Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > TV UFG colabora com projeto integrador do IFG Aparecida
INTEGRAÇÃO

TV UFG colabora com projeto integrador do IFG Aparecida

Publicado: Quarta, 13 de Dezembro de 2017, 18h02 | Última atualização em Quarta, 27 de Dezembro de 2017, 16h20

Alunos do curso de Agroindústira recebem diretor da TV UFG para descobrir possibilidades de criação de vídeo.

Na tarde desta terça-feira, 12, os alunos do 1º ano do curso de Agroindústria receberam uma atividade extraclasse bem diferente da rotina de aulas do curso. A convite do professor de geografia, José Renato Masson, esteve no câmpus Aparecida de Goiânia o diretor-geral da TV UFG, Michael Valim. Michael, que é aluno egresso do IFG na época em que ainda era Escola Técnica Federal de Goiás, veio conversar com os estudantes sobre produção de vídeos e filmes. A atividade é parte de um projeto integrador, proposto pelo corpo docente dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

A proposta do encontro, segundo o professor José Renato, foi estimular os alunos a criarem seus próprios vídeos, apresentando ferramentas e métodos disponíveis para esta tarefa. O docente explica: “No 1º ano do curso de Agroindústria tem um projeto integrador de educação socioambiental, onde todos os alunos participam. É uma matéria que pretende que todos os professores do curso estejam envolvidos nela, oferecendo atividades que possibilitem a intersecção, a comunicação de todas as disciplinas. Foi assim que surgiu essa proposta de se fazer vídeos-documentários, de temáticas livres, mas ligados à educação socioambiental, e que permitam que os alunos façam essa conexão com as diferentes disciplinas.”

Michael Valim exibiu alguns produtos audiovisuais já finalizados, como no caso do premiado documentário “A Patrulha do Xixi no Banho”, criado pelo Núcleo de Criação de Conteúdos Audiovisuais da Universidade Federal de Goiás (Nucca-UFG), e mostrou aos alunos quais são as etapas para a criação e produção de um filme ou vídeo. José Renato, por sua vez, durante a própria atividade fez questão que os alunos já iniciassem os argumentos das obras que pretendem criar. Michael ainda deixou muito claro que o produto que os alunos quiserem criar, pode ser feito inclusive por meio das câmeras de seus celulares, que hoje têm plena capacidade de fazer surgir materiais criativos e de excelente qualidade artística e educacional.

Segundo José Renato, a comunidade do IFG Aparecida de Goiânia pode aguardar as cenas dos próximos capítulos desta iniciativa audiovisual integradora. O resultado criativo dos jovens certamente será visto em uma mostra, organizada para apreciação por todos os alunos e servidores do câmpus.

TV UFG - Canal Digital 15.1

A TV UFG é uma emissora educativa e cultural, que prioriza conteúdos que sejam educativos – mas não necessariamente didáticos – e que promovam a cultura, a arte e a informação. A programação da TV UFG é composta pela programação da TV Brasil, nossa principal parceira de conteúdo, e por programas produzidos pela TV UFG. Além disso, também são exibidas produções independentes e de outros parceiros, como o Canal Futura, o Instituto Itaú Cultural, a Rede IFES (Rede de Compartilhamento de Conteúdos entre as Instituições Federais de Ensino Superior) e a Televisión América Latina – TAL (Rede de Compartilhamento de Conteúdos entre as Televisões Educativas e Culturais da América Latina).

A TV UFG tem compromisso com a comunicação pública, a cidadania, a diversidade, a igualdade, a cultura, a informação, a democracia, a educação, a ciência, a infância, a história, o esporte, o Cerrado, a juventude, a saúde, a sociedade, a natureza e as pessoas. São 20 compromissos que visam contribuir para a construção de uma comunicação pública de qualidade, com discussões sobre temas de relevância para a sociedade, abordagens contextualizadas e pluralismo de olhares e vozes. A programação da TV UFG é exibida em Goiânia e Região Metropolitana no canal digital 15.1 em sinal aberto (UHF) ou no canal 21 da NET- Goiânia. Também é possível assistir a TV UFG no player localizado na página inicial do nosso site.

Saiba mais sobre a TV UFG no site da emissora.

Veja aqui as fotos da atividade.

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia