Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Pedagogia Bilíngue constroem recursos didáticos para brinquedoteca do curso
Pedagogia

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 11h38 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2017, 10h59

Jogos e outros materiais educativos poderão ser utilizados por crianças surdas e ouvintes

Jogo de dados que facilita o aprendizado lúdico de Libras e Português

Materiais didáticos construídos por alunos do curso de Pedagogia Bilíngue Libras-Português vão compor a brinquedoteca que está sendo criada para o curso, no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG. Os produtos, que servirão como recurso pedagógico, foram desenvolvidos com a turma do 6º período, na disciplina Material Didático 1, ministrada pelos professores Waléria Batista da Silva Vaz Mendes e Diego Leonardo Pereira Vaz.

A disciplina começou a ser ministrada neste semestre, quando foram elaborados quatro materiais didáticos, que são jogos e outros materiais educativos. Um deles, por exemplo, é um jogo de dados contendo sinais em Libras, palavras em Português e imagens, em que o aluno precisa formar a trinca associando o significado. Com a brincadeira, as crianças surdas e ouvintes aprendem simultaneamente Libras e Português. A estudante Andrea Silva Santos, integrante do grupo que elaborou o jogo de dados, conta que foi muito satisfatório o desenvolvimento do trabalho: “Nosso grupo gosta muito de trabalhar com a primeira fase da Educação Infantil, então foi muito boa essa atividade, que é lúdica”, comenta Andrea.

Já o grupo da aluna Creunice Pereira elaborou a edição de um livro infantil, com a popular história Os Três Porquinhos. Totalmente ilustrado, o livro também traz palavras em Português e sinais em Libras. “Foi um trabalho muito interessante e desafiador, além de ser muito importante porque é educativo tanto para a criança surda como para a ouvinte”, afirma a estudante. Creunice avalia que a obra auxilia também o professor ou outro adulto que se dispuser a fazer a leitura junto com a criança. “Qualquer pessoa que pegar, vai entender o livro”, afirma.

Veja mais imagens

Coordenação de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Aparecida de Goiânia