Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Presença de monitores no projeto “IFG de Portas Abertas” aprimora interação com alunos visitantes
Extensão

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2017, 11h01 | Última atualização em Quinta, 29 de Junho de 2017, 12h29

Projeto é reformulação do Conhecendo o IFG, instituído pela Reitoria no período de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Wysney Correa, Derliyl Ohanna, Enrique Mateus, Iury Vieira e Odilon Neto são monitores do projeto "IFG de Portas Abertas"

A interação de estudantes de escolas que visitam o Câmpus Aparecida de Goiânia pelo projeto IFG de Portas Abertas tem sido melhor com a participação de monitores dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. A avaliação é do gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Carlos Otto, que é autor do projeto. A presença de monitores, alunos dos curso técnicos integrados ao Ensino Médio e que atuam como guias nas visitas, começou este ano. Eles prestam informações sobre os cursos, as disciplinas, as aulas, os laboratórios e outras informações que atraem muito a atenção dos adolescentes que querem ou podem vir a desejar ser um aluno do Instituto Federal de Goiás.

São monitores do projeto IFG de Portas Abertas, os alunos Wysney  Correa, Derliyl Ohanna, Iury Vieira, Odilon Neto e Enrique Mateus – que demonstram muita safisfação em apresentar a escola e falar sobre ela aos potenciais novos colegas de curso. As informações sobre a história do IFG, os câmpus instalados no Estado, o processo seletivo para ingresso, eventos culturais e esportivos, visitas técnicas e benefícios normalmente são apresentadas aos visitantes por servidores do Instituto.

No mês de junho, o Câmpus Aparecida de Goiânia recebeu três escolas, em quatro visitas, no projeto IFG de Portas Abertas. Uma quinta visita será realizada nesta quinta-feira, dia 30. A agenda movimenta servidores e monitores envolvidos no projeto. Para o professor Carlos Otto, o trabalho tem possibilitado ao Instituto Federal de Goiás promover e ampliar o diálogo da comunidade acadêmica com a comunidade local em Aparecida de Goiânia, para que os ambientes se tornem, de fato, de uso da comunidade.

“A visita desperta em algumas escolas e em seus alunos o interesse de se preparar mais para as provas do processo seletivo”, avalia o professor Carlos Otto. Ele conta que as visitas se intensificam com a aproximação da data das provas e que são priorizadas as escolas mais próximas. O autor e coordenador do projeto revela que pensa em ampliar o número de monitores para o próximo ano, o que possibilitará que mais escolas sejam atendidas.

Como a própria casa

Quando conhecem o Instituto Federal de Goiás, muitos estudantes e professores, que normalmente moram em bairros próximos às instalações do IFG, tomam conhecimento de que podem fazer uso gratuito da biblioteca do câmpus e ter acesso a cursos abertos à comunidade, por exemplo. O monitor Iury Félix Vieira, aluno do 2º ano do curso técnico em Agroindústria, conta que é comum ver os visitantes espantados e emocionados. “Eles acham incrível que isso aqui é um lugar público, onde eles podem entrar independentemente da condição deles”, comenta. Iury considera que ser monitor desse projeto é trabalho de grande responsabilidade e importância.

Aluno do 2º ano do curso técnico em Edificações, Wysney Correa diz que entrou no projeto por causa das horas complementares, mas que depois descobriu vantagens muito maiores por integrá-lo, como a de aprender a falar em público e poder atrair estudantes para o curso de Edificações. Para Wysney, “é maravilhoso” poder falar sobre a escola e sobre o curso a prováveis futuros colegas. Além de mostrar aos concluintes do Ensino Fundamental de escolas da região de Aparecida de Goiânia a estrutura do Câmpus e as vantagens de estudar no IFG, o monitor Enrique Mateus, que faz 2º ano do curso técnico em Agroindústria, revela que o que mais o agrada no projeto é o contato com pessoas de outras escolas. Para Iury Félix Vieira, falar do IFG é como falar da própria casa e do seu dia-a-dia. Ele acredita que, assim, o recado que chega para os visitantes é de que este “é um lugar muito importante, você vai se dar bem aqui”, afirma.

O projeto IFG de Portas Abertas é uma reformulação do projeto Conhecendo o IFG, instituído pela Reitoria no período de criação do Câmpus Aparecida de Goiânia e de outros câmpus do Instituto, para levar às comunidades beneficiadas pela expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica conhecimento sobre o Instituto Federal de Goiás e as possibilidades de educação e formação profissional abertas nas regiões beneficiadas.

Acesse nos links abaixo, os álbuns de fotos das visitas feitas ao Câmpus Aparecida de Goiânia no mês de junho pelo projeto IFG de Portas Abertas

1º de junho - Colégio Estadual Alto Paraíso

21 de junho - Colégio Estadual Alto Paraíso