Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do Técnico Integrado em Produção de Áudio e Vídeo visitam os estúdios da EBC em Brasília
Visita Técnica

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 12h00 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 12h06

Estudantes fizeram visita técnica para conhecer a rotina da EBC

Estudantes com o professor Carlos Cipriano

Na última quarta-feira, dia 16, vinte e seis estudantes das três turmas do Curso Técnico Integrado em Produção de Áudio e Vídeo do IFG - câmpus Cidade de Goiás participaram de uma visita técnica aos estúdios de rádio e televisão da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), em Brasília. O principal objetivo da visita foi promover o diálogo entre estudantes e profissionais que fazem a comunicação pública no Brasil (radialistas e jornalistas), além das pessoas que ocupam uma gama variada de funções técnicas que constituem o campo de trabalho do egresso do curso de Produção de Áudio e Vídeo.

Os estudantes foram recebidos em uma visita guiada pelo departamento de relações públicas da empresa e puderam conhecer a estrutura de produção de notícias e de programas radiofônicos e televisivos de diferentes veículos de comunicação que são geridos pela EBC, como a TV Brasil, além de acompanhar a transmissão de programas ao vivo, participando inclusive de entrevistas. Também puderam conhecer um pouco da história do rádio e da televisão pública do Brasil, na sala que contém os equipamentos analógicos antigos da Rádio Nacional e na galeria que reúne mais de 170 prêmios recebidos desde os anos 1930 pelos diferentes veículos geridos pela EBC.

De acordo com o professor Carlos Cipriano, que acompanhou a visita técnica junto à professora Verônica Brandão, a atividade extraclasse superou as expectativas dos estudantes. “O que mais chamou atenção dos nossos alunos foram os aspectos técnicos relacionados à estrutura da EBC: a dimensão de alguns estúdios, a quantidade e os tipos de equipamentos e a atuação dos profissionais que atuam nos bastidores. Os trabalhadores e trabalhadoras desta empresa pública foram muito generosos, cada novo veículo visitado era uma aula diferente!”.

Sobre a EBC

Criada em 2007, a EBC herdou os canais de rádio e TV da Radiobrás e da Associação de Comunicação Educativa Roquette-Pinto (Acerp), encarregando-se de unir e gerenciar as emissoras federais já existentes no Sistema Público de Comunicação e implantar a Rede Nacional de Comunicação Pública. É gestora da TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional, das rádios Nacional AM do Rio, Nacional AM e FM de Brasília, Nacional OC da Amazônia e Nacional AM e FM do Alto Solimões, bem como as rádios AM e FM MEC do Rio de Janeiro.

Texto produzido pelo professor Carlos Cipriano