Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aula e palestra sobre Medicina da Dança abrem programação do projeto “Procurando o Eixo”
Início do conteúdo da página
Procurando o Eixo

Aula e palestra sobre Medicina da Dança abrem programação do projeto “Procurando o Eixo”

Publicado: Quarta, 14 de Junho de 2017, 12h53 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2017, 12h29

As ações do Procurando o Eixo começaram nesta terça, 13, e seguem até domingo, no IFG Aparecida e no Centro Cultural UFG

Bailarino e professor Adriano Bittar com alunos do curso de Licenciatura em Dança e outros participantes da atividade de abertura do projeto Procurando o Eixo

A amplitude do conceito de saúde, que envolve as áreas da medicina, preparação e atividade física, psicologia, nutrição e educação, aliadas no objetivo de proporcionar bem-estar, foi o foco da palestra “Dança e Medicina: Eixo Possível?”, ministrada na noite desta terça-feira, 13, no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG, pelos bailarinos e professores Adriano Bittar e Flávio Sampaio. A apresentação oral foi precedida de uma aula prática, que contou com grande participação de alunos do curso de Licenciatura em Dança e de outras pessoas interessadas. “Tudo o que a gente quer é que as pessoas entendam essa perspectiva ampla da Medicina da Dança, que é também Educação, é qualidade de vida”, destacou Adriano Bittar.

A atividade abriu a programação do projeto “Procurando o Eixo”, uma ação de extensão da coordenadora do curso de Licenciatura em Dança do IFG, professora Rousejanny Ferreira. A programação segue até domingo, com o objetivo de proporcionar formação continuada nos âmbitos da prática de ensino e composição coreográfica em balé e promover momentos de reflexão entre interessados pelos aspectos da dança nas cidades de Goiânia e Aparecida de Goiânia. A aula e palestra de abertura, na opinião de Adriano Bittar, foram ações de grande importância para que alunos do curso de Dança sintam-se parte de uma área que é “totalmente pra eles”, que é a transdisciplinaridade de práticas relacionadas a medicina, ciência e dança.

Doutor em Arte e professor na Universidade Estadual de Goiás, Adriano Bittar é o representante do método Fletcher Pilates no Brasil. Ele destaca que o profissional de Dança bem preparado em uma perspectiva ampla dos movimentos vai trabalhar muito bem com o aluno na escola, considerando diferenças específicas, como um aluno com deficiência, um aluno com escoliose e outros casos, sempre buscando o bem-estar. Para favorecer a cooperação em pesquisas e serviços aliando as áreas abrangidas pela Medicina da Dança, Bittar criou há 15 anos a Rede Brasil Reino Unido em Medicina e Ciência da Dança.

 

Troca importante

Os setores envolvidos na Medicina da Dança investigam causas de lesões decorrentes da dança e atuam na prevenção e reabilitação de movimentos. A relação entre as várias áreas envolvidas nesses estudos e práticas é um aspecto favorecedor para todas elas e foi abordada também pelo bailarino Flávio Sampaio, coordenador do Curso de Dança da Universidade Gama Filho – Fortaleza (CE). Ele já integrou conceituadas companhias de balé e é idealizador de um trabalho socio-cultural chamado “DançaR Paracuru”, que envolve cerca de 300 crianças e adolescentes na cidade cearense de Paracuru. Em sua palestra no IFG, Flávio trouxe muitos exemplos de dificuldades e problemas enfrentados por bailarinos em sua trajetória profissional, envolvendo atividades físicas.

A coordenadora do curso de Licenciatura em Dança, Rousejanny Ferreira, avalia que as atividades de abertura do “Procurando o Eixo” foram muito enriquecedoras, principalmente pelo fato de a Medicina da Dança ainda ser muito pouco conhecida. “Essa troca é muito importante para os alunos do curso, considerando, entre outros aspectos, a prevenção de lesões”, afirma Rousejanny. A professora destaca que é importante os profissionais da Dança observarem o seu próprio fazer e que as informações trazidas aos participantes contribuem para a formação de profissionais mais conscientes.

 

Próximas ações

As próximas ações do projeto “Procurando o Eixo” serão realizadas no Centro Cultural UFG, no Setor Universitário, em Goiânia. Confira a agenda e participe:

“Residência Coreográfica em Processos Criativos para Balé”  - será ministrada pelo coreógrafo Roberto de Oliveira, estudioso do método Improvisation Technologies, que é uma referência para o balé contemporâneo.

  • 15 a 17/06 (quinta-feira a sábado) – das 13h30 às 17h30
  • 18/06 (domingo) – das 10h às 12h

“Workshop de práticas de ensino do Balé – Estudos anatômicos e didáticos” - será ministrado pelo professor Flávio Sampaio.

  • 15 a 17/06 (quinta-feira a sábado) - das 9h às 12h30
  • 18/06 (domingo) – das 10h às 12h

Conversa “Dançando fora de Casa: Oportunidades de estudos em dança no exterior” - com a bailarina Rosely Conz, que vai abordar as possibilidades de estudos de graduação e pós-graduação em dança em universidades norte-americanas.

  • 16 de junho (sexta-feira), às 17h45

No domingo, a Residência Coreográfica e o Workshop serão realizados conjuntamente. Artistas, estudantes e o público em geral terão uma roda de conversa com Roberto de Oliveira e Flávio Sampaio, para dialogar sobre os feitos e avaliação do cenário do balé na atualidade, além de poderem assistir a apresentações dos bailarinos.

 

Conheça os profissionais ministrantes das ações do projeto

Adriano Bittar - Professor de Pilates, professor da Universidade Estadual de Goiás, pesquisador, fisioterapeuta, bailarino e coreógrafo. É especialista em Terapia Craniossacral e Dança, mestre em Artes Cênicas e doutor em Arte. Integrou a Quasar Companhia de Dança, o Solo Grupo de Dança e o Por Quá grupo experimental de dança. Adriano Bittar foi também atleta profissional de voleibol, tendo experimentado e sido treinado para a performance atlética de alto rendimento. Ele conheceu o Pilates no Laban Centre em Londres em 1996 e fez parte da geração inicial de professores dessa escola, tendo criado o primeiro curso de Pós-graduação em Pilates do Centro-Oeste.

 

Flávio Sampaio - Dançou profissionalmente no Balé do Teatro Guaíra de Curitiba e no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde permaneceu por vinte anos. Professor da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, maitre de ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e professor da Escola Estadual de Danças Maria Olenewa. Flávio Sampaio foi um dos autores da reestruturação da Faculdade de Dança UniverCidade – RJ, criador do projeto pedagógico e coordenador do Curso de Dança da Universidade Gama Filho – Fortaleza, diretor do Colégio de Dança do Instituto Dragão do Mar e diretor Artístico da Bienal Internacional de Dança do Ceará. É autor do livro “Ballet Essencial” – editora Sprint e é idealizador do projeto “DançaR Paracuru” trabalho sócio/cultural que reúne em sua sua cidade natal (Paracuru – CE) uma escola de Danças com cerca de 300 crianças e adolescentes. Flávio Sampaio recebeu da Fundação Itaú Cultural o Prêmio Rumos Educação – 2011/2012.

 

Roberto de Oliveira - Professor de dança, coreógrafo, bailarino e mestre em filosofia pela PUC-Rio, formou-se no balé pelo método Vaganova com Mme. Eugênia Feodorova e Rosália Verlangieri, com passagens pelo Balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ulmer Ballet (Alemanha), Béjart Ballet Lausanne (Suíça) e Balletto di Toscana (Itália). Foi coreógrafo-residente do Ballet de Stuttgart e Ballet da Ópera de Berlim. Ministra cursos de improvisação, composição e criação a partir do Improvisations Technology de William Forsythe. Roberto de Oliveira é maître-de-ballet convidado da Déborah Colker Cia. De Dança, integrou o quadro docente da Faculdade de Dança da UFRJ e é atualmente professor de filosofia na Escola Americana do Rio de Janeiro.

 

Rosely Conz - Mestra em Artes da Cena pela UNICAMP, onde também completou o seu Bacharelado em Dança. Seu segundo mestrado (Master of Fine Arts) foi realizado na University of Colorado, em Boulder - Estados Unidos, em maio de 2016. Nesta universidade, Rosely continuou a pesquisa que vinha realizando sobre a integração dos métodos somáticos Alexander Technique e Ideokinesis ao processo de desenvolvimento técnico e criativo do bailarino contemporâneo. Atualmente, Rosely leciona na Michigan State University (EUA), onde é responsável pelos cursos de Ballet, Coreografia e Apreciação Estética em Dança. 

 

Acesse no link as imagens da aula prática e da apresentação oral

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página