Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Representantes da Abradee conhecem Projeto de Eficiência Energética do IFG
Eficiência Energética

Representantes da Abradee conhecem Projeto de Eficiência Energética do IFG

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 13h40 | Última atualização em Segunda, 19 de Agosto de 2019, 11h24

A apresentação do projeto foi realizada durante visita de gerentes de concessionárias de energia elétrica ao Câmpus Goiânia

Representantes da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) visitaram o Câmpus Goiânia na manhã desta quinta-feira, 15.

Na manhã desta quinta-feira, 15, o Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) recebeu visita técnica de representantes da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) para apresentação do Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D do IFG. A Instituição foi escolhida para receber a comitiva da Associação, com objetivo de demonstrar os resultados do projeto, ainda em andamento, que visa à economicidade energética, à geração de energia fotovoltaica e ao desenvolvimento de pesquisas no IFG.

O coordenador do grupo de trabalho de eficiência da Abradee, Odailton Arruda, explica que a visita técnica ao Câmpus Goiânia do IFG integra um calendário de reuniões realizadas trimestralmente pela Associação, com a presença de representantes de várias concessionárias de energia elétrica do país, com intuito de discutir temas sobre eficiência energética. Segundo Odailton, o IFG foi escolhido para sediar a visita por ser exemplo de implementação de um projeto de eficiência energética que pode ser replicado em outras instituições com apoio de empresas de energia elétrica.

“O IFG tem um projeto que tem bastante relevância. Esse projeto que foi feito aqui, com trocas de lâmpadas, a instalação fotovoltaica e a árvore solar, tomou repercussão nacional. Todos conhecem, já ouviu falar, viu matérias. Então, os gerentes tiveram curiosidade de ver como é esse projeto”, destaca Odailton Arruda.

Na visita, o projeto de Eficiência Energética e estratégico de P&D do IFG foi apresentado pelo coordenador-geral e professor do Câmpus Itumbiara do IFG, Ghunter Paulo Viajante. Ele discorreu sobre as ações executadas nos câmpus contemplados pelo projeto de eficiência energética no IFG. Além disso, destacou as árvores solares, instaladas nos câmpus Goiânia e Itumbiara, como símbolos desses investimentos e afirmou a relevância desse projeto para Instituição. “Não se trata apenas de economia de energia, mas também o projeto incentiva o desenvolvimento de pesquisas. É nítido que muitos de nossos estudantes têm se interessado por fazer parte das pesquisas dessa área”, disse Ghunter.

Além dos representantes da Abradee, participaram da apresentação o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG, Paulo Francinete, que no ato representou o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, a diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães, o responsável pela Sustentabilidade da Enel Goiás, Adriano Ferreira de Faria, o coordenador do projeto no Câmpus Goiânia,  professor José Luis Domingos. Após a apresentação do projeto realizada no miniauditório Demartin Bizerra, o grupo fez um tour pelo Câmpus Goiânia para conhecer os painéis fotovoltaicos e a árvore solar instalados na unidade.

Eficiência Energética e Pesquisa
O projeto institucional, que foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em 2016 e financiado pela concessionária Enel Goiás, contempla 11 câmpus do IFG e subdivide-se em duas linhas: uma, que prevê ações de eficiência energética, iniciadas em março de 2018; e outra, de pesquisa e desenvolvimento (P&D), que iniciou em novembro de 2018. Integram o projeto 19 professores dos câmpus Goiânia, Itumbiara e Jataí.

As ações de P&D do projeto estão divididas em cinco linhas de pesquisas distintas sobre eficiência energética e são lideradas pelos professores: Aylton José Alves, Elder Domingues, Sérgio Botelho, Marcelo Escobar, Olívio Nascimento, Ghunter Viajante e Eric Nery.

Apresentação do Projeto Prioritário de Eficiência Energética e Estratégico de P&D do IFG.

Confira mais fotos da visita na página do Câmpus Goiânia no Facebook.

Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia