Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Professora da Licenciatura em Dança do IFG desenvolve projetos com estudantes na Espanha
Início do conteúdo da página
Intercâmbio

Professora da Licenciatura em Dança do IFG desenvolve projetos com estudantes na Espanha

Publicado: Quarta, 04 de Julho de 2018, 13h43 | Última atualização em Quinta, 09 de Agosto de 2018, 10h44

Giovana Consorte está na escola Aula Municipal de Teatro de Lleida, na segunda etapa do projeto de intercâmbio firmado entre o IFG e a instituição espanhola

Professora Giovanna Consorte com alunos da escola espanhola Aula Municipal de Teatro de Lleida
Professora Giovanna Consorte com alunos da escola espanhola Aula Municipal de Teatro de Lleida

A professora Giovana Consorte, do curso de Licenciatura em Dança do IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, está na cidade de Lleida, na Espanha, trabalhando com preparação corporal para atores de várias idades e em diferentes atividades que estão acontecendo simultaneamente. A experiência de Giovana é a segunda etapa do projeto de intercâmbio pelo Protocolo de Intenções firmado entre o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a escola espanhola Aula Municipal de Teatro de Lleida. Ela está na Espanha há uma semana, para um mês de trabalho.

“Está sendo um grande aprendizado. Perceber o jeito como se organiza o trabalho com arte por aqui e a seriedade envolvida do tratamento de questões superdelicadas. Uma experiência única!”, afirma a professora, que está levando seus conhecimentos e prática de trabalho em um curso de verão na área de teatro para crianças de 3 a 8 anos, nos projetos Maxxi e Artistic Camp e com a companhia Inestable 21.

Giovana explica que no Projeto Maxxi, são dois elencos construindo duas peças de teatro, que fazem parte de um projeto educativo para conscientização de temáticas juvenis: Maxxi in love e Max i Maxxi. “Um programa de educação pela Arte que se projeta 20 anos no tempo. Personagens adolescentes que discutem drogas e sexualidade em cena, aliado a um guia didático para professores, para que desenvolvam em sala de aula a reverberação do que foi visto em cena”, relata Giovana.

  

Reinvenções

Segundo a professora, estima-se que mais de 90% dos cidadãos de Lleida com menos de 34 anos tenham visto as obras de Maxi. “São vinte anos reinventando anualmente o teatro, atualizando a abordagem e trabalhando com prevenção e informação, tratando as questões da adolescência com responsabilidade e clareza”, revela.

Já o Artistic Camp é um projeto que envolve 30 adolescentes reunindo as linguagens de música, dança e teatro, construindo um espetáculo plural em apenas 15 dias de trabalho. A Inestable 21, por sua vez, é uma companhia jovem de teatro da escola, que participa de mostras e festivais por toda a Espanha. “Estou trabalhando com os dois elencos do espetáculo "Q". O mesmo que montamos no Brasil”, lembra. A professora conta que esteve com a Companhia Inestable 21 no festival Encenalaquás, em Alaquás (região de Valência), na última sexta-feira, 29, participando de uma competição.

 

Com o Corpo Composto

Pelo cronograma de ações do Protocolo de Intenções, o professor e diretor da Companhia espanhola Inestable 21, Antònio Gómez Casas, esteve no IFG Aparecida por um mês, quando realizou atividades e ensaios do grupo Corpo Composto para o espetáculo 'Q'. A obra, criada em 2015 para um elenco de adolescentes em uma produção da Companhia Inestable 21, trata de questões próprias dessa idade de transição. A parceria para remontagem do trabalho com os alunos do IFG Aparecida de Goiânia, no Brasil, se deu por meio dos professores do curso de Licenciatura em Dança e culminou no convênio firmado com o Instituto Federal de Goiás e a Aula Municipal de Teatro Lleida, que está garantindo intercâmbio entre  professores e alunos das duas instituições pelos próximos três anos.

Aula Municipal de Teatro de Lleida é um centro de formação teatral que combina a formação do artista nas perspectivas recreativas e profissional. Atuante desde 1981, a instituição oferta aulas teatrais para crianças e jovens, sendo um espaço adequado para a experimentação, criação e desenvolvimento integral da pessoa.

 

Mais imagens

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

 

Fim do conteúdo da página