Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Importância da Educação marca pronunciamentos na formatura dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG
Formatura

Publicado: Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 12h18 | Última atualização em Quarta, 07 de Dezembro de 2022, 12h32

Ao todo, onze novas profissionais colaram grau em cerimônia realizada na noite desta terça-feira, 6 de dezembro

Graduadas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue (dez à esquerda) e de Licenciatura em Dança (à direita)

A participação das mulheres no ensino superior foi evidenciada na cerimônia de colação de grau dos cursos de Licenciatura em Dança e Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Aparecida de Goiânia, realizada na noite desta terça-feira, dia 6 de dezembro. Ao todo, onze mulheres celebraram a conclusão de seus cursos, sendo uma da Licenciatura em Dança e dez de Pedagogia Bilíngue. O diretor-geral do câmpus, professor Eduardo de Carvalho Rezende, destacou em seu pronunciamento, que o empoderamento feminino por meio da Educação é um modelo para meninas e mulheres brasileiras no enfrentamento às desigualdades de gênero. Ele ressaltou ainda o valor da carreira docente, abraçada pelas novas profissionais.

“Na Licenciatura, vocês abraçaram a Educação como missão de vida no processo de formação e transformação da sociedade por meio das pessoas”, afirmou o diretor, que parabenizou as formandas e desejou que sejam perseverantes em um contínuo crescimento, tanto em seus projetos pessoais como nos profissionais, na educação de crianças, jovens ou adultos e na formação do ser humano integral. Eduardo lembrou que as novas profissionais vivenciaram as dificuldades do isolamento físico e do ensino remoto no decorrer de suas graduações em função da pandemia de covid-19 e destacou o papel desempenhado pelo IFG e demais instituições públicas de ensino e pesquisa no enfrentamento do problema em benefício de toda a sociedade.

A solenidade de colação de grau foi presidida pelo reitor substituto do Instituto Federal de Goiás, professor José Carlos Barros Silva, que é diretor-executivo do IFG e representou a reitora da Instituição, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon. Cumprimentando as novas profissionais, agora como suas “colegas professoras”, o reitor substituto falou da emoção provocada por uma formatura. José Carlos comentou a importância educacional e social das duas áreas profissionais assumidas pelas graduadas. Ele destacou a necessidade das pedagogas bilíngues para que a segunda língua seja trabalhada na escola desde as séries iniciais, fortalecendo a necessária inclusão, e ressaltou o quanto a arte, a música e a dança “salvaram” as pessoas isoladas no período de pandemia. O reitor substituto falou da formação humana e integral possibilitada pelo IFG.

Conhecimento e sensibilidade

Pronunciando-se em nome das formandas dos dois cursos, a oradora Lourdes Fernandes de Lima agradeceu a Deus pela “direção e proteção”, ao IFG pela oportunidade que tiveram de estudar em uma instituição pública e agradeceu professores e coordenadores de curso pelos ensinamentos e “acolhimento sensível”. Lourdes agradeceu também a comunidade surda pelas trocas e partilha de conhecimentos. Ela destacou que novas graduadas tiveram uma formação que contemplou pesquisa, cientificidade e arte, que as levaram ao conhecimento e à sensibilidade necessários para trabalhar na missão de educar. A oradora citou Paulo Freire, destacando serem imprescindíveis na educação, o respeito ao outro, a reflexão crítica sobre a prática e a consciência do inacabamento.

Foi juramentista pelos dois cursos, a formanda Cristiana Sousa Caixeta Aquino. Representaram a outorga de grau, as formandas Larissa Pascoal da Silva Santos, da Licenciatura em Dança, e Nayany dos Santos Pinheiro, da Licenciatura em Pedagogia Bilíngue. Entre as novas profissionais, está a técnica em Enfermagem do IFG Aparecida de Goiânia, Andrea Rodrigues de Almeida Silva, que graduou-se em Pedagogia Bilíngue.

Além do reitor substituto do IFG e do diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, a mesa diretiva da cerimônia contou também com as presenças da chefe do Departamento de Áreas Acadêmicas do IFG Aparecida, professora Mara Lina Rodrigues; a coordenadora do curso de Licenciatura em Dança, professora Luciana Gomes Ribeiro; a coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, Waléria Batista da Silva Vaz Mendes; e o coordenador de Registros Acadêmicos e Escolares, técnico administrativo Flávio dos Santos Silva, que realizou a leitura do Termo de Colação de Grau, documento que conferiu o grau acadêmico às concluintes dos cursos.

Foi mestre de cerimônias no evento, o professor Kélio Junior Santana Borges. A solenidade foi realizada no Teatro do Câmpus Goiânia do IFG e contou com a participação de intérpretes de Libras em todos os atos da solenidade.

Acesse aqui imagens da Colação de Grau

Coordenação de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Aparecida de Goiânia