Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Dança Contemporânea invade Câmpus Aparecida de Goiânia

Dança Contemporânea invade Câmpus Aparecida de Goiânia

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2017, 12h18

Apresentação de dança atraiu estudantes e servidores do IFG Aparecida

Na manhã desta 4ª feira, 07, estudantes e servidores do IFG Aparecida de Goiânia puderam apreciar e participar do trabalho performático de um grupo de Campo Grande/MS chamado Conectivo Corpomancia, que trouxe até o câmpus a performance “Sem Cerimônia”.

O trabalho é chamado de intervenção justamente por ocupar o espaço coletivo sem um roteiro previamente preparado, interagindo com o lugar e com as pessoas que estão à volta. Os artistas se deslocaram por todas as áreas abertas do câmpus, como o gramado e os pátios dos blocos, finalizando a apresentação à sombra dos eucaliptos. Durante o deslocamento diversos alunos se sentiram à vontade para intervir e participar dos movimentos do Conectivo Corpomancia, que, curiosamente, não usavam música.

“É totalmente inusitado. Não é uma coisa que a gente vê normalmente. Eles falaram que fazem esse trabalho nas ruas das cidades e eu acho que isso é bom, já que hoje em dia as pessoas não apreciam tanto a arte. Então se cada um puder assistir e ter sua própria interpretação sobre aquilo, é muito bacana.”

(Sara Neves, 17, aluna do 3º ano de Química).

O aluno Lucas Souza (17), também do curso de Química, disse que achou bem curioso: “Mexe com o nosso lado criativo, de ver aquilo encaixado em um contexto de improvisação e não ensaiado. Desperta a nossa imaginação.”.

Ao final o grupo Sul Mato Grossense agradeceu as interferências dos alunos e professores, reconhecendo a importância dessa conexão e troca. A performance foi realizada no IFG Aparecida a convite da coordenação do curso de Licenciatura em Dança.

O Conectivo Corpomancia ainda deixou um convite, para que todos estejam presentes também na apresentação que farão nesta quinta-feira, 08/06, na Praça do Trabalhador, às 19h30, de um outro trabalho, chamado “Ação Cerimoniosa”.

Fronteira entre movimentos e dança

‘Sem cerimônia: ser-cidade’, traça uma relação entre o corpo e a cidade (suas calçadas, vitrines, postes, faixas de pedestre, monumentos, pontos de ônibus, meio fios e pessoas), com o propósito de pesquisar a fronteira entre movimentos cotidianos e dança. As intervenções urbanas acontecem pelas ruas da cidade, sem aviso prévio, o objetivo é provocar um ruído no cotidiano urbano e chamar atenção para as questões do corpo na rua. Ariane Nogueira, Franciella Cavalheri, Henrique Lucas, Marcos Mattos e Ralfer Campagna são os intérpretes-criadores que dão vida as ações.

A intervenção busca assinalar a poética das cidades, dos seus espaços de conviver, de transitar, de se relacionar e assim provocar sensações no cotidiano das pessoas que eventualmente possam ter um contato, ainda que breve e inesperado, com a arte e com a dança, em seu dia a dia.

O projeto ‘Sem Cerimônia’ foi executado pela primeira vez em 2012 por meio do Prêmio Funarte Artes na Rua 2011, que proporcionou ao grupo novas possibilidades de experimentar a dança e a sua inserção no dia a dia das pessoas.

Veja aqui as imagens da performance.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia