Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestra provoca o público na abertura do semestre da Licenciatura em Dança do IFG
Dança

Publicado: Quinta, 21 de Setembro de 2017, 10h39 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2017, 10h04

A palestrante Rosa Primo, Doutora em Dança e professora na Universidade Federal do Ceará, falou sobre formação e desafios em Dança e Educação

Professoras Rosa Primo (UFC) e Luciana Ribeiro (IFG), palestrante e coordenadora da atividade de abertura do semestre da Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Goiás, no Câmpus Aparecida de Goiânia

A importância da abertura e da entrega na relação com o outro, seja na interação professor/aluno ou em outras situações de convivência, foi destacada na palestra "A Formação em Dança como Invenção de Si e os Desafios para o Campo da Educação", ministrada na noite desta quarta-feira, 20, pela professora Rosa Primo, Doutora em Dança pela Universidade Paris 8 e professora da Universidade Federal do Ceará. A palestra marcou a abertura do semestre do curso de Licenciatura em Dança do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia.

A abordagem ao tema provocou grande envolvimento do público presente, formado por alunos do curso e também por professores do IFG e de outras instituições. Os participantes manifestaram suas angústias, dúvidas e expectativas com a Educação. Rosa Primo propôs aos atuais e futuros professores que pensem e repensem constantemente o ato de “ensinar” como uma relação de troca e compreensão do outro, para que a vida em sala de aula seja sempre um acontecimento que “movimente” o professor, o aluno e a instituição. “A aula não tem que fazer sentido somente para o aluno, precisa fazer sentido também para o professor”, destacou a palestrante.

Rosa Primo falou de sua experiência com a Educação, que ela ressaltou não acontecer apenas em sala de aula, mas em qualquer espaço em que haja envolvimento da pessoa com o que se estuda ou experimenta. Ela contou que seu desejo, ao iniciar uma aula, é sempre o de conseguir despertar a curiosidade do aluno, para que ele saia da aula interessado no assunto tratado e querendo buscar mais sobre ele.

Viver o presente

Ao responder perguntas do público, a palestrante comentou que é fundamental ao professor considerar as particularidades de cada aluno, para conseguir o seu envolvimento com a aula. A professora chamou a atenção também para a necessidade de que seja despertada no aluno a importância de ele viver o momento presente em todas as situações, boas ou ruins, e viver o momento da aula em sua totalidade. Ela, pontuou, entretanto, que o resultado esperado nem sempre é alcançado com todos, mas que o essencial é dar o melhor de si em cada atividade.

A palestra de abertura do semestre do curso de Licenciatura em Dança do IFG foi coordenada pela professora Luciana Gomes Ribeiro. Estavam presentes a coordenadora do curso, professora Rousejanny Ferreira, e os professores Tainá Barreto, Marisa Vento e Roberto Rodrigues. O momento foi prestigiado ainda por artistas e professoras de outras instituições, como Nirvana Marinho, do projeto Cartografia de Ficções (SP), e as professoras Eleonora Santos (Universidade Federal de Pelotas/RS) e Lina Frazão (Instituto Federal de Brasília).

Minicurrículo de Rosa Primo

Rosa Primo é professora dos Cursos de Dança da Universidade Federal do Ceará. Doutora, com estágio em Dança na Universidade Paris 8, artista e pesquisadora, tendo centrado seus estudos na interface entre a Dança e a Filosofia, em especial no que a Filosofia constitui como modos de pensar as poéticas da corporeidade dançante. Líder do Grupo de Pesquisa Concepções Filosóficas do Corpo em Cena (CNPq), membro da Association des Chercheurs en Danse e coordenadora do PIBID - Dança (CAPES). Coordenou a área de Dança na Secretaria de Cultura de Fortaleza, é autora do livro “A dança possível: as ligações do corpo numa cena”.

Imagens da Palestra

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia