Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 3ª Secitec do IFG – Câmpus Goiânia traz apresentações culturais e programação voltada para a área musical
SECITEC 2018

Publicado: Quinta, 18 de Outubro de 2018, 16h00 | Última atualização em Segunda, 29 de Outubro de 2018, 16h50

Dentre as atividades, está o recital de piano com Maria José Carrasqueira, considerada uma das maiores pianistas do país

Banner de divulgação da apresentação de Maria José Carrasqueira

Além das palestras, minicursos, oficinas, exposições e mesas-redondas, a programação da Semana de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura (Secitec) do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goias (IFG) traz também atividades artísticas para o público. O evento, que ocorre de 24 a 27 de outubro, receberá a pianista Maria José Carrasqueira para apresentação no dia 25 de outubro, às 21 horas, no Teatro do IFG. O concerto tem entrada franca e contará com interpretações de obras de Franz Joseph Haydn, Claude-Achille Debussy, Joseph Maurice Ravel, José Antônio Rezende de Almeida Prado, Ernesto Nazareth, entre outros compositores.

Maria José Carrasqueira é considerada uma das mais renomadas pianistas brasileiras. Em sua carreira como solista, recitalista, camerista, professora convidada e conferencista, já percorreu vários países das Américas Latina e Central, Estados Unidos, Itália, França e Nova Zelândia. Dentre suas apresentações, destaca-se o recital no Weill Hall, do Carnegie Hall de Nova York, ocasião em que tocou com seu irmão, o flautista Antonio Carlos Carrasqueira.

Sua formação artística foi iniciada pelo seu pai, João Dias Carrasqueira, e contou com formação dos professores Lina Pires de Campos, Camargo Guarniere, Roberto Schnorremberg, Jacques Klein, Madga Tagliaferro, B. Seidlhoffer, E. Richepin, H. Datyner, D. Rossiaud e G. Demus.

Maria também é idealizadora e produtora da série Régia Música, do selo Paulinas-Comep, voltada à gravação de álbuns de música clássica por brasileiros. Seu álbum Nazareth, com obras de Ernesto Nazareth, conseguiu projeção internacional, lançado pelo selo Solstice, e recebeu quatro estrelas pelas revistas francesas Le Monde de la Musique e Diapason.

Em seu currículo, coleciona os prêmios Sharp de Música, de melhor álbum clássico; Prêmio Carlos Gomes, de melhor solista instrumental; e Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte, de melhor recitalista.

A pianista também possui carreira como pedagoga e é considerada uma referência no ensino de piano no Brasil. Para a Secitec do IFG – Câmpus Goiânia, ela preparou o minicurso Música de Câmara, que será ofertado no dia 26 de outubro, a partir das 14 horas. A atividade é voltada para músicos que já atuam nesta área. Para participar, é preciso se inscrever gratuitamente na página do evento.

Para quem curte MPB, Felipe Valoz e Chico Aafa apresentam o concerto Cantigas do Estradar

Atividades culturais

Além do recital com Maria José Carrasqueiras, a 3ª Secitec do IFG – Câmpus Goiânia contará com apresentações artísticas, como o espetáculo Bioma Cerrado – entre raízes e concretos, encenado pelo grupo de artes cênicas formados por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o GruDanTe. O espetáculo será às 11h30, no dia 25 de outubro.

Para quem gosta de música, no mesmo dia, haverá também a oficina de Saxofone e suas variações artísticas. A ação será desenvolvida pelo professor e coordenador da área de Artes do IFG – Câmpus Goiânia, Daniel Souza de Araújo. As inscrições para essa atividade continuam abertas e podem ser realizadas exclusivamente, sem custos, na página do evento.

Já no dia 26, às 19h30, Chico Aafa e o professor da área de Música do Câmpus Goiânia, Felipe Valoz, apresentam o concerto Cantigas do Estradar. O repertório passeia entre o popular, revisitado por Aafa, e o erudito, com peças de violão solo interpretadas por Valoz. O público poderá aguardar muita MPB, Jazz, Música de Interpretação Contemporânea e Música Clássica.

Para conferir mais informações sobre a 3ª Secitec do IFG – Câmpus Goiânia, acesse a página do evento.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.