Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo Incubador do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG será inaugurado no dia 26 de outubro
Inovação

Publicado: Terça, 18 de Outubro de 2022, 12h33 | Última atualização em Terça, 18 de Outubro de 2022, 12h53

Palestrantes vão informar os participantes sobre conceito, objetivo e perspectivas do Núcleo, que deverá proporcionar condições para a criação, o desenvolvimento e a consolidação de empreendimentos e projetos caracterizados por atividade econômica, por atividade de impacto social ou por produção artística e cultural na região de Aparecida de Goiânia

A cerimônia de inauguração, com três palestras, será realizada das 14 às 17 horas, no miniauditório B do Câmpus Aparecida de Goiânia

O Núcleo Incubador do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia será oficialmente inaugurado no dia 26 de outubro, em cerimônia a ser realizada das 14 às 17 horas, no miniauditório B do câmpus. Criado a partir de proposta enviada à chamada de adesão da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFG - Edital n. 13/2021, para implantação de núcleos de incubação, o Núcleo do Câmpus Aparecida de Goiânia nasce com o propósito de se constituir como unidade de incubação de empreendimentos sociais e tecnológicos, localizados na região de Aparecida de Goiânia. Palestras vão informar e esclarecer dúvidas dos participantes, que podem se inscrever pelo Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (SUGEP) do IFG, pelo link https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/f67ea054-9595-47d3-bf9e-a84b83d0e992/inscricao. Estudantes do IFG Aparecida com certificação terão direito a horas complementares.

O Núcleo Incubador deverá possibilitar a estruturação de uma rede que envolva os setores público e privado para promover a formação complementar de empreendedores em áreas compatíveis com as atividades de ensino, pesquisa e extensão oferecidas pelo IFG no Câmpus Aparecida de Goiânia. Conforme os objetivos propostos pela Proex/IFG, o Núcleo Incubador vai proporcionar um ambiente e condições adequadas para a criação, o desenvolvimento e a consolidação de empreendimentos e projetos caracterizados por atividade econômica, por atividade de impacto social ou por produção artística e cultural.

O Núcleo Incubador do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia é vinculado à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex), sob gestão da professora Gláucia Rosalina Machado Vieira, e tem três coordenadores: os professores Douglas Xavier de Andrade, Manuela Alvarenga Nascimento e Pammila Rodrigues Japiassú Corrêa. São estagiárias bolsistas do Núcleo, as estudantes Karla Katiuska Batista Santos (do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue) e Vitória Souza de Almeida (do curso Técnico Integrado em Alimentos).

Palestras informativas

A Gepex convida toda a comunidade de Aparecida de Goiânia para participar da inauguração, que contará com as presenças de representantes da Pró-Reitoria de Extensão do IFG, da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, do Sebrae em Aparecida de Goiânia e outras autoridades no assunto a ser tratado. Para esclarecer o público presente sobre o conceito, os objetivos e as perspectivas do Núcleo Incubador, serão realizadas três palestras, na programação da cerimônia de inauguração, com os seguintes temas e palestrantes:

• Escritório de estímulo às incubações no IFG: inovação e transformação social

Profa. Lillian Pascoa Alves - Diretora de Ações Profissionais e Tecnológicas do Instituto Instituto Federal de Goiás (IFG)

• A experiência da Casa de Projetos Sociais da UFG

Prof. Fernando Antonio Ferreira Bartholo - Coordenador da Incubadora Social da Universidade Federal de Goiás (UFG)

• A experiência da Incubadora 3D Aparecida

Daniele Marcasso - Coordenadora da Incubadora 3D do município de Aparecida de Goiânia

O evento de inauguração do Núcleo Incubador vai também marcar o início do projeto de ensino Desafio IFG Empreendedor, que tem o objetivo de promover uma formação participativa de estudantes do Câmpus Aparecida de Goiânia voltada às necessidades e problemas sociais, através de capacitação relacionada ao processo empreendedor e à inovação.

Para participar da inauguração do Núcleo Incubador e ter direito a certificação, é preciso fazer inscrição no Sistema Unificado de Gestão de Extensão e Pesquisa (SUGEP) do IFG. O certificado dá direito a horas complementares a estudantes do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia