Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Pedagogia Bilíngue e Modelagem do Vestuário estudam Biologia em visita técnica
Visita Técnica

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2017, 12h08 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2017, 15h09

Os estudantes estiveram no Museu de Morfologia e na Sala de Anatomia Humana da UFG

Alunas do curso de Pedagogia Bilíngue do IFG (à direita), com intérpretes do Instituto e monitoras da Faculdade de Medicina da UFG

Para aprofundar conhecimentos em Biologia nas suas respectivas áreas de estudo, alunos do curso técnico integrado em Modelagem do Vestuário e do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia fizeram no último sábado, dia 21, uma visita técnica ao Museu da Morfologia e à Sala de Anatomia Humana do Instituto de Ciências Biológicas (ICB-3) da Universidade Federal de Goiás (UFG). A atividade foi organizada e acompanhada pela professora Joana Cristina Neves de Menezes Faria, tendo contado também com a presença do professor Luiz Fernando Nunes Rocha e de dois intérpretes de Libras.

A visita técnica foi muito produtiva, conforme relatou a professora Joana Menezes. Ela conta que os alunos ficaram impressionados com o que puderam presenciar e aprender, tendo participado com muitos questionamentos, que foram esclarecidos tanto pela equipe de professores e intérpretes do IFG como pelo chefe do Departamento de Morfologia do ICB, professor Dr. Paulo César Moreira, e por monitoras do curso de Medicina.

Em alguns momentos da visita, os estudantes do Instituto Federal de Goiás foram divididos em dois grupos – surdos e ouvintes, o que facilitou a condução das explicações para todos. Uma lousa portátil de vidro foi utilizada para registro e exibição de palavras técnicas ou científicas que não têm sinal em Libras ou cujo sinal não é conhecido dos alunos e intérpretes.

Experiência gratificante

Do curso técnico em Modelagem do Vestuário, que é oferecido no IFG Aparecida de Goiânia na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), participaram da visita técnica alunos do 2º e do 6º períodos. Nas aulas de Biologia, eles estão estudando Morfofisiologia, que trata da anatomia e do funcionamento do organismo humano, conteúdo que foi aprofundado com a atividade no Instituto de Ciências Biológicas da UFG. Foi a primeira visita técnica em Biologia feita por alunos da EJA do Câmpus Aparecida.

Já do curso de Pedagogia Bilíngue, participaram os alunos do 4º período, que têm a disciplina “Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências” em seus estudos de Biologia. Os futuros pedagogos tiveram a oportunidade de conhecer um espaço diferenciado de formação e de aprofundar conteúdos que vão trabalhar na Educação Infantil, como aspectos do corpo humano.

“Nossa proposta foi de oferecer aos alunos a oportunidade de uma aula prática fora do Instituto. Eles aprenderam muito com essa experiência, que foi extremamente gratificante”, destacou a professora Joana. Os intérpretes de Libras do IFG que acompanharam a visita técnica foram Ana Flávia Rosa Cintra Bispo e Vinícius Batista dos Santos.

Acesse aqui as imagens da visita

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia