Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Oficina sobre pigmentos naturais conecta agroecologia e artes
SECITEC 2019

Oficina sobre pigmentos naturais conecta agroecologia e artes

Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 10h19 | Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 10h23

O laboratório de solos do IFG foi transformado pelos participantes

Desenhos que foram pintados no laboratório de solos

Durante a SECITEC, realizada nos dias 23 e 24 de outubro, ocorreu a oficina “Cores da terra” resultado de uma parceria entre docentes e estudantes dos cursos de agroecologia, agronomia e da licenciatura em artes visuais. Foram trabalhados conteúdos como a morfologia e importância do solo e seu uso para a produção de tintas e pigmentos de baixo custo.

Após uma fala inicial da professora de agroecologia Patrícia Tavares sobre os aspectos físicos que conferem as diferentes cores ao solo, os participantes produziram tintas misturando as amostras de terra com água e cola branca culminando com a pintura das paredes do laboratório de solos, transformando-o num verdadeiro “espaço educador”. Os desenhos foram inspirados nos conceitos articulados sobre solos e agroecologia de forma criativa. Como explicou a professora Patrícia. “Além de espaço para aulas e realização de análises, o laboratório se transformou num espaço aconchegante, passamos a compartilhar saberes, e despertar a curiosidade e discussão”.

Ao final da oficina cada estudante falou sobre sua experiência e avaliou a participação. “Destacamos nesse momento a importância da conexão entre as pessoas e cursos, que proporciona troca de saberes e abre oportunidades para o desenvolvimento de práticas e a construção de conhecimento. Para muitos, o uso da terra para a produção das tintas foi uma novidade, pois estamos muito condicionados a utilizar as tintas sintéticas, a proposta traz como referência o restabelecimento da relação com a natureza”, avaliou a professora Patrícia.

Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás