Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Discussões sobre a pesquisa, do ensino médio à pós-graduação, marcam abertura do V SICT
INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Publicado: Terça, 11 de Setembro de 2018, 13h21 | Última atualização em Terça, 11 de Setembro de 2018, 16h10

O V Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG Aparecida de Goiânia foi iniciado nesta terça-feira, 11 de setembro, e prossegue até o dia seguinte

A mesa de abertura do evento foi integrada por professores do Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG

A mesa-redonda “Ensino e Pesquisa: caminhos indissociáveis de formação acadêmica e profissional” marcou a abertura do V Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, na manhã desta terça-feira, 11 de setembro. O evento, organizado pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus, prossegue até o dia seguinte e tem, por tema geral, a identificação "Ciência para a redução das desigualdades”, seguindo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor José Renato Masson, destacou, em seu pronunciamento, que o tripé ensino-pesquisa-extensão, que constitui os eixos fundamentais para construção do conhecimento, tem no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica uma ênfase na Pesquisa. José Renato apontou as discussões da mesa de abertura e as apresentações orais a serem feitas por estudantes nos dois dias do evento, como sendo os dois momentos altos de valorização da pesquisa dentro da programação do Seminário.

Maturidade e habilidade

Integrada pelos professores Joana Cristina Neves de Menezes Faria, Marlei de Fátima Pereira e Renato Costa Araújo, a mesa foi mediada pela professora Marisa Alves Vento. Os docentes discorreram sobre modalidades de pesquisas realizadas em diferentes áreas e graus de formação, como Ensino Médio, graduação e pós-graduações. Todos destacaram a especificidade dos estudantes que cursam o Ensino Médio nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que costumam demonstrar maior maturidade e habilidade com a pesquisa quando ingressam em estágios educacionais superiores.

Os professores debatedores apresentaram experiências exitosas realizadas com estudantes de ensino médio, de nível superior e de pós-graduação envolvendo a prática da pesquisa. A professora Joana falou do método de ensino que ela utiliza com seus alunos de cursos técnicos de nível médio e também do curso de Pedagogia Bilíngue, valendo-se de uma perspectiva lúdica, que ela considera muito positiva para despertar interesse dos alunos e possibilitar maior compreensão sobre as disciplinas da Biologia. O professor Renato Araújo falou de projeto de ensino que desenvolve com estudantes do curso de Engenharia Civil utilizando resíduos de construção e que tem possibilitado aos alunos a publicação de suas pesquisas em revistas conceituadas na área da construção civil.

A professora Marlei Pereira discorreu sobre características de cursos de pós-graduação e relatou produto educacional desenvolvido por estudante do Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática, do IFG – Câmpus Jataí, para orientação sobre o aproveitamento de água da chuva. “Esta discussão se torna ainda mais rica com a presença de professores da casa, que conhecem a realidade de nossos alunos e da nossa Instituição”, comentou a mediadora Marisa Alves Vento.

Cultura e programação geral

O grupo musical que fez a abertura cultural do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, “Magic Society”, executou um repertório alternando rock alternativo e rap para o momento. Os integrantes Hudson Arruda Ribeiro, Isaías Manoel, Rhyan Victor, David Augusto e Higor Carvalho são estudantes dos cursos técnicos integrados em Química e em Edificações. Os adolescentes organizaram o grupo e escolheram o nome para se apresentarem na abertura do V SICT. A aprovação do público mostrou que deverão se reunir mais vezes em eventos do câmpus.

A programação do Seminário prossegue por todo o dia, inclusive no período noturno, e permanece até o início da tarde de quarta-feira, com oficinas, minicursos e apresentações orais. Na noite do primeiro dia do Seminário, acontece também a atividade denominada Espaço de Diálogo. O gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Câmpus Aparecida de Goiânia, professor José Renato Masson, informa que nesta ação, professores e alunos de cada curso se reunirão para debater questões próprias de suas respectivas áreas.

Imagens da abertura da V SICT

Imagens de minicursos e oficinas

Programação de oficnas e minicursos:

Minicursos

• 13h30 – Sala 34B

A dança como ferramenta para conhecimento de si mesmo

• 14 horas – Sala 2B

Como construir personagens para jogadores em Dungeons and Dragons 5ª edição

• 14 horas – Sala 17B

Ensinando Engenharia Civil às Máquinas: Conceitos e Aplicações de Ciências de Dados e Machine Learning

• 14h30 – Sala 35C

Aperfeiçoamento de habilidades em laboratório: pesagem, pipetagem e titulação