPES-GO de Mobilidade Acadêmica" .

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.