Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Dia C da Ciência instiga curiosidade de alunos em palestras no IFG Aparecida de Goiânia
Pesquisa

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2017, 14h53 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2017, 12h27

Exposições sobre o impacto da Física na sociedade foram ministradas por professores do Instituto de Física da UFG

Temas complexos da Física chamaram a atenção dos curiosos estudantes dos cursos técnicos integrados do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia no Dia C da Ciência. Três palestras foram realizadas nesta quarta-feira, 25, no Câmpus, envolvendo Física de Partículas, Física Quântica Física de Materiais e o impacto social dos estudos nessa área. As palestras foram ministradas pelos professores Ricardo Avelino, Lucas Chibebe Céleri e Ricardo Costa, todos do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás. Os alunos dos cursos técnicos em Agroindústria, Edificações e Química mostraram muito interesse nas abordagens e puderam apresentar seus questionamentos, que foram respondidos pelos expositores.

“Eu gostei muito, porque as palestras foram bastante esclarecedoras sobre conceitos que normalmente são complicados de se entender”, manifestou João Marcelo Póvoa, do 1º ano do curso técnico em Química. Sua colega Nathália Ribeiro saiu instigada por saber que há algo menor que as partículas prótons, nêutrons e elétrons, que compõem os átomos. “Muita coisa ainda está para ser descoberta”, sentenciou.

Além das abordagens sobre os temas específicos das palestras, os professores destacaram a importância de haver uma data para chamar a atenção da sociedade e de autoridades políticas sobre o papel da ciência e a necessidade de investimentos públicos na área. O professor Lucas Célere explicou que investidores privados não se interessam por pesquisas que não gerem lucro a curto e médio prazo, o que é prejudicial aos trabalhos voltados à ciência básica, cujos resultados são fundamentais para o desenvolvimento da ciência.

A comemoração do Dia C da Ciência no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG foi realizada no miniauditório B e em uma sala de aula. As palestras integraram a mobilização nacional em prol da ciência, que está envolvendo também todos os câmpus do IFG. A data 25 de outubro foi escolhida por estar na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A ação no Câmpus foi coordenada pela Gerência de Pesquisa e Extensão (GEPEX), organizada pelo gerente e professor Carlos Rangel Neves Otto e pelos professores Douglas Xavier de Andrade e Luciano Calaça.

Imagens das palestras

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia