Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunas do Câmpus Aparecida de Goiânia vencem primeiro e segundo lugares em concurso literário do Câmpus Anápolis na modalidade Crônica
Literatura

Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 12h06 | Última atualização em Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 12h06

O III Concurso Literário do IFG - Câmpus Anápolis foi aberto a estudantes dos 14 câmpus, nas modalidades Conto, Crônica e Poema

Duas alunas do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia receberam as premiações de 1º e 2º lugares do III Concurso Literário do IFG - Câmpus Anápolis, na modalidade “Crônica”. O concurso foi aberto a estudantes dos 14 câmpus, nas modalidades Conto, Crônica e Poema, e a premiação foi divulgada no dia 27 de outubro, integrando a programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Karla Katiuska Batista Santos, do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, obteve o primeiro lugar com a crônica “Ah Mar Pequi”; e Geisla Martins Ribeiro, do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Química, obteve a segunda colocação com a crônica “O que ouvi falar sobre amor?”. Elas receberam seus prêmios na quinta-feira, dia 15 de dezembro, na Biblioteca do Câmpus Aparecida de Goiânia.

Karla Katiuska recebeu troféu e certificado das mãos da bibliotecária Suzane Gonçalves Duarte Peixoto. Esta foi a terceira premiação que a estudante recebe em concursos no IFG por sua produção literária. As duas anteriores foram no Câmpus Inhumas, onde ela foi premiada pela Biblioteca Atena em dois concursos de resenha, tendo obtido o terceiro lugar no ano passado e o primeiro lugar este ano. Para Karla Katiuska, a premiação recebida este mês é mais um reconhecimento da dedicação à leitura e produção literária, características que ela diz cultivar desde que ingressou no curso de Pedagogia Bilíngue. “Fiquei imensamente feliz ao saber o resultado”, relata a estudante. Ela revela que as premiações a têm motivado a planejar projetos futuros nessa área.

Geisla Ribeiro recebeu medalha e certificado das mãos das bibliotecárias Thalita Franco dos Santos Dutra e Suzane Gonçalves Duarte Peixoto. Estavam também presentes no momento da entrega, a professora de Língua Portuguesa Raquel Araújo Mendes de Carvalho e seus colegas de turma do 3º ano de Química. A estudante já participou de outros concursos literários, mas é a primeira vez que é premiada. Ela se considera melhor em poesia do que em crônica, mas a premiação na categoria crônica mostra que seu talento também está nessa modalidade. Geisla diz que a premiação é um incentivo a escrever mais.

Incentivo e reconhecimento

A bibliotecária Thalita Franco destaca aos estudantes a importância da literatura e da leitura. Ela comentou que as atividades da Biblioteca do Câmpus Aparecida de Goiânia na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foram pensadas no sentido de incentivar a leitura e de valorizar os estudantes que cultivam esse hábito. Nos dois dias de evento no Câmpus Aparecida de Goiânia, foram realizadas a IV edição do Sarau Cultural, roda de conversa e a brincadeira “Jogos Literários”, que envolveu os estudantes do IFG Aparecida com diversas atividades de competição e premiação por conhecimentos em Literatura e Língua Portuguesa.

O 3º Concurso Literário do IFG – Câmpus Anápolis foi coordenado pela professora Michele Siqueira e contou com parceria da equipe da Biblioteca Clarice Lispector e apoio da comissão organizadora da Semana da Biblioteca naquele câmpus. A iniciativa teve o objetivo de fomentar a escrita entre os alunos da instituição, reconhecer os talentos literários dos alunos e incentivar o interesse pela literatura.

Imagens da entrega das premiações

Coordenação de Comunicação Social / Câmpus Aparecida de Goiânia, com informações do Câmpus Anápolis