Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Pedagogia EaD do Instituto Nacional de Educação de Surdos forma sua primeira turma
Formatura

Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 13h17 | Última atualização em Quarta, 16 de Novembro de 2022, 16h11

Pelo polo do IFG no curso, colou grau o agora pedagogo bilíngue Inácio Antônio Athayde Oliveira

Inácio Antônio Athayde Oliveira colou grau em Pedagogia EaD no polo IFG/INES

Foi realizada nesta quinta-feira, 10 de novembro, a formatura da primeira turma do curso de Pedagogia EaD, ministrado pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e que tem o Instituto Federal de Goiás (IFG) como um de seus 12 polos no país. A cerimônia foi realizada dentro da programação do Congresso Internacional e Seminário Nacional do INES (COINES), que está sendo realizado de 9 a 11 de novembro no Centro de Convenções da Bolsa do Rio de Janeiro. Pelo IFG, colou grau o agora pedagogo bilíngue Inácio Antônio Athayde Oliveira.

A solenidade de formatura foi conduzida pelo diretor-geral do INES, Paulo André Martins Bulhões. Ele se disse muito orgulhoso pela formatura das pessoas que agora poderão ensinar diretamente aos surdos na língua deles. “Nosso coração está em festa pelas crianças que aguardam vocês nas escolas bilíngues”, disse o diretor. Estavam também presentes outros dirigentes e professores do INES e o representante do Ministério da Educação, Rodrigo Rosso. Onze formandos colaram grau presencialmente. Algumas instituições também tiveram alunos que se formaram remotamente. Vídeo da cerimônia está disponível no canal do INES no YouTube.

O IFG é a única instituição de Goiás a oferecer o curso de Pedagogia EaD do Instituto Nacional de Educação de Surdos. O polo é sediado no Câmpus Aparecida de Goiânia e o curso online foi iniciado em 2019. No Câmpus Aparecida é ofertado também o curso presencial de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, criado em 2014, o que coloca o IFG como referência no estado e uma das referências no país na formação de pedagogos bilíngues.

Instituições parceiras

Ainda dentro da programação do Congresso Internacional e Seminário Nacional do INES, foi divulgada nesta sexta-feira, 11, uma Carta de Encaminhamentos oriundos do I Fórum de Pedagogia Bilíngue, realizado no IFSC - Câmpus Palhoça no mês de setembro. No documento, as instituições formadoras de pedagogos bilíngues no Brasil -- Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal de Goiás e Instituto Nacional de Educação de Surdos apresentam propostas aos poderes públicos federal, estaduais e municipais, bem como a instituições formadoras, para avanços na implementação da educação bilíngue e valorização dos profissionais de tradução e interpretação, entre outras medidas. Acesse aqui a Carta de Encaminhamentos na íntegra.

Para a coordenadora do polo IFG no curso de Pedagogia do INES e coordenadora do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG, professora Waléria Batista da Silva Vaz Mendes, a parceria que existe entre o IFG, IFSC e o INES em prol da educação bilíngue para surdos e da criação das escolas bilíngues tem se fortalecido a cada dia. “Quanto mais estivermos juntas, como instituições parceiras, mais se fortalece, aos nossos alunos ouvintes e principalmente aos surdos, o direito a essa educação de qualidade”, afirmou Waléria. Na leitura da Carta de Encaminhamento no COINES, a professora Waléria foi representada pelo recém graduado em Pedagogia pelo IFG/INES, Inácio Antônio Athayde Oliveira.

IMAGENS da formatura e de outras atividades da programação do COINES

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia