Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Núcleo Incubador do IFG Aparecida de Goiânia é lançado com engajamento de parceiros
Início do conteúdo da página
Inovação

Núcleo Incubador do IFG Aparecida de Goiânia é lançado com engajamento de parceiros

Publicado: Sexta, 28 de Outubro de 2022, 14h50 | Última atualização em Segunda, 31 de Outubro de 2022, 12h38

Representantes do IFG, da UFG e da Prefeitura de Aparecida de Goiânia participaram do lançamento na quarta-feira, dia 26 de outubro, com informações, relatos de experiências e estímulo ao envolvimento de estudantes

Da esquerda para a direita: Douglas Xavier (coordenador do Núcleo de Incubação), Eduardo Rezende (diretor-geral do IFG Aparecida), Pammila Japiassú (coordenadora do Núcleo de Incubação), Gláucia Vieira (gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão) e Willian dos Santos (pró-reitor de Extensão do IFG), no lançamento do Núcleo de Incubação do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia
Da esquerda para a direita: Douglas Xavier (coordenador do Núcleo de Incubação), Eduardo Rezende (diretor-geral do IFG Aparecida), Pammila Japiassú (coordenadora do Núcleo de Incubação), Gláucia Vieira (gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão) e Willian dos Santos (pró-reitor de Extensão do IFG), no lançamento do Núcleo de Incubação do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia

Com a proposta de se constituir como uma unidade de incubação de empreendimentos sociais e tecnológicos na região de Aparecida de Goiânia, foi lançado nesta quarta-feira, 26 de outubro, o Núcleo Incubador do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia. Representantes do meio acadêmico e da Prefeitura Municipal uniram-se a estudantes para dar início à proposta da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Goiás que está sendo abraçada pelos câmpus. O evento de lançamento em Aparecida de Goiânia contou com palestras de representantes do IFG, da UFG e da Prefeitura, que precederam a inauguração solene do espaço onde o núcleo vai funcionar. 

São coordenadores do Núcleo Incubador no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, os professores Douglas Xavier de Andrade, Manuela Alvarenga Nascimento e Pammila Rodrigues Japiassú Corrêa. Na avaliação de Douglas e Pammila, a inauguração representa um marco para consolidação do IFG no mundo do empreendedorismo e da inovação em Aparecida de Goiânia. “O núcleo incubador surge com os valores da inovação, sustentabilidade, ética e respeito à diversidade e busca ser referencia na geração e consolidação de empreendimentos de base tecnológica e social em Aparecida de Goiânia e região” afirmaram.

 

Informação e experiências

Foram proferidas três palestras aos estudantes e servidores presentes ao lançamento, que esclareceram sobre conceito, objetivos e perspectivas do Núcleo Incubador. As apresentações foram iniciadas pela diretora de Ações Profissionais e Tecnológicas do IFG, professora Lillian Pascoa Alves. Ela falou sobre o Escritório de Estímulo às Incubações (EEIn-IFG), que apoia a geração e a consolidação de empreendimentos de cunho social e de base tecnológica inovadora. Lillian explicou que o Escritório oferece formação para estruturação de projetos, inclusive na área de captação de recursos. Segundo informou, há atualmente nove núcleos incubadores na Instituição, entre eles o do Câmpus Aparecida de Goiânia.

A experiência da Universidade Federal de Goiás, na chamada Casa de Projetos Sociais, foi apresentada aos participantes pelo coordenador da Incubadora Social da UFG, professor Fernando Antonio Ferreira Bartholo. Ele falou da história da incubadora, das vivências e peculiaridades e dos desafios enfrentados. Fernando Bartholo destacou a importância de uma visão voltada à sociedade e à coletividade, em especial no que diz respeito a cooperativas.

Experiência de trabalho na área foi trazida também pela coordenadora da Incubadora 3D do município de Aparecida de Goiânia, Daniele Marcasso. Ela discorreu sobre a atuação da Incubadora 3D, que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e fornece apoio para a criação, o desenvolvimento e a consolidação de empreendimentos que se proponham a desenvolver inovação tecnológica ou agregar valor a processos, produtos e serviços.

Para os coordenadores Pammila Rodrigues Japiassú Corrêa e Douglas Xavier de Andrade, as palestras foram extremamente relevantes para que a comunidade do câmpus pudesse compreender alguns aspectos teóricos relacionados aos núcleos incubadores e ambientes de inovação, bem como ter contato com experiências de incubadoras que já estão em funcionamento há bastante tempo. O Núcleo de Incubação IFG Aparecida é subordinado à Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e conta também com participação das estagiárias Karla Katiuska Batista Santos (do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue) e Vitória Souza de Almeida (do curso Técnico Integrado em Alimentos).

 

Benefícios aos estudantes e à sociedade

A mesa diretiva de lançamento do Núcleo Incubador IFG Aparecida contou com as presenças do  pró-Reitor de Extensão do IFG, Willian Batista dos Santos; o diretor-geral do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, Eduardo de Carvalho Rezende; e o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Aparecida de Goiânia, Hans Miller Rodrigues de Medeiros. Estavam também presentes a servidora Laisy Cristina de Oliveira Freitas, da Pró-Reitoria de Extensão do IFG; a chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do Câmpus Aparecida de Goiânia, Mara Lina Rodrigues; e a gerente de Administração do câmpus, Raíssa Regis da Silva. Foi mestre de cerimônias do evento, a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Gláucia Rosalina Machado Vieira.

O pró-reitor Willian Batista dos Santos falou da importância do momento, destacando as presenças de representantes da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Ele citou o Centro de Referência em Pesquisa e Inovação do IFG - CiteLab, que é um espaço de interação entre os principais eixos tecnológicos da instituição, e destacou a importância das ações que enriquecem a formação dos estudantes e promovem benefícios à sociedade. O pró-reitor parabenizou o Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG e a equipe que está se formando no Núcleo Incubador, colocando-se à disposição para contribuir com o que for necessário. Willian falou aos estudantes presentes sobre a importância de eles participarem do Núcleo.

O diretor-geral Eduardo de Carvalho Rezende destacou a importância do momento. Para Eduardo, o Núcleo Incubador no Câmpus Aparecida de Goiânia é um importante passo para que a educação integral ofertada pela instituição e que está em constante busca por aperfeiçoamento em seus princípios, esteja alinhada à cultura da inovação, que é cada vez mais exigida no mundo do trabalho e demandada para o enfrentamento de questões sociais, ambientais e econômicas vivenciadas pela população. “As parcerias que estamos firmando e as que vamos firmar para o desenvolvimento do Núcleo Incubador vão atender às demandas por aprendizagem em contextos reais da vida nos âmbitos da ciência, da tecnologia e da produção, valorizando sempre as pessoas envolvidas, que são o foco de maior importância em todo processo educativo”, falou Eduardo.

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, Hans Miller Rodrigues de Medeiros, parabenizou o IFG pelo lançamento do Núcleo Incubador e destacou que a Prefeitura está de portas abertas para que pesquisadores da instituição se utilizem da infraestrutura municipal para o desenvolvimento de seus trabalhos. Hans Miller contou ter se formado em uma instituição pública, a UFG, e que reconhece e valoriza o investimento público na Educação. Para ele, o Núcleo Incubador nasce como uma ferramenta importante para a região de Aparecida de Goiânia.

 

Desafios

Criado a partir de proposta enviada à chamada de adesão da Pró-Reitoria de Extensão do IFG - Edital n. 13/2021, para implantação de núcleos de incubação, o Núcleo do Câmpus Aparecida de Goiânia deverá proporcionar um ambiente e condições adequadas para a criação, o desenvolvimento e a consolidação de empreendimentos e projetos caracterizados por atividade econômica, por atividade de impacto social ou por produção artística e cultural. Fisicamente, o Núcleo está instalado em uma sala no pavimento térreo do Bloco A do Câmpus Aparecida de Goiânia.

As palestras do evento de lançamento do Núcleo foram também o primeiro encontro do Projeto de Ensino “Desafio IFG Empreendedor”. A ação tem o objetivo de promover uma formação voltada para as necessidades e problemas sociais, através da capacitação relacionada ao processo empreendedor e à inovação. Os participantes terão dez encontros semanais às quartas-feiras, no período vespertino, ao longo do semestre letivo de 2022/2.

 

 

 

Acesse imagens do evento de Lançamento do Núcleo Incubador IFG Aparecida

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página