Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Contribuição da ciência e da tecnologia para mais igualdade entre os seres humanos é destacada na palestra de abertura da V Secitec
Início do conteúdo da página
V Secitec

Contribuição da ciência e da tecnologia para mais igualdade entre os seres humanos é destacada na palestra de abertura da V Secitec

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 14h20 | Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 16h56

O evento, aberto na noite desta segunda-feira, 21 de novembro, está sendo realizado simultaneamente à Semana da Consciência Negra e inclui o I Encontro de Egressos do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG

A palestrante Marcilene Pelegrine Gomes (UFG) ressaltou a importância das instituições públicas de ensino, que são responsáveis pela maioria das pesquisas científicas no país
A palestrante Marcilene Pelegrine Gomes (UFG) ressaltou a importância das instituições públicas de ensino, que são responsáveis pela maioria das pesquisas científicas no país

A contribuição da ciência e da tecnologia para um desenvolvimento socioeconômico que favoreça a igualdade entre os seres humanos foi assunto de palestra e diálogo na abertura da V Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), na noite desta segunda-feira, dia 21 de novembro. O evento está sendo realizado concomitantemente à Semana da Consciência Negra do IFG Aparecida de Goiânia e o I Encontro de Egressos do câmpus. A abertura contou ainda com apresentações artísticas bastante diversificadas, que antecederam a palestra. A V Secitec é uma responsabilidade da Gerência de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão e é voltada às comunidades interna e externa do IFG Aparecida. O evento prossegue até esta quarta, 23, com variada programação nos períodos matutino, vespertino e noturno.

A palestra de abertura foi proferida pela professora Dra. Marcilene Pelegrine Gomes, da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduada em História e Mestre e Doutora em Educação, ela provocou o público participante com indagações que entremearam o seu pronunciamento. A professora destacou que os avanços propiciados pela ciência e tecnologia precisam ser distribuído de forma igualitária para todas as pessoas. Ela pontuou dificuldades estruturais para o desenvolvimento de pesquisas, como baixos salários a pesquisadores e a falta de política para a área da ciência, da tecnologia e da inovação a curto, médio e longo prazo que impulsione o desenvolvimento de forma articulada à melhoria da qualidade de vida da população, entre outros pontos. A palestrante, entretanto, também apontou perspectivas positivas, como o fato de o Brasil ser o 13º maior produtor de conhecimento científico no mundo. Marcilene ressaltou a importância das instituições públicas de ensino, que são responsáveis pela maioria das pesquisas científicas no país.

Para superar as desigualdades estruturais no Brasil, a palestrante enfatizou a importância da “ação forte de um estado democrático que promova, coordene e articule políticas de valorização e investimento na ciência, na tecnologia e na inovação, atrelado a um projeto de desenvolvimento social e econômico”. A professora Marcilene comentou o trabalho que ela qualificou como positivamente diferenciado do Instituto Federal de Goiás no acolhimento dos estudantes.

 

Apresentações artísticas

A diversidade marcou as apresentações artísticas na abertura da V Secitec e Semana da Consciência Negra do IFG Aparecida, que animou e encantou com o público com performances de inspiração na cultura negra e também na cultura erudita. No hall do Bloco B, os participantes assistiram às apresentações dos grupos Zapp Funk e Dance Mix Funk, que dançaram ao estilo do denominado “Funk Disco Goiano”. Um dos dançarinos foi Charles da Silva Neiva, que é egresso do curso de Licenciatura em Dança do IFG e atualmente tem o título de mestre em Antropologia Social. Ele fez uma apresentação dos grupos, com quem atua há muitos anos.

Em seguida o público se acomodou no auditório, onde pôde acompanhar a apresentação do “Ciclo de canções de Beethoven: An Die Ferne Geliebte”, na voz do tenor Hudson Ayres, acompanhado do pianista Luiz Giunta. Antes da interpretação musical, Hudson declamou à plateia o poema que compõe o ciclo de canções que ele apresentaria. O tenor falou também um pouco da trajetória do compositor Beethoven, que mesmo após ter ficado surdo -- deficiência que começou a acometê-lo aos 27 anos -- continuou compondo memoráveis obras.

 

Espaço de diálogo

Presidindo a mesa de autoridades na cerimônia de abertura do evento, o diretor-geral do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende, falou da importância da Secitec, que, em um amplo leque de atividades abertas às comunidades interna e externa, expõe a característica do Instituto Federal de Goiás de ser um espaço de diálogo com a sociedade e, nessa relação, evidenciar a função social da nossa Instituição, sempre valorizando a Educação, a Ciência e a Tecnologia. “Queremos instigar a curiosidade e o interesse dos participantes, em especial dos nossos alunos, para que a produção científica e tecnológica possa contribuir com mais valor e qualidade de vida ao ser humano e para a solução dos problemas que afligem a humanidade”, falou o diretor. Eduardo enalteceu o fato de a Secitec estar sendo realizada em conjunto com a Semana da Consciência Negra e o Encontro de Egressos.

Integraram também a mesa de autoridades, a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão do IFG Aparecida, professora Gláucia Rosalina Machado Vieira, a chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas (DAA), Mara Lina Rodrigues, a coordenadora da Comissão Permanente de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR), professora Keith Daiani da Silva Braga, e o diretor de Igualdade Racial da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, André Luiz de Souza. Foi mestre de cerimônias nas atividades de abertura, o professor Wellington Cardoso de Oliveira.

O diretor de Igualdade Racial da Prefeitura, André Luiz de Souza, destacou a importância da parceria entre o IFG e a Prefeitura Municipal e salientou o valor de debates com o público jovem sobre discriminação e violência. “Parabéns ao IFG pela Secitec e a Semana da Consciência Negra”, afirmou. A chefe do DAA, professora Mara Lina Rodrigues, falou da felicidade de a Secitec poder voltar a ser presencial após dois anos de isolamento físico pela pandemia de Covid-19. “A Secitec traz inúmeras oportunidades de vivências, especialmente aos alunos”, comentou. A titular da Gepex, professora Gláucia Vieira, agradeceu o apoio de alunos e servidores que tornam possível a realização dos três eventos que estão acontecendo de forma conjunta e destacou a todos que convidem pessoas da comunidade externa para participar das atividades da programação. A coordenadora da CPPIR, professora Keith Braga, destacou a importância de a Semana da Consciência Negra estar associada às atividades da Semana de Educação, Ciência e Tecnologia, cuja programação reúne todos os cursos do câmpus e integrar as variadas áreas do conhecimento.

 

Recursos de Acessibilidade

A abertura da V Secitec foi um momento que também marcou a utilização de novos recursos de acessibilidade no IFG Aparecida, promovida pela equipe de intérpretes de Libras. Um deles, inspirado em apresentação artística no Câmpus Goiânia do IFG, consistiu em distribuir balões de ar aos estudantes surdos a outras pessoas interessadas, para que sentissem, com as mãos, as vibrações sonoras das apresentações artísticas. Outro recurso, foi trazido e utilizado pela intérprete de Libras Thais Regina Lobeu. Ela é deficiente auditiva e utilizou um radiotransmissor para fazer a interpretação de falas da palestrante e de autoridades da noite aos estudantes surdos, sem o prejuízo de interferências que a prejudicassem no trabalho.

A intérprete de Libras Cátia Dias Marques, que organiza o trabalho da equipe de intérpretes no Câmpus Aparecida de Goiânia, conta que a partir de agora esses recursos devem passar a ser rotina do trabalho dos intérpretes, tanto em eventos como nas aulas. Além de Cátia e Thais, estão também atuando na tradução em Libras das atividades da Secitec, Semana da Consciência Negra e Encontro de Egressos, os intérpretes Marly Rodrigues da Silva Souza, Joseane de Carvalho Pereira, Milena Alves Pereira e Antonio Pereira Gonçalves Filho.

 

Programação

A programação da V Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec) do Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG), a Semana da Consciência Negra e o I Encontro de Egressos do câmpus segue até esta quarta-feira, 23 de novembro, com oficinas, palestras, apresentações artísticas, minicursos, mostra de filosofia, ação de saúde, mesas e rodas de conversa e sessões de comunicações orais sobre trabalhos de pesquisa que são desenvolvidos por alunos e professores.

Confira a Programação Completa

Caderno de resumos das comunicações orais, palestras, mesas e oficinas

Inscrições

 

Imagens:

Cerimônia de Abertura (21/11)

Segundo dia (22/11) - manhã

Segundo dia (22/11) - tarde e noite

Terceiro dia (23/11)

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página