Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Parcerias na Argentina viabilizam intercâmbios para Licenciatura em Dança e outros cursos do IFG
INTERCÂMBIO

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2017, 10h16 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2017, 11h35

Os protocolos de intenções foram assinados com a Univesidad Nacional de las Artes e com a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales

Vice-reitora da UNA, Diana Piazza, com o reitor do IFG, Jerônimo Rodrigues da Silva, no momento de formalização da pareceria entre as instituições

O reitor do Instituto Federal de Goiás, Jerônimo Rodrigues da Silva, assinou dois importantes convênios com as instituições argentinas Univesidad Nacional de las Artes (UNA) e Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO) que vão beneficiar alunos do IFG com intercâmbios de estudos em Buenos Aires. O convênio com a Universidad de las Artes foi intermediado pela Coordenação do Curso de Licenciatura em Dança do IFG, ministrado no Câmpus Aparecida de Goiânia e que integra o projeto. Outros cursos nas áreas de artes e os que se incluam na abrangência da FLACSO podem também vir a compor a parceria.

O reitor Jerônimo Rodrigues da Silva destaca que os convênios assinados são muito relevantes, pois sinalizam para um relacionamento acadêmico mais próximo com instituições de ensino da América do Sul. "Estreitar laços com essas instituições, por meio de mobilidade acadêmica e  de capacitações, é algo muito positivo em vários âmbitos para o IFG e para todos que farão parte desse processo", ressaltou. Os convênios do IFG com a UNA e a FLACSO foram formalizados no dia 25, em viagem que o reitor fez a Buenos Aires com uma comitiva de servidores do IFG. A proposta, conforme informou a assistente de Relações Internacionais do Instituto Federal de Goiás, Ingrid Klein, é que os protocolos de intenções firmados possibilitem benefícios a estudantes e professores das três instituições, que vão poder vivenciar a experiência de seus respectivos cursos segundo a realidade acadêmica e cultural de um outro país.  Ela conta que, no caso da FLACSO, que é uma instituição privada, já houve negociação de bolsas para os alunos a serem beneficiados.

Licenciatura em Dança

O projeto que envolve o curso de Licenciatura em Dança no convênio firmado entre o Instituto Federal de Goiás e a Universidad Nacional de Las Artes é considerado uma ação de enorme importância para a Dança e para o Instituto Federal, na avaliação da coordenadora do curso, professora Rousejanny Ferreira. Ela explica que, conforme a proposta inicial e que será financiada pelo governo da Argentina por meio da UNA, será desenvolvido um projeto de intercâmbio entre alunos e professores das duas instituições pelo período de dois anos. Pela proposta, quatro alunos e um professor do curso de Dança da UNA virão para o IFG por dois meses para montagem de um projeto de criação coreográfica e, em seguida, é feito o movimento contrário: quatro alunos e um professor do curso de Dança do IFG vão para a UNA para o mesmo trabalho.

Essas imersões de estudantes de Dança de um para outro ambiente educacional contemplam a etapa do primeiro ano do projeto. No segundo ano, serão realizadas reuniões e a publicação de um livro, fruto de toda a pesquisa e criação coreográfica. “Essa parceria é de muito peso. A UNA é a principal universidade pública da Argentina no campo das artes e é muito respeitada”, comenta a professora Rousejanny. Segundo ela, é a primeira vez que um curso de Dança no estado de Goiás firma parceria internacional com proposta de trabalho semelhante à que será desenvolvida entre o IFG e a Universidad Nacional de Las Artes.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia