Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > I Exposição de Modelagem do Vestuário do IFG no Aparecida Shopping
Início do conteúdo da página
MODA e CULTURA VISUAL

I Exposição de Modelagem do Vestuário do IFG no Aparecida Shopping

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2018, 14h22

Alunas concluintes e professoras do IFG realizam exposição e palestra para celebrar certificação da 1ª turma do curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Modelagem do Vestuário.

imagem sem descrição.

Aparecida de Goiânia, 29 de janeiro de 2018. De 02 a 04 de fevereiro, no Aparecida Shopping, acontece a “I Exposição de peças de vestuário produzidas por alunos de Modelagem do IFG Aparecida de Goiânia”. O evento é coordenado pelas professoras Yane Ondina, Karol Testoni e Gláucia Rosalina, e conta com a participação de 15 alunas que integram a primeira turma de formandas do curso de Modelagem do Vestuário do Instituto Federal de Goiás. A abertura será na sexta-feira, às 19h, no espaço CoWorking do Shopping. Às 20h30 a professora e mestra em Arte e Cultura Visual, Karol Testoni, fará a palestra “Você é o que você veste”. A entrada é gratuita e aberta a todos os frequentadores do shopping. Nos dias 03 e 04 de fevereiro 15 modelos produzidos pelas alunas ficarão em exibição no Hall de entrada do Shopping.

 

Segundo a coordenadora do curso de Modelagem, profa. Yane Ondina, a exposição está sendo feita como uma forma de coroamento de uma importante etapa na vida das formandas desse curso. Ela reforça a importância da parceria do Aparecida Shopping nesta realização, já que o trabalho das alunas poderá ser visto pelo grande público graças ao espaço oferecido pelo novo centro de compras do município.

 

Sobre o papel do IFG na transformação das vidas dessas alunas, Yane complementa: “O curso de Modelagem que o Instituto oferta é um curso de Educação de Jovens e Adultos, por isso mesmo nossos alunos têm um perfil diferenciado. São pessoas mais velhas, que já trabalham, mas que querem concluir os estudos ou se aperfeiçoar. Em nossa escola o aluno faz o ensino médio e ainda sai com uma habilitação técnica, portanto, trata-se de lançar mais um profissional qualificado no mercado, mas também de oferecer a oportunidade a estas pessoas, pra elas concluírem uma etapa interrompida de suas vidas. Daqui eles saem preparados para enfrentar novos desafios, seja em um empreendimento próprio ou como colaborador de uma empresa que já atue no mercado. E se ele não quiser ir pro mercado de trabalho, ele também vai estar apto pra realizar as suas próprias peças de vestimenta, pra ele e pra sua família. Além disso, não são poucos os relatos que temos de elevação de autoestima, de qualidade de vida, por meio dos estudos. Então pra nós, é uma satisfação muito grande.”

 

Você é o que você veste

 

Na sexta-feira a professora e mestra em Arte e Cultura Visual, Karol Testoni, fará uma palestra intitulada “Você é o que você veste”. A atividade, que é aberta à população de um modo geral, terá o propósito de fazer as pessoas perceberem o quanto é importante prestarmos atenção ao que vestimos em nosso dia-a-dia e o quanto nos comunicamos através de nossas vestimentas. Segundo a professora Karol, a roupa ajuda a expressar sentimentos de quem a está usando, além de ser um cartão de visitas. Como exemplo, a palestrante cita: “Se eu estou indo para uma entrevista de trabalho, o ideal é que a minha roupa esteja adequada para aquela cargo que eu almejo.” E conclui: “Então, esse conhecimento é algo muito importante para todos nós que vivemos em sociedade, já que nossas escolhas podem inclusive abrir portas ou facilitar a entrada nas portas que a gente deseja. A importância da palestra é abrir os olhos para a força da linguagem visual.”

 

 

Como ingressar no curso de Modelagem do Vestuário

 

Criado em 2015, o curso de Modelagem do Vestuário na modalidade EJA tem o propósito de promover a formação integral do educando proporcionando-lhes conhecimento das ações de planejamento, modelagem, prototipagem, revisão, gradação, enfesto, encaixe, risco, corte, costura e arremate, além da elevação de escolaridade.

 

Para se candidatar a uma das vagas, a pessoa tem que ter mais de 18 anos e ter feito o Ensino Fundamental completo (antiga 8ª série, que hoje é o 9º ano.). Não há prova de seleção, mas o candidato precisa se inscrever pelo site do IFG (www.ifg.edu.br) nos períodos em que forem lançados os editais, depois ele precisa vir ao câmpus participar de uma palestra e de uma entrevista. As aulas são no período noturno, de segunda a sexta-feira, com algumas aulas aos sábados. A duração é de 3 anos. É importante também que o/a candidato/a goste dessa área técnica que em que ele vai estar se inserindo, além de ter disponibilidade pra assistir às aulas.

 

O curso é aberto e gratuito e é uma formação de extrema importância pra região de Aparecida de Goiânia, já que a cidade conta com um polo de confecções.

 

Serviço:

 

Evento: I Exposição de peças de vestuário produzidas por alunos de Modelagem do Instituto Federal de Goiás – Câmpus Aparecida de Goiânia e Palestra “Você é o que você veste”, com a especialista Karol Testoni.

 

Programação:

02/fev – sexta-feira – 19h – abertura – Local: CoWorking Aparecida Shopping

02/fev – sexta-feira – 20h30 – palestra “Você é o que Você Veste” – gratuita, aberta a toda comunidade. – Local: CoWorking Aparecida Shopping

03 e 04/fev – sábado e domingo – 10h às 22h – Exposição – Local: Hall de entrada do Aparecida Shopping

 

ENTRADA FRANCA

 

Mais informações:

www.ifg.edu.br/aparecida

Facebook: @IFGAparecida

Instagram: @ifgaparecida

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página